Buscar

CONTEXTUALIZADA Tópicos Integradores II (Farmácia)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

No mundo moderno onde vivemos as tecnologias têm sido empregadas em facilitar o dia a dia, máquinas conseguem produzir mais e com maior padrão de qualidade a cada dia, robôs que por meio de inteligência artificial conseguem identificar padrões de prescrição melhor que os próprios seres humanos. Os avanços tecnológicos permitem que patologias antes temidas possam ter um tratamento eficaz e seguro para os indivíduos, isso tem impactado na qualidade de vida e as pessoas têm vivido mais e melhor. As diferentes formas farmacêuticas, cada uma com suas características e indicações são utilizadas diariamente para resolver os problemas de saúde da população.  
 
Um grade acerto antes de definir a forma farmacêutica a ser utilizada é conhecer os problemas do seu paciente, quais os possíveis problemas a serem enfrentados, se o paciente é capaz de deglutir formas sólidas, se o paciente é criança e você precisará flavorizar aquela formulação para causar uma maior adesão ao tratamento, enfim, quanto mais parâmetros forem analisados e possíveis dificuldades contornada, maior a possibilidade de êxito na terapia proposta.  
 
2. Siga as instruções a seguir para que você desenvolva sua atividade: 
 
Dito isto, e baseado em todos os conteúdos aprendidos durante esse semestre, liste vantagens e desvantagens das diversas formas farmacêuticas apresentadas nessa unidade e, desenvolva uma solução para nosso paciente, uma criança com episódios de vômitos e que não está podendo deglutir formas farmacêuticas por via oral, qual via preferencial poderíamos utilizar e qual tipo de forma farmacêutica seria escolhida para o caso específico. 
Formas farmacêuticas líquidas 
Vantagens- A facilidade de administração (formas farmacêuticas líquidas são mais bem aceitas pelos pacientes e facilmente administradas), a flexibilidade de posologia (formas farmacêuticas líquidas permitem uma adequação da dosagem, sendo normalmente acompanhadas de um copinho medidor), a 7 absorção mais rápida e eficiente (como mencionado anteriormente, a absorção de fármacos que já estão em solução facilita a absorção desses no trato gastrointestinal). 
Desvantagens- se o fármaco for instável em solução; quando o fármaco apresenta problemas organolépticos (estéticos, como: sabor, odor); essas formulações são propensas a contaminação microbiana e; dependendo do paciente e do nível de instrução dele também será um problema a imprecisão de medidas de posologia. 
Normalmente, as soluções são preparadas e você terá que expressar a concentração dessas soluções de alguma maneira, a concentração das preparações farmacêuticas é expressa em porcentagem, como você pode observar abaixo:
 • p/v: Peso da substância dissolvida em 100 mL de solução (sólido-líquido); 
• p/p – Peso da substância dissolvida em 100g de excipiente (sólido-sólido);
 • v/v – Volume da substância dissolvida em 100mL de solução (líquido-líquido)
 
Formas farmacêuticas sólidas
Vantagens - é mais estável que as preparações líquidas, apresenta excelente conservação devido ao baixo teor de água (inibe o crescimento de microrganismos), é conveniente para dispensar altas doses de fármaco (é feita diluição em água antes do uso e isso evita uma forma farmacêutica sólida muito grande para deglutir), pós são formados de pequenas partículas com grande área superficial de exposição do fármaco apresentando rápida dissolução nos fluidos do trato gastrointestinal, possuem absorção mais rápida e regular que os comprimido (pois não precisam desintegrar e desagregar), e desenvolvem menor irritação gástrica devido a rápida dissolução quando comparado aos comprimidos.
Desvantagens- eles tem grande área superficial de exposição do fármaco e está mais sujeito a problemas como: higroscopia (absorção de água do ar), hidrólise (quando armazenado em ambientes úmidos), sublimação (passagem do fármaco do estado sólido para o vapor), oxidação (pelo contato direto com o ar), fotólise (devido a exposição à luz: vitaminas A, E e D), e os pós não tem a capacidade de mascarar sabor e odor desagradável.
Formas farmacêuticas semi-sólidas
Vantagens- se espalham facilmente e tem grande poder de absorção, por se adequarem á temperatura corpórea As preparações tópicas semi-sólidas são para aplicação na pele ou em certas mucosas, para ação local ou penetração percutânea dos medicamentos, ou ainda por sua ação emoliente ou protetora. São usados para substituir o sabor de medicamentos quando usadas por via oral, evitando o contato com as papilas gustativas. Se adaptam as cavidades mucosas e da pele.
Desvantagens- Obturação de poros, alergia, processo de lavagem das mãos antes do contato, aplicação do medicamento em contato com a área afetada.
 Para ação sistêmica são utilizados em casos de pacientes com vômitos e que não engolem o medicamento, ou mesmo para cortar o vômito, a forma farmacêutica de supositório.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://learn-us-east-1-prod-fleet01-xythos.s3.amazonaws.com/5d2e2e7dd5953/11940871?response-cache-control=private%2C%20max-age%3D21600&response-content-disposition=inline%3B%20filename%2A%3DUTF-8%27%27GE%2520-%2520T%25C3%25B3picos%2520Integradores%2520II%2520-%2520Farm%25C3%25A1cia%2520-%2520UNI%25204%2520SER.pdf&response-content-type=application%2Fpdf&X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Date=20201114T000000Z&X-Amz-SignedHeaders=host&X-Amz-Expires=21600&X-Amz-Credential=AKIAZH6WM4PL5SJBSTP6%2F20201114%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Signature=f559f02a7ea3e54837de5f12b1235a97f6da7de01bccf3af8be8f0934c25e8c7
https://www.prescrita.com.br/conheca-os-diferentes-tipos-de-medicamentos/

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes