Buscar

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
NOME: ANDRINE OLIVEIRA NEVES
O Sistema Educacional Brasileiro (SEB) é um cadastro contínuo, preenchido e atualizado por instituições de educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), de educação superior, federais, estaduais e municipais, públicas e privadas, assim como instituições federais de educação profissional e tecnológica.
O SEB reúne dados do corpo docente e discente dos estabelecimentos de ensino; matrícula e frequência do estudante; e histórico escolar do estudante. Os dados podem ser compartilhados com órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional interessados e com outras entidades, para fins de formulação, implementação, execução, avaliação e monitoramento de políticas públicas. Devem ser observados procedimentos e normas de segurança, proteção e confidencialidade.
Os serviços oferecidos a partir do SEB beneficiarão tanto as instituições quanto os estudantes. O cadastro de informações no sistema não segue um cronograma específico. A qualquer momento, as instituições de educação básica e as de educação superior podem definir novos gestores para o SEB e incluir ou alterar informações dos estudantes.
Para compreender melhor a forma como as pessoas com deficiência são vistas na sociedade atualmente, é necessário, de certa forma, voltar ao passado e identificar o juízo de valor dado a elas em diferentes épocas. Porém deve-se considerar que a trajetória histórica pela qual as pessoas que apresentam deficiências se integram socialmente não é a mesma, não é linear nem idêntica. Numa mesma época essas pessoas são vistas de maneiras diferentes. Como exemplo pode-se dizer que na história recente da humanidade, mais precisamente no século XX, pessoas com deficiências eram submetidas a experiências cientificas na Alemanha nazista de Hitler, enquanto soldados americanos que haviam sido mutilados nos campos de batalha eram condecorados e recebiam apoio financeiro do governo. Tendo em vista a ressalva feita, é conveniente que se faça um breve resgate histórico do deficiente ao longo do tempo. (FREITAS, 2011)
Desde a Idade Antiga e Idade Média encontra-se relatos de pessoas com deficiência, em passagens da literatura grega e romana e em livros sagrados como Bíblia e Alcorão.
A história dos povos antigos, como os hebreus, relata que pessoas com deficiência não eram aceitas na sociedade por não serem consideradas a “imagem e semelhança de Deus” e eram consideradas uma abominação, palavra essa, usada para referir-se a tudo que era pecado, que não podia fazer parte da vida.

Outros materiais