Buscar

Prova 1 de Biossegurança

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Instituto de Biociências
Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia
BIO12013 - Biossegurança
Primeira Aferição Parcial – Ensino Remoto Emergencial 
25 de agosto a 1o de setembro de 2020 
1. Na intenção de iniciar atividades com OGMs, quais os passos que um profissional biotecnologista/biomédico deverá tomar para estar regularizado com a legislação brasileira? (2,0)
Antes de qualquer coisa, deve-se fazer uma avaliação de risco tanto dos organismos a seres estudados e da finalidade para com eles, até do local que será usado para o trabalho. Após isso, deve-se montar uma CIBio (Comissão Interna de Biossegurança) com profissionais que possuam experiência e conhecimentos adequados para lidar com a situação, cabe a ela certificar da biossegurança do estudo e manter um contato direto com a CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança). Posteriormente, deve-se solicitar um CQB (Certificado de Qualidade em Biossegurança), uma espécie de “alvará de biossegurança” para que o local possa ser propício ao estudo. Ademais, deve-se escrever um projeto detalhado sobre a modificação genética e, por fim, certificar que as normas de biossegurança são cumpridas ao longo do tempo.
2. Quais possíveis razões justificam o uso de luvas de procedimentos em um laboratório de práticas de biotecnologia/biomedicina? (1,0)
Luvas são conhecidas como um material obrigatório de EPI (Equipamentos de Proteção Individuais) nos laboratórios que lidam com biotecnologia, ou seja, são indispensáveis em laboratório. Muitas razões podem ser citadas: Prevenir que haja contato direto com reagentes químicos tóxicos para a pele, corrosivos e ou que possam causam qualquer dano; Prevenir a contaminação de amostras de experimentos; Previnir a contaminação das mãos por agentes biológicos e previnir a contaminação de instrumentos de laboratório.
3. Quais os principais métodos de controle de microrganismos por calor úmido e qual o princípio destes métodos de descontaminação? (2,0)
O método de descontaminação por calor umico (um método físico de controle de crescimento microbiano) se baseia em matar os microrganismos por desnaturação de suas proteínas. Temos vários métodos, os principais são:
Fervura 100°C: Serve para matar as formas vegetativas das bactérias, porém, não elimina os esporos bacterianos
Autoclavagem 121°C por 15 a 30 min: Basicamente seria o vapor sob pressão e serve para matar tanto as formas vegetativas quanto os esporos bacterianos 
Tindalização: Método que utiliza água a 100°C durante 30 a 60min fracionadamente ,resfriando-se entre cada aquecimento.
Pasteurização: Seria um tratamento térmico por 15 segundos por 72°C (um choque térmico) para eliminar as bactérias patogênicas, normalmente utilizado em alimentos.
4. Escherichia coli K12 contendo plasmídeo comercial a partir do qual é capaz de expressar proteína desconhecida de Saccharomyces cerevisiae é classificada como organismo de risco biológico 1 e sua manipulação requer laboratório de nível de biossegurança 1. Por que? (1,0)
Justamente por ser RB1, essa cepa de E. coli não causa riscos ao ser humano (não carrega o antígeno O, nem fatores de virulência e nem um gene codificante desses fatores) logo pode ser manipulada em laboratórios NB1. Ademais, mesmo contendo um plasmídeo que a deixa capaz de expressar uma proteína desconhecida, essa proteína pertence a S. cerevisiae, um organismo RB1 também.
5. Pichia pastoris - levedura não patogênica empregada em diversos processos industriais com vistas à produção de proteínas - contendo transgene codificador da toxina botulínica tipo A, originalmente isolado de Clostridium botulinum é classificada como RB 2 e sua manipulação requer NB 2. Por que? (1,0)
Como diz na pergunta, P. pastoris é uma levedura não patogênica que é amplamente utilizada na indústria como uma produtora de grande escala de proteínas. Porém, a bactéria C. botulinum, além de ser patogênica, produz a toxina botulínica tipo A, que, em excesso, pode causar desde paralisia muscular, até a morte, portanto, deve ser manuseada com cuidado. 
Por que soluções contendo os produtos químicos abaixo possuem ação microbicida?
6. Cloro. (1,0): Por ser um agente oxidante e inibidor enzimático, a ação do cloro como desinfetante envolve uma série de fatores
7. Etanol (1,0): Promovem desnaturação das proteínas e lesão a membranas 
8. Cite duas (2) exigências às instalações com nível de biossegurança 2 (NB2) segundo a Resolução Normativa No 2 da CTNBio e seu texto republicado pela Resolução Normativa No 18, e que não se aplicam às instalações NB1. (1,0)
Segundo a Resolução Normativa No 2 da CTNBio, uma das exigências seria conter sinalização com símbolo universal de risco biológico, indicando a presença de organismos geneticamente modificados, classificação de risco. A outra é possuir sistemas de drenagem de líquidos que possa incluir uma caixa de contenção para descontaminação e inativação de resíduos e descarte para sólidos quando se tratar de trabalho com microrganismos geneticamente modificados.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes