A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
20 pág.
Estagio ENSINO FUNDAMENTAL

Pré-visualização | Página 2 de 3

professores da escola cerca de 60% dos alunos entregaram pouca ou nenhuma atividade até o momento, a escola intende as dificuldades dos alunos que muitas vezes não tem quem os auxiliem nós exercícios ou tem apenas um aparelho celular ou computador em casas com um número de crianças grandes com série,idade e escolas diferentes tentando mediar como pode para auxiliar os alunos e a comunidade escolar.
 O processo de adaptação e o novo formato de ensino aumentaram ainda mais a carga horária dos educadores. O ensino remoto destaca não só a realidade da exclusão digital, mas também a desigualdade social e a falta de estrutura da rede pública.
 As instituições de ensino são orientadas a aproveitarem em ampla escala as ferramentas de tecnologia educacional, como por exemplo as plataformas e ambientes virtuais de ensino, para garantir os processos pedagógicos de aprendizagem. Os sistemas de ensino estão produzindo vídeoaulas, transmissões ao vivo, exercícios online, entre outros .
 A precarização e a intensificação do trabalho docente se manifestaram no estudo principalmente em quatro circunstâncias que se interpenetram e envolvem os professores da educação básica do Brasil: formação indevida, infraestrutura imprópria, remuneração inadequada e jornada de trabalho intensificada, entre outros fatores, os quais contribuem para que as condições de trabalho docente nas escolas públicas não sejam as mais favoráveis ao bom andamento da educação e ao conforto para os que nela atuam. Tal realidade é, sem dúvida, um dos principais motivos para a baixa atratividade do magistério público no País (Gatti; Barreto2009).
2.3 Campo externo remoto- Analise Imagética 
 O material assistido trata-se de um documentário sobre crianças viciadas em tecnologia e ausência do convívio com a natureza disponível no YouTube https://www.youtube.com/watch?v=NqK147AfJnA, retrata da importância de brincar ao ar livre em contato com a natureza em um tempo que seja normal para criança para a constituição de relação entre as próprias e para o estimulo a criatividade e a autonomia. A criança tem a necessidade e direito de brincar e interagir com outras crianças, aprender com a natureza e sobre a natureza. O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que reúne projetos na busca pela garantia de condições para a vivência da plena infância. Criado em 2002, o Instituto é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”. Este Documentário mostra como é importante as crianças brincarem ao ar livre e os benefícios do contato com a natureza para elas. 
 
	Nome/título do filme ou documentário ou espaço cultural: 
TEMPO de Brincar
	Ano (produção do filme/documentário ou inauguração do espaço cultural): 2017
	País de origem: 
Brasil 
	Palavras-chave: 
Inclusão digital e social
Tecnologia
Escola.
 
	Idade recomendada filme/documentário ou público e tipo de interação possível com o acervo do espaço cultural: 
Livre 
	Gênero filme/documentário: 
Informativo. 
	Cor filme/documentário: 
- colorido
	Direção filme/documentário: 
- Instituto Alana
	Idioma filme/documentário: 
Português 
	Elenco principal filme/documentário: - 
	Identificação – imagem e categoria do espaço visitado: documentário:https://www.youtube.com/watch?v=NqK147AfJnA
	Composição do acervo do espaço visitado (salas, temas, principais obras): 
Instituto Alana
	Importância local/regional/nacional/mundial do espaço visitado: 
Se torna um importante documentário na atualidade pois retrata que as crianças tem que ter contato com o mundo externo.
	Duração do filme/documentário ou da visita ao espaço cultural: 
52minitos
	Informações de Produção5 ou histórico do espaço visitado: Não há! 
	Restrições: Nenhuma. 
	Sinopse filme documentário ou resumo do que é possível conhecer no espaço cultural: Neste Documentário ressalta-se a importância do brincar da criança e os benefícios do convívio com a natureza.
	Conteúdos Explícitos6: A importância da tecnologia nas escolas.
 
	Conteúdos Implícitos7: A exclusão digital e social.
	Interdisciplinaridade com outras áreas8: tecnologia, educação.
	Observações: 
2.3 Material didático: criação e reflexão 
 De acordo com as orientações da escola e professore titulares, as aulas da turma do 6⁰ ano foram acompanhadas através da plataformas zoom e do Google classrom e grupo de whatsapp com supervisão da pedagoga responsável pela área de estágios da escola, auxiliando, orientando e tirando as dúvidas que iam surgindo ao longo do Estágio. 
 As aulas e atividades serão divididas por matérias e períodos de acordo com o dia da semana, a grade da escola é a mesma de quanto as aulas eram presenciais. Sendo assim Através de uma conversa de conversas com professores do 6⁰ ano foi me desponibilizado o material que seria apresentado nos dias em que estarei estagiando. 
•	Primeiro dia será explicado aos alunos do 6⁰ ano a minha participação temporária na turma por meio remoto no grupo; 
•	Segundo dia observação participava na aula de inglês e atividades sobre o tema; 
•	Terceiro dia observação participativa na aula de português( interpretação de texto) 
•	Quarto dia observação participativa na aula de matemática (expressões numéricas) •
 Quinto dia ciências( vamos fazer uma experiência em casa) 
Apesar das grandes dificuldades da escola estadual estagiáda ,os professores são muito esforçados para trabalhar com os recursos disponíveis, além das plataformas e grupos e de whatsapp ainda entregam trabalhos impressos aos alunos que não tem acesso a internet 
 
PLANO DE AULA 14/12 segunda-feira
 Neste dia foi explicado para os alunos sobre a importância do meu Estágio para a conclusão da minha formação em pedagogia. Em seguida discutiram sobre a matéria de artes que fizeram na semana anterior sobre as cores quentes.
PLANO DE AULA 15/12 terça- feira, Inglês ( vocabulário)
 As aulas de língua inglesa é obrigatório no ensino fundamental 2 
 PLANO DE AULA 16/12 quarta-feira, interpretação de texto (português)
 
 
PLANO DE AULA: 17/12 quinta-feira, Matemática (adição com números naturais)
 
PLANO DE AULA: 18/12 sexta-feira , ciências ( vamos fazer uma experiência em casa)
 
Trata-se de um projeto de ciências no qual o aluno deve observar e relatar os resultados da experiência.
PLANO DE AULA: 21/12 segunda-feira-projeto de vida
 
 
 A matéria projeto de vida segundo a professora é motivar a capacidade dos alunos de refletirem sobre desejos e objetivos não apenas para o futuro, mas também para agora. Isso inclui planejar o que farão a cada ano e etapa de ensino, aprendendo a se organizar, estabelecer metas e definir estratégias para atingi-las.
. Nesta matéria não existe certo ou errado existe apenas maneiras diferentes de enxergar as coisas. 
 
 PLANO DE AULA: 21/12 segunda-feira, Artes. 
Pequeno texto sobre o natal,em seguida desenho.
Prática do campo e as teorias - Práxis 
 Sem dúvida houve um tempo em que ensinar era muito menos complexo. A vida, em seu cotidiano, era muito mais comunitária e as salas de aula abrigavam, nas escolas, número muito menor de alunos. Além de tudo isso , as cabecinhas estavam menos desarrumadas pelos meios de comunicação de massa, com sua transmissão de valores conflitantes. Morais (1986, p. 13):
 Foi uma experiência enriquecedora que colocou em prática os conteúdos teóricos aprendidos e proporcionou a oportunidade de compreender como o professor do ensino fundamental exerce as funções de mediador entre o aluno e seu desenvolvimento de aprendizagem. Outro aspecto muito relevante foi vivenciar a relação interpessoal que se estabelece entre os professores e os pais que conseguem um tempo para por seus filhos na plataforma digital nos horários das aulas. Em diversas oportunidades pode-se