Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
A3- História e princípios da animação

Pré-visualização | Página 1 de 3

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	A continuidade ( follow thru ) também é empregada com sutileza, para dar mais organicidade às cenas, tornando-as mais naturais. A inserção de pequenos movimentos, após o fim de uma ação, reduz o estranhamento provocado por alguns instantes em que o personagem fica estático.
Em relação ao uso sutil do princípio da continuidade, analise as afirmativas a seguir.
 
1. Uma animação não pode ter cenas estáticas, por isso, é importante preenchê-las com qualquer recurso de movimento disponível. O uso do princípio de continuidade é apenas mais uma alternativa para o cumprimento dessa função.
2. Além de contribuir para trazer movimento à cena, o uso do princípio de continuidade, no fim de uma ação, funciona como uma transição entre a ação e a cena estática, minimizando o contraste entre as duas.
3. Um sobretudo, que encerra seu movimento instantes depois da parada do personagem que o veste, é um exemplo do emprego sutil do princípio da continuidade e da animação sequencial.
4. O emprego sutil da continuidade, em uma cena estática que sucede um movimento, serve para que a audiência possa absorver o que aconteceu na cena anterior, contribuindo para o ajuste de ritmo da narrativa.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, III e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
II, III e IV, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. As cenas estáticas são recursos à mão do diretor/animador, para dar ritmo ao filme, portanto, uma animação pode ter cenas estáticas. O movimento sutil, provocado pela expressão do princípio de continuidade, pode funcionar como uma transição, de modo que o contraste entre as cenas não incomode a audiência. O exemplo do sobretudo ilustra bem esse emprego.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Para que uma ação possa ser compreendida, de forma clara, pela audiência, é importante que o animador saiba evidenciar o que é essencial ao movimento desenhado ou enfatizar a expressão de um personagem, de modo inequívoco. Esse princípio é essencial à linguagem dos filmes de animação, tornando-se cada vez mais amplificado em filmes que utilizam personagens caricatos e cômicos.
Dentre os doze princípios da animação, qual deles é mais bem definido por essa descrição?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Exagero.
	Resposta Correta:
	 
Exagero.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O princípio do exagero está descrito no enunciado da questão. Trata-se de um princípio importante para animação, no qual as sutilezas são muito difíceis de serem notadas. Para que a audiência compreenda, de maneira inequívoca, o que está acontecendo em cena, é importante que as expressões e os movimentos sejam exagerados. Esse princípio também rege a dosagem de outros, como o de comprimir e esticar ou o da antecipação.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os doze princípios da animação foram agrupados após inúmeros estudos feitos por animadores dos estúdios da Disney, ao longo de vários filmes produzidos. Em relação ao estudo half-filled flour sack
(saco de farinha meio cheio), avalie as asserções a seguir.
 
1. Animadores da Disney fizeram um guia em que animam um saco de farinha, como se fosse um personagem vivo, para estudar os princípios da animação.
2. Animadores da Disney fizeram um guia em que estudam as propriedades de deformação de um objeto inanimado (saco de farinha) em queda, emulando a poeira que sobe do chão.
3. Se um saco de farinha for puxado por uma das pontas, ela fica esticada, enquanto o fundo resiste, revelando a concentração de massa.
4. Não é possível fazer analogias desse estudo no que se refere à animação de personagens orgânicos, visto que um saco de farinha é um objeto inanimado.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e III, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta Correta. A animação permite que personagens, originalmente inanimados, ganhem vida. Assim, um saco de farinha meio cheio parecia ser um objeto adequado para expressar algumas propriedades estudadas pelos animadores, por ter peso, volume, maleabilidade, etc. Se o saco for puxado em uma das pontas, a massa resiste no fundo, enquanto a ponta se estica. Você já notou esse princípio sendo aplicado em personagens orgânicos? É algo bem recorrente nos desenhos animados, mostrando que estudos com sacos de farinha ou outros objetos inanimados também são ótimos para compreender a dinâmica das relações que participam do movimento orgânico. 
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Doze princípios surgiram como regras observadas pelos animadores, para que eles pudessem expressar sua arte da maneira mais fidedigna possível. O arco ( arcs ) é um dentre esses princípios. O uso do arco resolveu uma série de problemas relacionados à movimentação, tanto nos personagens quanto nos objetos que constituem uma animação.
No que se refere ao princípio do arco, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O princípio do arco descreve a trajetória dos movimentos em uma cena de animação, visando à expressão da fluidez e do dinamismo dos movimentos. Arcos podem ser percorridos tanto por partes do corpo quanto por objetos arremessados.
	Resposta Correta:
	 
O princípio do arco descreve a trajetória dos movimentos em uma cena de animação, visando à expressão da fluidez e do dinamismo dos movimentos. Arcos podem ser percorridos tanto por partes do corpo quanto por objetos arremessados.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O princípio do arco trata das trajetórias que determinam a cadência dos movimentos; são linhas de dinamismo que servem de caminho, para que o movimento flua, a despeito da complexidade, das qualidades mecânicas do objeto ou de princípios concomitantes. Portanto, curvas diversas e rodopios complexos também são considerados no emprego do princípio de arcos.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	É importante reconhecer as regras que os princípios determinam, de modo a aplicá-los adequadamente. Comprimir e esticar ( squash and stretch ) é um princípio que se aplica à expressão do movimento na animação, reunindo algumas regras que tornam as sequências mais verossímeis.
Em relação ao princípio de comprimir e esticar, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
(  ) O princípio de comprimir e esticar é aplicável somente em situações de deslocamento e colisão, como acelerações e paradas bruscas.
(  ) O princípio de comprimir e esticar é aplicável também às expressões faciais dos personagens, enfatizando as emoções que eles expressam.
(  ) O princípio de comprimir e esticar decorre de uma ação externa e é vedado a expressões faciais ou a movimentos corporais.
(  ) O esticar também expressa aceleração, enquanto o comprimir pode enfatizar uma desaceleração brusca.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, V.
	Comentário da resposta:
	Resposta Correta. A compressão e o esticamento dos objetos, além de revelarem propriedades elásticas, transmitem a ideia de aceleração e desaceleração. Ademais, expressões faciais também são evidenciadas com o uso desse princípio, tornando-se mais reconhecíveis ao espectador.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	O princípio da continuidade e da animação sequencial não trata apenas de interações lineares e fáceis de prever, como no movimento de uma bandeira presa a uma haste. O movimento, o objeto arrastado ou ambos podem ser complexos, fazendo a expressão desse princípio ser um desafio para o animador.
São exemplos de situações complexas, envolvendo o princípio da continuidade e da animação sequencial:
 
1. Um personagem de cabelos longos, que dança, fazendo vários movimentos com a cabeça.
2. Um personagem com uma jaqueta cheia de penduricalhos, que aterrissa de um pulo.
3. Uma árvore frondosa, que cai, fazendo uma pequena rotação.
4. As pás rígidas
Página123