Buscar

Atividade Contextualizada - Introdução a profissão farmácia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O Código de Ética Farmacêutica Resolução CFF nº 596/14, que dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica, o Código de Processo Ético, e estabelece as infrações e regras de aplicação das sanções disciplinares aos farmacêuticos. O Código de Ética Farmacêutica é o conjunto de normas que devem ser observadas pelos farmacêuticos no exercício do seu âmbito profissional, em favor da saúde das pessoas.
Segundo a resolução do CFF 596/14 art. 13 o farmacêutico deve comunicar previamente ao Conselho Regional de Farmácia (CRF), por escrito, o afastamento temporário das atividades profissionais pelas quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua. Em casos de afastamento por doença, óbito familiar ou outros motivos a comunicação tem que ser feita num prazo de cinco dias úteis. Em caso de férias, congressos, curso de aperfeiçoamento ou atividades administrativas a comunicação tem que ser feita, no mínimo, com 48 horas de antecedência. 
No caso da farmacêutica em questão foi sofrida uma primeira punição, bem aplicada pelos fiscais, de advertência ou censura aplicada sem publicidade, verbalmente ou por ofício do Presidente do Conselho Regional por se ausentar do estabelecimento por motivos de doença e não ter comunicado ao CRF com até cinco dias úteis do fato ocorrido.
Em uma segunda visita os ficais notificaram corretamente o estabelecimento por ausência de farmacêutico (a), com isso a farmacêutica foi novamente notificada em um período de menos de 24 meses, pois a farmacêutica se ausentou do estabelecimento indo ao congresso e não comunicou, previamente, no prazo de 48 horas o órgão competente. 
O farmacêutico é o elo de comunicação com o paciente por isso faz-se necessária a presença do mesmo no estabelecimento. Segundo o Código de Ética do Farmacêutico o profissional tem que cumprir com suas obrigações de contribuir para a promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva, sobretudo quando, nessa área, ocupar cargo ou desempenhar função pública ou privada.
http://www.cff.org.br/userfiles/file/C%C3%B3digo%20de%20Etica%2003fev2014.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais