Buscar

Poesia - Carlos Drummond de Andrade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Qual a relação entre as duas primeiras estrofes e o último verso?
Resposta: A relação entre as duas primeiras estrofes e o último verso, é que o último verso - O português são dois: o outro, mistério, é a comprovação da existência da língua falada simples, e a complexidade e o mistério da língua escrita. 
2. O que significa esquipáticas? A que se referem?
Resposta: Esquipáticas = esquisita + antipática. Tem uma carga negativa, porque ela traduz o desconforto do autor, diante da complexidade das figuras de gramática.
3. Como se entende os versos: “e vai desmatando o amazonas de minha ignorância”.
Resposta: A expressão “amazonas de minha ignorância'' é utilizada para exprimir a dimensão exagerada do seu desconhecimento, mostra quão grande é a sua ignorância. 
4. “O português são dois; o outro, mistério”. Esse verso pode ser visto como a conclusão do poema. Tendo em vista o contexto, como você o interpreta?
Resposta: Aqui temos uma referência entre a diferença do português falado para a norma padrão que determina a escrita. Norma esta que com frequência é desconhecida e até mesmo não utilizada no dia a dia, passando a impressão de ser inorgânica, artificial. Portanto, um mistério para os falantes da língua.
5. Em alguma época da sua vida, as suas aulas de português se assemelhavam a algum trecho do poema? Pensando na pergunta anterior, produza um texto DISSERTATIVO, que ilustre o que representa a aula de Português no curso de Graduação para você. 
Resposta: Resposta de cunho Pessoal

Continue navegando