Buscar

Avaliação 03

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Parte superior do formulário
	1.
	Na história da educação de surdos, encontram-se três grandes perspectivas: a visão oralista, a visão da comunicação total e a da educação bilíngue. A visão oralista surgiu no século XVI e prevaleceu até meados do século XX. A segunda visão é a Comunicação Total, que surgiu na esteira do fracasso da concepção oralista. A comunicação total chegou ao Brasil na década de 1970 e vem sendo adotada em escolas recentemente. Os Estados Unidos são o maior representante desta abordagem. A terceira visão é da educação bilíngue, mais conhecida como bilinguismo. Disserte sobre o bilinguismo na educação dos surdos.
	Resposta Esperada:
Na última década, o bilinguismo vem ganhando força no âmbito nacional. Tem como proposta tornar acessível à criança duas línguas no contexto escolar. O bilinguismo considera a língua de sinais como natural e, dessa forma, parte-se para o ensino da língua escrita. Estudos apontam esta proposta como sendo a mais adequada para o ensino da criança surda. Alguns aspectos tornam-se muito importantes com a prática do bilinguismo, por exemplo: a valorização da questão inclusiva; a definição que para os alunos com surdez a Libras é a primeira língua; orientação para a formação de professores intérpretes para a tradução e interpretação da Libras e da Língua Portuguesa; o respeito as especificidades e a forma de aprender de cada um. Dessa forma, o desenvolvimento do aluno surdo é de forma integral, valorizando esse enquanto sujeito de direito.
	2.
	Devido à linguagem, tornamos-nos parecidos e somos dotados de capacidade ímpar,  carregamos um pouco da cultura que nos foi impregnada através da linguagem, mas também deixamos, nos outros, nossas marcas por intermédio dela. Um exemplo, se você tiver um parceiro ou uma parceira, sabe o que ele ou ela está pensando por um simples gesto, isso porque você conhece a linguagem corpórea do outro. Com relação à língua de sinais, é interessante observarmos que quanto mais cedo for o acesso da criança surda à linguagem que envolve a língua de sinais, melhor será o desenvolvimento dessa criança em relação à linguagem. Na sua maioria, os linguistas têm se ocupado em identificar o que é comum entre as línguas de sinais e as línguas faladas e a importância delas com relação à linguagem. Disserte sobre o objetivo de enriquecer as teorias linguísticas atuais.
	Resposta Esperada:
Havia um movimento intenso no sentido de "provar" que as línguas de sinais eram, de fato, línguas naturais, entretanto, atualmente, não há dúvida em relação ao estatuto linguístico das línguas de sinais. Assim, principalmente a partir dos anos 1990, iniciaram-se investigações com o intuito de identificar não apenas o que era "igual", mas também o que era "diferente" com o objetivo de enriquecer as teorias linguísticas atuais.
No passado, as pesquisas linguísticas perguntavam, por exemplo, como a linguística se aplica às línguas de sinais e aos estudos da aquisição das línguas de sinais, passando a ser como as línguas de sinais e os estudos do processo de aquisição das línguas de sinais podem contribuir para os estudos linguísticos.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais