Buscar

Apol 1 Conteúdos, Tendências e Metodologias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia o fragmento de texto:
“Foi para garantir a qualidade da educação infantil que foram criadas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 30.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre a garantia da qualidade no trabalho pedagógico e o exercício da cidadania previsto no DCNEI (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil), é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A promulgação da DCNEI ainda não garante o reconhecimento da educação infantil como parte integrante da educação básica.
	
	B
	A DCNEI garante a obrigatoriedade para as instituições que trabalham com crianças de 0 a 5 anos.
	
	C
	As diretrizes apontam o trabalho com as crianças de creche e pré-escola, norteando as propostas curriculares e os projetos pedagógicos, e destacam a articulação entre as ações de educação e cuidado.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “[...] a educação infantil passa a ser reconhecida como parte integrante da educação básica e, apesar de não ser obrigatória, garante o caráter educacional para as instituições que trabalham com crianças de 0 a 5 anos [...] a educação infantil está legalmente inserida na educação básica, pois as DCNEI descrevem os aspetos a serem observados no âmbito educacional para as crianças de 0 a 5 anos. [...] As diretrizes apontam o trabalho com as crianças de creche e pré escola, norteando as propostas curriculares e os projetos pedagógicos, e destacam a articulação entre as ações de educação e cuidado (livro-base, p. 30, 31, 32).
	
	D
	Atualmente, a educação infantil atende a crianças de 3 a 6 anos.
	
	E
	A educação infantil está informalmente vinculada a educação básica, pois as DCNEI descrevem os aspectos a serem definidos no ambiente educacional para crianças de 3 a 6 anos.
Questão 2/10 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia a passagem de texto:
"[...] é necessário observá-la e estimulá-la a usar o penico ou o vaso sanitário – que deve ser do tamanho adequado -, perguntar se ela esta com vontade de ir ao banheiro, acompanha-la e ajuda-la com as roupas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 104.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre a idade certa para estimular as crianças a deixarem as fraldas, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	12 a 18 meses.
	
	B
	16 a 20 meses.
	
	C
	22 a 24 meses.
	
	D
	25 a 27 meses.
	
	E
	Depende do desenvolvimento da criança.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “[...] o controle dos esfíncteres também é uma aquisição que depende do desenvolvimento da criança [...]” (livro-base, p. 103).
Questão 3/10 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia o fragmento de texto:
“A LDBEN nº 9.394/1996 estabelece as DCNEI e tem por objetivo apontar práticas de educação, cuidado no planejamento e também a implementação das propostas pedagógicas de creches”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 27.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, assinale a alternativa que descreve corretamente o público ao qual se destina a educação infantil, de acordo com a LDBEN de 1996:
Nota: 10.0
	
	A
	Destina-se a crianças de até 5 anos.
	
	B
	Destina-se a crianças de até 6 anos.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “A partir da promulgação da LDBEN/1996, a educação infantil passou a ser 'destinada às crianças de até 6 anos de idade, com a finalidade de complementar a ação da família e da comunidade, objetivando o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físicos psicológicos, intelectuais e sociais' [...]” (livro-base, p. 27).
	
	C
	Destina-se a crianças de 1 até 4 anos.
	
	D
	Destina-se a crianças de até 4 anos
	
	E
	Destina-se a crianças de 0 até 3 anos.
Questão 4/10 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia o fragmento de texto:
“Os objetivos apontados [...] levam a reflexão sobre o desenvolvimento e aprendizagem adequados das crianças, pois consideram que elas estão inseridas em um ambiente favorável à construção dos diferentes saberes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 59.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre a rotina da educação infantil, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Por tratar de crianças, a rotina da educação infantil pode ser improvisada e permitir que a criança faça o que quiser.
	
	B
	A rotina da educação infantil deve priorizar os interesses do professor, pois é fundamental para o desenvolvimento integral dos educandos.
	
	C
	A rotina da educação infantil deve promover experiências individuais que serão importantes para o desenvolvimento integral.
	
	D
	A rotina da educação infantil deve prever momentos em que a criança tenha experiência de interação social que promovam relação com o meio, envolvendo atitudes em relação a si, aos objetos e ao outro.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “[...] a rotina da educação infantil deve prever momentos em que a criança tenha experiência de interação social que promovam a sua relação com o meio, envolvendo suas atitudes em relação a si, aos objetos e ao outro” (livro-base, p. 114).
	
	E
	A rotina da educação infantil tem, como objetivo, estimular a ludicidade.
Questão 5/10 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia o fragmento de texto:
“[...] a articulação entre cuidar e educar integra os saberes sobre o corpo, a higiene, a alimentação, a saúde, as ciências, a matemática, as línguas, o movimento e a arte.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 68.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre a prática pedagógica, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A prática pedagógica ocorre na interação entre educando e educador.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "Considerando-se a criança um ser integral, que se desenvolve social, corporal, cognitiva, e afetivamente, a prática pedagógica ocorre na interação entre educando e educador, o qual, por isso, deve aproveitar as experiências, os interesses, as motivações e os conhecimentos prévios das crianças" (livro-base, p. 69).
	
	B
	A prática pedagógica ocorre na interação entre a escola e os pais.
	
	C
	A prática pedagógica ocorre na interação entre a sociedade e o professor.
	
	D
	A prática pedagógica ocorre na interação entre a família e o estudante.
	
	E
	A prática pedagógica ocorre na interação entre o ambiente e o professor.
Questão 6/10 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia o fragmento de texto:
"A partir da nova orientação sobre a educação infantil, que inclui as crianças com necessidades especiais e da atual definição de educação especial como modalidade de ensino, o MEC elaborou o RCNEI abordando, também, as estratégias e orientações para a educação desses indivíduos".
Após esta avaliação,
caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 38.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre o papel da RCNEI no ensino, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	É um documento elaborado por meio da discussão dos educadores infantis de cada instituição de ensino.
	
	B
	Inicialmente foi organizado para servir de embasamento do trabalho pedagógico do ensino fundamental.
	
	C
	Observa a individualidade de cada criança e a diversidade cultural do país.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "Nessa percepção, o RCNEI é um documento elaborado a partir da discussão de muitos profissionais, educadores, representares de organizações governamentais e não governamentais, representantes de instituições de ensino superior [...]. O RCNEI foi organizado para servir de embasamento do trabalho pedagógico na educação infantil, sempre observando a individualidade de cada criança e a diversidade cultural do país. É importante, porém, que você saiba que esse documento não tem caráter obrigatório e, portanto, você pode buscar outros referenciais para o trabalho pedagógico da educação infantil" (livro-base, p. 38-39).
	
	D
	Tem caráter obrigatório para eficiência do trabalho pedagógico.
	
	E
	Esse documento é suficiente para garantir o trabalho pedagógico na educação infantil.
Questão 7/10 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia o fragmento de texto:
“[...] ser, sentir, brincar, expressar-se, relacionar-se, mover-se, organizar-se, cuidar-se, agir e responsabilizar-se são partes do todo de cada sujeito”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 33.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre os fundamentos norteadores relacionados aos princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	São: respeito ao bem comum, responsabilidade e solidariedade.
	
	B
	São: aprendizado, convivência consigo e com os outros.
	
	C
	São: exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “1. Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade – é o relacionar-se, o mover-se, o cuidar-se, o responsabilizar-se são questões a serem desenvolvidas no ambiente escolar. 2. Princípios da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum – as crianças devem aprender a conviver consigo próprias e com os outros de forma solidária e comunitária. 3. Princípios Políticos dos Direitos e Deveres da Cidadania –independente de sexo, raça e credo, as crianças devem ser tratadas como cidadãos. 4. Princípios do Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática – A criança deve aprender a conviver com o meio ambiente de maneira articulada e gradual. 5. Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Ludicidade, da Qualidade e da Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais – o ser, o sentir, o brincar da criança como uma necessidade” (livro-base, p. 32-33).
	
	D
	São: articulação, ludicidade e qualidade de vida.
	
	E
	São: manifestações artísticas e culturais e aspectos físicos.
Questão 8/10 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia o fragmento de texto:
“O cotidiano das crianças na escola de educação infantil requer uma série de atividades diárias, ligadas às necessidades e ais interesses de cada grupo de crianças”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 127.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, assinale a alternativa que aponta corretamente qual desenvolvimento do educando a rotina pode contribuir quando bem elaborada:
Nota: 10.0
	
	A
	Desenvolvimento integral.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "Quando bem organizada pelo educador e elaborada com base na observação das necessidades das crianças, a rotina ajuda os educandos em seu desenvolvimento integral. Para isso, a rotina deve prever momentos em que a criança tenha experiências de interação social que promovam a sua relação com o meio, envolvendo suas atitudes em relação a si, aos objetos e ao outro" (livro-base, p.114).
	
	B
	Desenvolvimento exploratório.
	
	C
	Desenvolvimento pedagógico.
	
	D
	Desenvolvimento crítico.
	
	E
	Desenvolvimento moral.
Questão 9/10 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia o extrato de texto:
“Pensar sobre o cuidado, na concepção de integração às atividades educativas, é entender o cuidar com uma significação’. emocional, exigindo do profissional habilidades para as relações interpessoais".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 71.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de cuidado:
Nota: 10.0
	
	A
	Na educação infantil, o cuidar é voltado somente para os cuidados de higiene.
	
	B
	Na educação infantil, o cuidar é uma ação pedagógica.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “[...] o afeto que o educador se propõe doar para criança na educação infantil deve partir de sua formação, de suas pesquisas [...] O ato de cuidar torna-se uma ação pedagógica” (livro-base, p. 71).
	
	C
	Na educação infantil, o cuidar é uma atribuição específica da cuidadora.
	
	D
	Na educação infantil, o cuidar está separado do agir educativo.
	
	E
	Na educação infantil, o cuidar tem um significado prático.
Questão 10/10 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia o fragmento de texto:
De acordo com o art. 227 da Constituição Federal do Brasil: '[...] assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito a vida, à saúde, a alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar comunitária'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 22.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre a responsabilidade da educação de crianças pequenas, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A responsabilidade da a educação das crianças pequenas é da creche e da pré-escola.
	
	B
	A responsabilidade da educação das crianças é exclusividade da família.
	
	C
	A responsabilidade da educação das crianças é exclusividade do Estado.
	
	D
	A responsabilidade da educação de crianças pequenas é da família e do Estado.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “A responsabilidade da educação de crianças pequenas é da família e do Estado. Porém, ainda há grandes equívocos e dúvidas a esse respeito, o que deixa muitas lacunas no processo de desenvolvimento infantil. De acordo com o art. 227 da Constituição Federal do Brasil: ‘É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária'” (livro-base, p. 21-22).
	
	E
	A responsabilidade da educação de crianças pequenas
é exclusividade da comunidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais