Buscar

Estudo dirigido - documentário CARNE E OSSO

Prévia do material em texto

UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Aluna: Ana Carolina da Mota Nascimento - 2017685011
DOCUMENTÁRIO CARNE E OSSO
 O documentário Carne e Osso produzido em 2011, evidencia toda empreitada dos trabalhadores na área de frigoríficos. São horas de trabalhos com repetição de movimentos, meta a ser alcançada e alta pressão psicológica em cimas dos colaboradores, tudo isso para que o setor aumente a produção e consequentemente o lucro. 
 Existe ainda outras condições que nos fazem refletir sobre essa atividade se tratando da insalubridade, onde ficou revelado no documentário que nem todos recebem por tal, além de horas extras não pagas. São diversos direitos retirados do trabalhador, abusos e pressões em cima de uma ameaça não declarada e um medo extremo do profissional ser dispensado do trabalho que fazem esses se curvar diante dessa realidade.
 Existe um processo de robotização dos indivíduos, não é permitido a comunicação entre os funcionários, não há liberdade para necessidades fisiológicas, além dos riscos de acidente. São seis minutos para desossar uma peça de carne com ritmo bastante acelerado. Dois minutos de ginastica laboral no posto de trabalho não é o suficiente para se manter ou adquirir benefícios para saúde. 
 Rápido é uma das palavras que mais se ouve dos colaboradores do documentário, e podemos perceber que os resultados chegam dessa mesma forma aos trabalhadores. A pressão psicológica, medo de entregar atestados, tensão no trabalho para atingir as metas geram doenças como tendinite, dores musculares e muitos adquirem transtornos mentais e a empresa não arca com as responsabilidades.

Outros materiais