A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
SOAP

Pré-visualização | Página 1 de 1

Aluna: Ana Cecília de Menezes Cavalcanti 5B
Componente: APS
SOAP – Caso 1 dia 19
S: Subjetivo 
· Paciente veio com queixa de dispneia em repouso há 20 dias. Sem outras queixas sintomatológicas. Mas depois relata se sentir assustada com a pandemia. 
O: Objetivo 
· Paciente em bom estado geral
A: Avaliação
· Paciente com episódios de ansiedade devido à preocupação com o covid-19
P: Plano
· Encaminhamento para o psicólogo
REFLEXÃO
O relato desse caso, para mim, foi extremamente necessário e de suma importância, por que, nós, como estudantes de medicina, estamos acostumados a lidar com doenças biológicas, doenças da medicina que envolve anatomia, fisiologia, patologia... Presenciar e aprender mais sobre os outros parâmetros do paciente, como nesse caso supracitado acima, foi um divisor de águas para o começo de um pensamento mais amplo em relação às consultas e em relação a como manejar o paciente que decorre de situações que fogem do biológico, como nesse exemplo, a ansiedade. Chamou minha atenção, também, a necessidade de driblar o roteiro de anamnese já pronto, e seguir com perguntas direcionadas para cada caso afim de fazer a consulta de forma mais dinâmica e eficiente. 
SOAP – Caso 1 dia 26 
S: Subjetivo 
· Paciente procura atendimento para consulta de rotina e destaca a parte ginecológica. Sem alterações e sintomas. 
O: Objetivo
· Paciente em bom estado geral
A: Avaliação
· Paciente refere dúvidas quando aos métodos de prevenção para pessoas homo afetivos. 
P: Plano
· Solicitar exames de rotina e explicar quais sãos as formas de prevenção para doenças sexualmente transmissíveis na relação entre duas mulheres. 
REFLEXÃO
O relato desse caso foi imprescindível para a desconstrução de um pensamento já bastante enraizado na sociedade: a heterossexualidade. A dificuldade para o seguimento da consulta se baseou na presunção que a paciente era casada com uma pessoa do sexo oposto. Foi imprescindível a discussão para nós, como futuros médicos, nos atentarmos a não presumir nada dos pacientes, pois corremos o risco de desviar a consulta e não conseguir atender de forma plena e eficaz nossos pacientes, além de não acolher o paciente da forma que deveríamos causando insegurança e falta de confiança na relação médico paciente.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.