A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Estatística

Pré-visualização | Página 1 de 1

A estatística é algo presente na vida do homem desde a antiguidade, para facilitar a análise de dados em variados âmbitos, como público ou privado, pessoal ou profissional. Um exemplo é o período imperial, este em que já tinha um órgão estatístico conhecido como Diretoria Geral de Estatística (1871).
A estatística vem até hoje contribuindo significativamente com o processo de tomada de decisão, pois vivemos em uma era de informação e conhecimento, todos os dias são produzidas milhares de informações, que precisam passar por uma análise de dados, juntamente com a estatística, onde ocorre planejamento, coleta, consistência, tabulação, análise e interpretação de dados, estes que envolvem censos e levantamentos.
Estamos ligados à estatística direta ou indiretamente, por exemplo, quando o governo consegue através de dados estatísticos saber a realidade socioeconômica do país, o que resulta em maior eficiência na aplicação de recursos, o que agrega a população maior qualidade de vida.
Dado o exposto, é essencial que tenhamos conhecimento sobre o assunto e saibamos compreender os dados que chegam até nós diariamente, pois nem todos são verdadeiros e nem usados do modo correto, é necessário pesquisar suas fontes de informação e quais foram os procedimentos usados para chegar até estas. Assim é possível distinguir uma boa de uma má estatística para a tomada de uma decisão.