Buscar

Interpretação dos sonhos 2018 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Interpretação dos sonhos
Dormir é uma necessidade do corpo e quando isso não é cumprido pode gerar alguns problemas à vida e à saúde do ser humano. As pessoas que conseguem dormir bem têm o poder e o privilégio de melhor se concentrar, de raciocinar com mais rapidez, sua memória é usada de uma forma melhor, fora os benefícios à mente. Além disso, se dormirmos a quantidade de horas que precisamos, o nosso humor melhora, a nossa ansiedade reduz e a nossa disposição para enfrentar mais um dia, só aumenta. Sem contar o bem que faz ao coração. Enfim, um boa noite de sono é essencial para nossa vida. 
Para Freud os sonhos são realizações de nossos desejos, talvez por isso nos assusta tanto ter certos sonhos. Os sonhos não são instrumento de autoconhecimento a partir de Freud. Muito antes, no Egito Antigo, os sonhos eram estudados minunciosamente para tentar compreender os seus significados.
A interpretação dos sonhos é o processo de atribuir significados aos sonhos. Todos os nossos sonhos têm ligações com a nossa vida, aos nossos desejos e aos nossos medos e procurar interpretá-los nos ajuda a nos conhecermos melhor, além de ajudarmos a outra pessoa também a entender os seus sonhos.
Os símbolos e objetos são a linguagem dos sonhos. Um símbolo pode invocar um sentimento ou uma ideia e muitas vezes tem um significado muito mais profundo do que qualquer palavra pode transmitir. As vezes não é porque sonhamos com um sentimento, (amor, ódio, paixão, morte, tristeza ou alegria) que quer dizer que é sobre esse sentimento que nosso sonho quer dizer. As vezes o significado é bem mais profundo do que imaginarmos.
Os sonhos ruins são chamados de pesadelos e fazem parte das nossas vidas, porém podem fazer revelações, as vezes surpreendentes. Ao contrário de um sonho bom que não queremos acordar, os pesadelos fazem com que a pessoa acorde assustada e com muito medo de voltar a dormir, deixando a lembrança das imagens que sempre são significativas na nossa vida.
Todos nós sonhamos e quase todas as pessoas lembram de seus sonhos, ou parte deles, porque os sonhos são tão misteriosos e ao mesmo tempo tão reais e marcantes que devem conter alguns significados. A maioria dos sonhos querem dizer alguma coisa, embora as opiniões dos seus significados sejam diversas. Os sonhos são fontes inesgotáveis de conhecimento sobre a personalidade e a vida das pessoas. As imagens noturnas conseguem revelar os desejos do inconsciente, os conflitos e as inquietações que precisam ser superadas. Além disso, os sonhos é um sinal do futuro, um alerta importante na hora de tomar uma decisão.
Para entender os sonhos místicos e seus diversos conteúdos, é necessário distinguir o que os símbolos representam nesse sonho. A simbologia dos sonhos não só está vinculada ao contato que o criador do sonho teve com o objeto, mas também com a forma que ele se relaciona sentimentalmente com esse objeto. 
Cada detalhe, mesmo o mais pequeno elemento no seu sonho é importante e deve ser considerado na análise dos seus sonhos. Cada símbolo representa um sentimento, um humor, uma memória ou algo do seu inconsciente. Olhe atentamente para os personagens, animais, objetos, lugares, emoções e até cores e números que são retratados em seus sonhos. Mesmo o símbolo mais trivial pode ser significativo. 
Muitos dos nossos sonhos são o reflexo das nossas experiências vividas no trabalho, na vida afetiva e no dia-a-dia e podem parecer não ter qualquer significado específico. Porém devemos observar alguns detalhes como:  a repetição do relato do sonho, dando atenção às palavras e situações que sejam diferentes, pois nelas é possível que se encontre o significado do sonho; a análise dos sonhos anteriores, porque os sonhos são a revelação da personalidade de cada indivíduo e que seja paciente, pois a interpretação dos sonhos leva tempo a ser compreendida.
 
Pode dar-se o caso em que a interpretação do sonho não é do seu agrado por considerar que não tem nada que se relacione com a sua personalidade, pois o sonho pode evidenciar sentimentos que desconhece. A frase de Freud “Todo o sonho é a expressão de um desejo inconsciente” foi muitas vezes vítima de más interpretações. Sonhar com a morte da mãe não significa que se deseje que algo de horrível lhe aconteça. Significa, sim, que a pessoa que teve o sonho pode ter um problema afetivo mal resolvido, atribuindo a responsabilidade desse problema à sua relação com a mãe. Compete a cada pessoa a descoberta dos motivos que conduziram a um determinado sonho, mas sem se deixar influenciar pelo seu significado imediato. Os sonhos podem, também, revelar situações que já antes vivemos, ajudando-nos a resgatar memórias esquecidas
Os sonhos nos oferecem a principal via para adentrar ao inconsciente.  Sua linguagem caracteristicamente simbólica proporciona um desafio ao psicanalista. Procuramos realizar os nossos mais profundo desejos em nossos sonhos, que se feitos à luz do dia seriam a causa de embaraço e aversão para aqueles que junto conosco formam uma sociedade com valores e conceitos estabelecidos. Os sonhos trazem do nosso inconsciente para a consciência desejos mais reprimidos e “proibidos”, desejos recalcados, no qual sublimamos, ou seja, inibimos nossos objetos de desejo. É através dos sonhos que temos a capacidade de vivenciar esses objetos. Entrando profundamente nesse vasto mundo de desejos reprimidos, fazemos um mergulho ao nosso inconsciente, ou seja, para dentro de nós mesmos, tentando procurar o máximo de realização. Dessa forma, é muito importante a compreensão dos mecanismos de elaboração do sonho, bem como os princípios que o regem para sua devida interpretação.

Outros materiais