Buscar

Teorias da Criminologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Adg1 - Expansão da Criminalidade
1)Assim como ocorre com qualquer pessoa que precisa decidir sua carreira ou uma decisão que vai adotar como estratégia no trabalho, o criminoso também avalia as vantagens e as desvantagens de empreender uma atividade criminosa. Quanto menor um conjunto de vantagens e quanto maiores os obstáculos para o êxito da atividade delitiva, menor será o estímulo para o delinquente seguir com a conduta criminosa.         
O texto acima destaca as principais características de uma determinada escola que estuda o crime enquanto um fenômeno social. Qual das teorias abaixo mais se aproxima da definição acima?
a)Escola de Chicago
b)Escola Soviética
c)Realismo da Esquerda
d)Criminologia Radical
e)Teoria da escolha racional      
2)De acordo com os defensores dessa teoria, o crime não é um defeito da sociedade ou dos sistemas, mas algo que encontra-se inerente à própria convivência do ser humano em sociedade. Nesse sentido, o pesquisador deve analisar quatro elementos para conseguir extrair conclusões válidas sobre o crime, quais sejam: o agente, a vítima, controle formal e controle informal.Clique aqui para elaborar o texto-base da questão...
A escola acima foi formada no final da década de 1970 e ainda defendia que a criminologia deveria ser estudada baseando sobretudo em análises de dados e experiências de soluções para a diminuição do crime, já que a eliminação seria um objetivo inalcançável. A qual teoria o texto acima se refere?
a)Michel Foucault
b)Criminologia Crítica
c)Criminologia Pós-moderna
d)Realismo de esquerda
e)Criminologia Clássica
3)A introdução da lei 11.340/2006 diz: Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.
O texto acima anuncia os objetivos do legislador ao publicar a Lei 11.340 conhecida como a Lei Maria da Penha. Qual é o objetivo do legislador ao adotar a Teoria da Escolha Racional?
a)Identificar características que indiquem maior propensão ao crime.
b)Diminuir as oportunidades do crime, fornencendo à vítima uma estrutura adequada de reação contra o criminoso.
c)Eliminar o caráter capitalista da sociedade atual.
d)Melhorar o ambiente no qual as pessoas crescem e se desenvolvem.
e)Aumentar a presença de policiais na rua para inibir a prática do crime
4)A criminologia vem evoluindo sobretudo desde o final do século XIX até a presente data, migrando ora de teorias mais antropológicas e genéticas para teorias mais próximas do ambiente em que cada pessoa se desenvolve como determinantes ou fundamentais para a ocorrência do fenômeno do crime. Com base nisso, analise as alternativas abaixo e identifique a opção mais correta.
I – As teorias bioantropológicas modernas afirmam que questões relacionadas ao organismo do indivíduo determinam a prática do crime. Nesse sentido, as pessoas portadoras de determinadas síndromes serão necessariamente criminosas.
II – Os portadores da síndrome do duplo Y estarão mais propícios à prática de crimes de violência, embora não exista uma relação de causalidade determinista, já que outros fatores também poderão influenciar.
III - As teorias psicológicas, em sentido amplo, abandonam a ideia de um elemento orgânico como fundamental para o fenômeno do crime. Elas também entendem que a formação da personalidade, ainda no período da infância, poderá ter um papel relevante para a explicação do crime, já que determinados delitos serão explicados a partir da estrutura clínica do indivíduo
a)Estão corretas as assertivas I e II apenas.
b)Estão corretas as assertivas II e III apenas.
c)Estão corretas as assertivas I e III apenas.
d)Apenas a assertiva I está correta.
e)Apenas a assertiva III está correta.

Outros materiais