Buscar

Probabilidade usando a teoria de conjuntos- Diagrama de venn

Prévia do material em texto

2 º Arquivo - Lista de Exercícios
1) Em uma sala de aula, a professora de Matemática decidiu fazer um levantamento dos lanches comprados pelos alunos. A professora verificou que, de um total de 35 alunos, dezenove compraram salgado; destes, quatro compraram pizza e salgado, e sete alunos não compraram lanche nesse dia. Quantos alunos compraram apenas pizza?
2) Numa pesquisa, verificou-se que, das pessoas consultadas, 100 se informavam pelo site A; 150 por meio do site B; 20 buscavam se informar por meio dos dois sites, A e B; e 110 não se informavam por nenhum desses dois sites. 
Escolhendo aleatoriamente uma dessas pessoas, qual a probabilidade dela se informar:
a) Somente por um dos sites? b) Por meio dos dois sites?
3-Todos os 84 operários de uma construtora precisaram responder um questionário sobre a disponibilidade de trabalhar fazendo hora extra no final de semana. Este foi o resultado: 52 podem no sábado; 37 podem no domingo; 15 não podem.
a) Qual a probabilidade de escolher aleatoriamente um deles e este ter a disponibilidade de trabalhar no sábado e no domingo?
b) Qual a probabilidade de escolher aleatoriamente um deles e este ter a disponibilidade de trabalhar só em um dos dois dias ?

Continue navegando