A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:668332) ( peso.:1,50)

Pré-visualização | Página 1 de 2

Ivete Scarsi Ribeiro (2708769)
	
	Disciplina:
	Perspectivas Profissionais (GTU100)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:668332) ( peso.:1,50)
	Prova:
	28712795
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Há uma classificação das Instituições de Ensino Superior que é proposta pelo Ministério da Educação e Cultura que parte da perspectiva de organização das mesmas. Podemos, deste ponto de vista, classificar as IES como Instituições Universitárias e Instituições não Universitárias. Comparando estes dois tipos de IES, podemos identificar diversas características que lhe são próprias e que esclarecem sua organização. Sobre estes dois tipos de IES, universitárias e não universitárias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Universidades especializadas, como um tipo de Instituição Universitária, atua em área específica do conhecimento com excelência em seu serviço de ensino e qualificação do seu corpo docente.
(    ) Os Centros Federais de Educação Tecnológica são um tipo de Instituição Universitária que foca na formação de cunho mais técnico, oferecendo cursos especializados em educação tecnológica.
(    ) As Faculdades Integradas, um tipo de Instituição Não Universitária, possuem regimento unificado e compreendem vários cursos, sem a obrigatoriedade da pesquisa e extensão.
(    ) Uma Faculdade Isolada se diferencia das outras faculdades, pois é híbrida no quesito de ser tanto Universitária quanto Não Universitária, em termos de organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	As pesquisas científicas envolvem métodos. Por sua vez, o método pode ser compreendido como um caminho ordenado e sistemático que se percorre na busca do conhecimento. Com relação à escolha adequada do método, durante o processo de pesquisa, é necessário tomar alguns cuidados. Sobre esses métodos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É prerrogativa do pesquisador, no exercício de sua liberdade intelectual, optar ou não por um método de pesquisa,  dependendo de seu posicionamento teórico.
	 b)
	Métodos de pesquisa possuem um caráter subjetivo nos trabalhos acadêmicos e não precisam necessariamente ser expressos no corpo do trabalho.
	 c)
	Quando escolhido adequadamente, o método apropriado deve ser capaz de responder aos objetivos propostos no projeto de pesquisa.
	 d)
	Uma vez selecionado o método de pesquisa, ele poderá ser constantemente replicado na carreira do pesquisador, considerando que se trata de uma etapa desvinculada dos objetivos.
	3.
	O processo de submissão de artigo científico não é uma tarefa simples, primeiramente é necessário escrever um artigo relevante, que tenha uma metodologia bem definida, selecionar uma revista que o artigo se enquadre e formatar de acordo com o escopo da revista para que esse passe pelo processo de avaliação e possível aprovação. Sobre os aspectos que fazem parte do processo de aprovação de um artigo científico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São encaminhados para os editores da revista que, posteriormente, encaminham para uma comissão especializada.
(    ) Ao submeter o artigo para uma revista é indicado enviar junto uma carta, explicando os motivos que estimularam a escrita do artigo.
(    ) Atualmente, pode-se encaminhar um manuscrito através de e-mail ou sistema eletrônico da revista pretendida.
(    ) Normalmente, os revisores do artigo não conhecem os autores, justamente para evitar qualquer juízo de valor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	4.
	O conceito de pesquisa encontra-se amplamente difundido, porém, muitas vezes, de forma equivocada. Nas escolas, os professores encaminham os alunos até a biblioteca com o intuito de fazer uma pesquisa, mas na maioria das vezes o que os alunos acabam fazendo é um recorte de alguma reportagem chamando-a de pesquisa. Esse conceito distorcido de pesquisa acompanha os estudantes até cursarem o Ensino Superior. A pesquisa tem como objetivo tentar conhecer ou explicar fenômenos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O ponto de partida de uma pesquisa é um problema que irá definir, delinear, analisar algum ponto, algum aspecto da sociedade, algum fenômeno ou acontecimento.
II- Em toda pesquisa científica busca-se a confiabilidade, a veracidade e a fidelidade das fontes, valendo-se de procedimentos formais, sistemáticos e reflexivos.
III- A formulação do problema, a construção de hipótese e a identificação das relações entre as variáveis constituem passos iniciais da pesquisa.
IV- Caso o cientista considere que há argumentos para que ele venha a se posicionar, essa opinião deve ser expressa livre e subjetivamente, sem a necessidade de verificar as contribuições anteriores sobre a temática.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	5.
	Elaborar um projeto de pesquisa não é um bicho de sete cabeças, não é algo tão difícil que somente pessoas com muita experiência podem fazer. Um estudante do Ensino Superior pode e deve fazer pesquisa, e elaborar projetos, enriquecendo seu conhecimento sobre o mundo. Todavia, algumas observações devem ser levadas em conta para que o projeto de pesquisa seja válido. Por exemplo, há certos itens que não devem ser colocados no projeto de pesquisa. Sobre o item que não pode estar inserido em um projeto de pesquisa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Resultados e discussões.
	 b)
	Objetivos gerais, podendo ter os específicos.
	 c)
	Justificativas.
	 d)
	Delimitação do tema.
	6.
	Na elaboração de um projeto de pesquisa, o acadêmico deve-se atentar para os itens obrigatórios, tanto do processo quanto do que vai no papel. A obrigatoriedade destes itens está vinculada à necessidade de clareza, objetividade, organização, sistematização, entre outras coisas, que devem estar presentes no fazer pesquisa. Entretanto, há também certos itens que são opcionais, e dependerá da escolha do pesquisador, se irá ou não utilizar. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um item que é opcional no projeto de pesquisa:
	 a)
	As referências.
	 b)
	A hipótese.
	 c)
	A revisão bibliográfica.
	 d)
	A metodologia.
	7.
	Através do resgate histórico do ensino superior no Brasil é possível afirmar que a Família Real contribuiu com a implantação do ensino superior no Brasil. Ao estudarem sobre o assunto, Santos e Cerqueira (2009) explicam que Proclamada a República, a Carta Magna permitiu a descentralização do ensino superior e, assim, o aparecimento de novas instituições, tanto as de caráter público (estaduais e municipais) como as da iniciativa privada. Esse novo momento no cenário educacional permitiu, pela primeira vez, a criação de estabelecimentos confessionais no país. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTOS, A. P. dos; CERQUEIRA, E. A. de. Ensino Superior: trajetória histórica e políticas recentes. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 9., 2009, Florianópolis, SC. Anais. Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.
	 a)
	A implementação do ensino superior no Brasil é considerada tardia, surgindo apenas no século XIX.
	 b)
	A Região Centro-Oeste é reconhecida como o berço do ensino superior no Brasil.
	 c)
	O ensino superior no Brasil surgiu com o interesse de formar mestres aptos para trabalhar na área rural.
	 d)
	A chegada das atividades acadêmicas e universitárias ao Brasil está atrelada ao período militar.
	8.
	A divulgação da nossa pesquisa em artigos científicos é um caminho ideal para ampliar o conhecimento científico através do partilhar