Buscar

Resumo Feminicídio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resumo Feminicídio
Larissa Silva Lopes - 32144865
	O feminicídio, assasinato de uma mulher, e a violência contra mulher são cometidos devido ao desprezo por parte do agressor ao gênero da vítima. A violência pode ser de cunho físico, psicológico, patrimonial, moral ou sexual. Durante os dois primeiros meses da pandemia do corona vírus no Brasil, março e abril de 2020, os casos de feminicídio cresceram 22,2% em relação aos mesmos meses em 2019. 
	Durante a quarentena, mulheres vítimas de violência doméstica ficam sujeitas a uma convivência mais próxima a seus agressores, o que dificulta a denúncia, já que elas podem ser privadas do acesso aos seus telefones ou de irem a uma delegacia. Além disso, por conta do isolamento social, as vítimas têm suas redes de apoio comprometidas. Por estas razões, especialistas acreditam na subnotificação de agressões durante a pandemia. 
	Os crimes de violência sexual tiveram uma redução no registro de ocorrências em 28,2%, o que o FBSP relaciona a dificuldade da vítima em prestar queixa, já que é necessário exame imediato de corpo de delito, exigindo a presença da vítima na delegacia. Os crimes de homicídio tiveram aumento em quatro dos oito estados estudados: Amapá, Acre, Ceará e Rio Grande do Norte. Já em São Paulo, Pará e Espírito Santo, houve redução do número de vítimas.
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2020-06/casos-de-feminicidio-crescem-22-em-12-estados-durante-pandemia

Outros materiais