Buscar

ATIVIDADE UNIDADE II AMB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE – UNIDADE II 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL 
 
1. Quais os exemplos de poluição atmosférica, poluição da água e poluição do solo? 
Poluição atmosférica: emissão de poluentes tóxicos pelas chaminés das fábricas e também pelo escapamento dos veículos. A queima de combustíveis fósseis, tais como o petróleo e seus derivados, além do carvão mineral, é o principal causador desse tipo de poluição.
Poluição das águas: adição de substancias que direto ou indiretamente alteram a natureza dos corpos hídricos; esgotos domésticos e comerciais, efluentes industriais, produtos químicos agrícolas, disposição de lixo pelo desmatamento das várzeas, dos rios, pela impermeabilização do solo no meio urbano.
Poluição dos solos: os lixos armazenados em aterros sanitários, onde há a produção de um líquido tóxico chamado de chorume, que penetra no subsolo e pode alcançar até o lençol freático. Nos cemitérios, a ocorrência é semelhante. Na agricultura, o emprego exagerado de agrotóxicos para combater a emergência de pragas nas lavouras também pode gerar a poluição dos solos. 
2. Qual a diferença entre efeito estufa e aquecimento global? 
O efeito estufa é um fenômeno natural que garante a temperatura adequada para a vida na Terra. Ele consiste em uma camada de gases que envolve o planeta
O aquecimento global é um fenômeno climático que consiste no aumento das temperaturas médias do planeta e das águas dos oceanos. Ele é o resultado da intensificação do efeito estufa.
Em resumo, o efeito estufa é processo natural que é intensificado pela ação humana e ocasiona o aquecimento global.
3. O que é o protocolo de Kyoto? 
É um tratado internacional derivado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, elaborada durante a Conferência das Partes III. É um acordo que estipula metas, principalmente aos países desenvolvidos, com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
4. Quais são os gases do efeito estufa? Quais ações são necessárias para combater o aquecimento global? 
· Dióxido de Carbono
· Gás Metano
· Oxido nitroso
·  Gases fluoretados
Pequenas mudanças de hábito podem contribuir muito no combate as mudanças climáticas
· Limitar o uso de combustíveis fósseis como petróleo, carvão e gás natural e substituí-los por fontes de energia renováveis e mais limpas, aumentando a eficiência energética;
· Faça pequenos trechos a pé;
· Reduza o consumo de carne bovina;
· Reduza o volume do seu lixo;
· Optar por transporte público ou privado não poluente.
· Plantar arvores.
5. O que é a eutroficação ou eutrofização? 
Ocorre quando um corpo de água recebe uma grande quantidade de efluentes com matéria orgânica enriquecida com minerais e nutrientes que induzem o crescimento excessivo de algas e plantas aquáticas.
6. Fale sobre a destruição da camada de ozônio e a inversão térmica. 
A destruição da Camada de Ozônio acontece devido, principalmente, à emissão de clorofluorcarbonos (CFCs), através de um processo catalítico onde o cloro causa a destruição de milhares de moléculas de ozônio. Com a destruição da Camada de Ozônio não seria possível a existência de vida na Terra, pois é esta que impede os elevados níveis de radiação solar. Contudo, vale destacar que o Ozônio só traz benefícios à vida se estiver na estratosfera. Sua presença na superfície terrestre pode agravar a poluição e provocar a chuva ácida. 	Comment by User: 
Inversão térmica é a inversão das camadas atmosféricas, de maneira que a massa de ar fria permaneça em pequenas altitudes e a massa de ar quente se concentre nas elevadas altitudes. Isso faz com que ocorra uma desestabilização momentânea da circulação atmosférica, resultando assim em alterações de temperatura naquela região.
7. O que é o chorume e o que causa? 
 O chorume é um líquido escuro que se encontra em áreas com acúmulo de lixo. É o resultado da decomposição e putrefação de matéria orgânica, sendo muito encontrado nos lixões a céu aberto. Além da coloração escura, possui textura viscosa e um cheiro muito forte. É um líquido altamente poluente, que se origina dos processos de decomposição biológica, química e física dos resíduos. É muito comum encontrar sua presença nos lixões, pois esses são depósitos de lixo a céu aberto, sem nenhum tipo de tratamento. O acúmulo de chorume no meio é um grande problema ambiental. Pode causar a poluição dos lençóis freáticos e outros mananciais e depósitos aquíferos subterrâneos. Além de todo o transtorno causado para com o meio ambiente, o chorume tem um potencial enorme de provocar impactos para a própria saúde humana e a dos animais.

Outros materiais

Perguntas Recentes