Buscar

CURRICULO E SOCIEDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Currículo e Sociedade
Leia o excerto de texto a seguir:
“[...] é em John Dewey que podemos encontrar primeiramente a expressão currículo [mas] a teoria desse tema só é concretizada com Franklin John Bobbitt [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 52-53.
Considerando o excerto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre currículo, relacione corretamente os autores às suas respectivas ideias: 
1. Franklin Bobbit
2. John Dewey 
( ) O valor do conhecimento sistematizado está na possibilidade do professor determinar o meio necessário para que a criança aprenda.
(  ) O foco está na prática do professor.
(  ) O foco está no aluno.
( ) O currículo subtende uma série ou conjunto de coisas que os alunos devem fazer e experimentar a fim de desenvolver habilidades que os capacitem para decisões na vida adulta. 
Agora, identifique a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Nota: 0.0
	
	A
	2, 1, 2, 1
	
	B
	 2, 2, 1, 1
COMENTÁRIO: A sequência correta é 2, 2, 1, 1, pois “[1] afirmava que o currículo ‘é aquele conjunto ou série de coisas que as crianças e os jovens devem fazer e experimentar a fim de desenvolver habilidades que os capacitem a decidirem assuntos da vida adulta’. Bobbitt, ao contrário de Dewey, entendia o currículo tendo como foco o aluno [2] o valor dos conhecimentos sistematizados ‘está na possibilidade, que dá ao educador, de determinar o ambiente, o meio necessário à criança, e, assim, dirigir indiretamente a sua atividade mental’. Esse autor compreendia o currículo tendo como foco a prática do professor” (livro-base, p. 52-53).
	
	C
	2, 1, 2, 1
	
	D
	2, 1, 1, 2
	
	E
	1, 1, 2, 2 
Questão 2/10 - Currículo e Sociedade
Leia o trecho de texto a seguir:
“Neste momento histórico, a educação brasileira vivenciou uma grande ruptura e toda a organização metodológica e curricular foi levada embora com os jesuítas”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p 83. 
Considerando o trecho acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, o ensino jesuítico era considerado: 
Nota: 0.0
	
	A
	Individualista. 
	
	B
	Reconstrutor. 
	
	C
	Dogmático. 
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “As críticas ao ensino jesuítico ocorreram fortemente no século XVIII, crescendo com o suporte das ideias iluministas, as quais defendiam que a escola precisava ser leiga (não religiosa) e livre (independente de privilégios de classes). O ensino jesuítico foi considerado excessivamente dogmático, decadente, autoritário e ultrapassado" (livro base, p. 83). 
	
	D
	Magistral.
	
	E
	Igualitário. 
Questão 3/10 - Currículo e Sociedade
Leia o pequeno fragmento: 
“É necessário superar, também, a concepção de que o conhecimento seja apenas informação”.    
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p 38.   
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre Conhecimento e Informação, relacione os itens a seguir: 
1. Conhecimento 
2. Informação 
(   ) Está presente na mídia em geral: internet, jornais e outros veículos de comunicação.
(  ) Possibilita ao aluno, ao ser ensinado na escola, o desenvolvimento de formas de pensamento (conceitual) diferentes das que constitui na vida cotidiana.
(  ) Por ser ordenado possibilita a ampliação e reorganização a partir de mais conhecimentos e informações. 
Agora, selecione a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	2, 1, 2
	
	B
	1, 1, 2
	
	C
	1, 2, 2
	
	D
	2, 1, 1
Você acertou!
COMENTÁRIO: A sequência correta é 2, 1, 1, pois “Podemos observar constantemente a confusão entre conhecimento e informação. Esta última, disponível na mídia em geral, na internet, nos demais veículos de comunicação, não pode ser considerada como um conhecimento formal, pois a informação precisa ser analisada, interpretada e mediada pelo professor. [...] O conhecimento resulta da organização de informações e redes de significados. Esta organização não é uma organização qualquer, pois deve ser possível de ser ampliada por novos atos de conhecimento, por outras informações ou, ainda, ser reorganizada em função de atividades específicas à apropriação do conhecimento. Quando ao ser humano é ensinado algum conteúdo de alguma área do conhecimento formalmente organizado, ele estabelece formas de pensamento (conceitual) muito diversas das que constitui nas atividades da vida cotidiana” (livro-base, p. 38)
	
	E
	2, 2, 1
Questão 4/10 - Currículo e Sociedade
Leia o extrato de texto a seguir: 
“No período do Estado Novo, a partir de 1937, as discussões sobre a educação e os teóricos da escola nova entraram em uma espécie de hibernação [mas é possível verificar] a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 59.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base base A função do currículo no contexto escolar, sobre o período do Estado Novo, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Sua ênfase se deu no ensino profissionalizante sob uma visão mais conservadora. 
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “A ênfase se deu no ensino profissionalizante sob uma visão mais conservadora, o que podemos verificar com a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)” (livro-base, p. 59-60).
	
	B
	Os alunos passaram a ter acesso à educação profissional. 
	
	C
	A Escola Nova passou a fomentar a educação profissional. 
	
	D
	Os alunos efetivaram a iniciação científica. 
	
	E
	A formação do cidadão ativo passou a ser papel da sociedade.
Questão 5/10 - Currículo e Sociedade
Leia a seguinte citação:
"Na segunda metade do século XIX, podemos verificar os primórdios da mudança que se concretizaria no início do século XX. Um novo procedimento foi sendo adotado em relação ao método utilizado até então”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 50.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, identifique a alternativa que apresenta corretamente como era conhecido o método intuitivo 
Nota: 0.0
	
	A
	Ratio Studiorum.
	
	B
	Transplante educacional.
	
	C
	Lição das coisas.
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “Conhecido como lição das coisas, o método intuitivo foi a base do ensino, principalmente em São Paulo, na última década de XIX, tendo como finalidade resolver os problemas de ineficiência do ensino” (livro-base, p. 51).
	
	D
	Escolanovista.
	
	E
	Transplante Curricular.
Questão 6/10 - Currículo e Sociedade
Leia o excerto a seguir: 
“Os autores brasileiros que discutem o currículo se apropriaram, na maioria das vezes, da produção estrangeira para propor políticas públicas para a educação, que influenciaram diretamente na concepção curricular”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 27.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre a referência na estrutura do currículo, assinale a alternativa correta: 
Nota: 0.0
	
	A
	Teve como referência o campo curricular americano.
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta,
pois “O campo curricular brasileiro se estruturou tendo como referência o campo curricular americano, por meio dos acordos estabelecidos entre esses países, especialmente nos governos militares” (livro-base, p. 27).
	
	B
	Sua referência partiu de algumas instituições que já existiam na época.
	
	C
	As políticas públicas brasileiras interferiram na constituição do currículo. 
	
	D
	A transferência curricular estrangeira e as nacionais influenciou na estruturação do currículo. 
	
	E
	O campo curricular brasileiro não sofreu influências. 
Questão 7/10 - Currículo e Sociedade
Leia o excerto a seguir: 
“As teorias sobre currículo são conjuntos de representações, significações, ideias, imagens que produzem e descrevem o que se pretende fazer, em termos educacionais, com os conhecimentos produzidos ao longo da história humana”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 89.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, assinale a alternativa que apresenta corretamente como as teorias críticas e pós críticas são denominadas: 
Nota: 0.0
	
	A
	Tendências progressistas. 
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “[...] as teorias críticas e pós-críticas também denominadas de tendências progressistas, partem de uma análise crítica do sistema capitalista, dando ênfase a finalidade sociopolítica da educação, vislumbrando minimizar as desigualdades” (livro-base, p. 90).
	
	B
	Sistemas político-educacionais. 
	
	C
	Sistema comunista. 
	
	D
	Progresso da sociedade. 
	
	E
	Sistema capitalista. 
Questão 8/10 - Currículo e Sociedade
Leia o fragmento de texto: 
“Para Dewey [...] o valor dos conhecimentos sistematizados ‘está na possibilidade, que dá ao educador, de determinar o ambiente, o meio necessário à criança, e, assim, dirigir indiretamente a sua atividade mental”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p 52.  
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre o entendimento de Dewey a respeito do currículo, assinale a resposta correta: 
Nota: 0.0
	
	A
	Experiência vivenciada pelo aluno.
	
	B
	Experiências vivenciadas pela criança, sob a orientação da escola.
COMENTÁRIO: Esta é a resposta correta, pois “De plano de estudos o conceito evolui para a visão do currículo como a totalidade de experiências vivenciadas pela criança, sob a orientação da escola, levando em conta e valorizando os interesses dos alunos” (livro-base, p. 52).
	
	C
	Plano de estudos a ser mediado pelo professor.
	
	D
	Experiência do professor a ser transmitida ao aluno.
	
	E
	Um plano de estudos com base nos interesses do aluno, sendo mediado pelo professor.
Questão 9/10 - Currículo e Sociedade
Leia o excerto de texto abaixo:
“O surgimento de uma educação inclusiva implica uma flexibilidade pedagógica e curricular no sentido de modificar atitudes tradicionais e romper preconceitos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 122.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre educação inclusiva, assinale a alternativa correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	Enfatiza que uns nasceram para aprender e outros não.
	
	B
	Considera que é necessário criar ambientes acolhedores para evitar a discriminação.
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “Para tanto, faz-se necessário criar ambientes acolhedores para que as diferenças individuais não se tornem motivos de qualquer tipo de discriminação que redunde na desigualdade de direitos e de oportunidades” (livro-base, p. 122).
	
	C
	Reconhece que todos os educandos tem as mesmas habilidades e capacidades para aprender.
	
	D
	Discute-se sobre igualdade que compõem cada turma, originando a necessidade de repensar essa formação.
	
	E
	Afirma que as escolas necessitam de construção de medidas educacionais que atendam a todos, independente de suas potencialidades.
Questão 10/10 - Currículo e Sociedade
Leia o excerto de texto abaixo: 
“As origens do pensamento curricular no Brasil, segundo Moreira (2001), efetivam-se nas décadas de 1920 e 1930, época de mudança na sociedade [...]”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p 55.   
Considerando o excerto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre o movimento Escola Nova, identifique a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Influenciado pelo pensamento de John Dewey e o pensamento americano, fizeram reformas significativas na sistematização do currículo brasileiro.
	
	B
	Enfatizaram muito a proposta pedagógica da escola e propuseram procedimentos detalhados de planejamento curricular.
	
	C
	Considerando a valorização dos interesses dos alunos, Anísio Teixeira inseriu a educação pública na Bahia sob os ideais escolanovistas. 
	
	D
	Localizaram as primeiras iniciativas de sistematização do processo curricular que, até então, não existia no país.
	
	E
	Criticaram as tradições pedagógicas jesuítica e tradição enciclopédica. 
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “[...] com o processo de urbanização e industrialização e de efervescências das ideias renovadoras, tendo como disseminadores os pioneiros da escola nova, principalmente no que concerne à crítica à antiga tradição pedagógica jesuítica e à tradição enciclopédica, constituindo-se em um processo que se caracterizava pela ‘reconstrução e reconstituição da experiência, um processo de melhoria permanente da eficiência individual’ [...]” (livro-base, p. 55)
Questão 1/10 - Currículo e Sociedade
Leia o excerto de texto a seguir:
“Estas concepções de currículo pautam-se em uma visão redentora frente à relação educação e sociedade [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 54.
Considerando o excerto acima e os conteúdos do livro-base base A função do currículo no contexto escolar, sobre a visão de Tyler a respeito do currículo, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Reconhecer a escola como uma instituição inclusiva.
	
	B
	Identificar a escola como uma instituição segregadora.
	
	C
	Segmentar a escola.
	
	D
	Adaptar a escola e o currículo à ordem capitalista. 
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “Estas concepções de currículo pautam-se em uma visão redentora frente à relação educação e sociedade [...] mas defendendo e articulando um mesmo objetivo - Adaptar a escola e o currículo à ordem capitalista, com base nos princípios de ordem, racionalidade e eficiência” (livro-base, p. 54).
	
	E
	Diferenciar a escola das instituições privadas.
Questão 2/10 - Currículo e Sociedade
Leia a seguinte citação:
“O currículo surge, então, em uma dimensão ampla que o entende em sua função socializadora e cultural, bem como forma de apropriação da experiência social acumulada e trabalhada a partir do conhecimento formal que a escola escolhe, organiza e propõe como centro as atividades escolares".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 26.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, identifique a alternativa que apresenta corretamente como o currículo deve ser pensado: 
Nota: 10.0
	
	A
	Como um documento distante da realidade da escola. 
	
	B
	Como uma avaliação da direção da escola.
C
	Como um conteúdos que poderá se distanciar dos aspectos sociais e culturais. 
	
	D
	Como práxis pedagógica. 
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “[...] o currículo deve ser pensado, refletido e compreendido como práxis pedagógica. A sua concretização se realiza no fazer pedagógico, o qual deve ser pautado nos princípios estabelecidos no Projeto Político Pedagógico (PPP), pois este envolve toda a comunidade escolar: professores, alunos, pais e funcionários que, direta ou indiretamente, estão envolvidos no processo pedagógico” (livro-base, p. 26).
	
	E
	Como uma reflexão da escola perante seus desafios. 
Questão 3/10 - Currículo e Sociedade
Leia o fragmento de texto abaixo: 
“As teorias críticas surgem denunciando o poder da hegemonia dominante, cujos processos de convencimento, de adaptação e de perpetuação das desigualdades são reforçados pelas práticas escolares”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p 92.  
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre a Teoria Crítica, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Defende que o currículo deve ser elaborado visando a emancipação e à libertação.
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “Essa escola defende que o currículo deve ser elaborado visando à emancipação e à libertação [...]” (livro-base, p. 93).
	
	B
	Procura construir uma escola e um PPP de acordo com o interesse dos oprimidos.
	
	C
	Aponta a seleção, a informação e distribuição do conhecimento como sendo neutras e desinteressadas.
	
	D
	Busca informações voltadas aos interesses dos grupos dominantes que conduzem a formação dos cidadãos. 
	
	E
	Visa à libertação dos indivíduos, mas não sua emancipação, compreendendo que a educação deve conduzir à formação de cidadãos.
Questão 4/10 - Currículo e Sociedade
Leia o trecho de texto a seguir:
“Neste momento histórico, a educação brasileira vivenciou uma grande ruptura e toda a organização metodológica e curricular foi levada embora com os jesuítas”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p 83. 
Considerando o trecho acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, o ensino jesuítico era considerado: 
Nota: 10.0
	
	A
	Individualista. 
	
	B
	Reconstrutor. 
	
	C
	Dogmático. 
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “As críticas ao ensino jesuítico ocorreram fortemente no século XVIII, crescendo com o suporte das ideias iluministas, as quais defendiam que a escola precisava ser leiga (não religiosa) e livre (independente de privilégios de classes). O ensino jesuítico foi considerado excessivamente dogmático, decadente, autoritário e ultrapassado" (livro base, p. 83). 
	
	D
	Magistral.
	
	E
	Igualitário. 
Questão 5/10 - Currículo e Sociedade
Leia o fragmento de texto: 
“Podemos inferir desses dois métodos relatados - método Lancaster e método intuitivo – que são experiências estrangeiras que, transferidas para o Brasil, tiveram adaptações e encontraram resistências [...] dada a força da igreja católica e da pedagogia tradicional”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 51.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, relacione os métodos listados abaixo às suas respectivas características:
1. Método Lancaster
2. Métodos Intutitivo 
( ) Foi a base do ensino, principalmente em São Paulo, na última década do século XIX, tendo como finalidade resolver os problemas de ineficiência do ensino.
( ) Estava relacionado aos materiais didáticos como suporte físico, como quadros negros, gravuras, globos, mapas, entre outros, que começaram a ser disseminados a partir das exposições universais.
( ) Também chamado de método de ensino mútuo.
( )Baseava-se no aproveitamento de alunos adiantados para auxiliarem o professor em classes numerosas.
 
Agora, identifique a alternativa que apresenta a sequência correta:  
Nota: 0.0
	
	A
	1 – 1 – 2 – 2
	
	B
	2 – 1 – 2 – 1
	
	C
	1 – 2 – 1 – 2
	
	D
	2 – 2 – 1 – 1
COMENTÁRIO: A sequência correta é 2 – 2 – 1 – 1, pois “[1] o métodos de ensino mútuo, também chamado de método Lancaster, oficializado em 1827, que se baseava no aproveitamento de alunos adiantados para auxiliarem o professor em classes numerosas [2] o método intuitivo foi a base do ensino, principalmente em São Paulo, na última década do século XIX, tendo como finalidade resolver os problemas de ineficiências do ensino. Esse método estava relacionado aos materiais didáticos como suporte físico, como quadros negros, gravuras, globos, mapas, entre outros, que começaram a ser disseminados a partir das exposições universais” (livro-base, 50-51).
	
	E
	1 – 2 – 2 – 1
Questão 6/10 - Currículo e Sociedade
Leia o fragmento de texto abaixo: 
“É nesse sentido que surgem, em 1970, movimentos de reação às concepções de currículo utilizadas até então, configurando a tendência reconceitualista, que se expande nas décadas seguintes [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 63.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre o movimento reconceitualista, identifique a alternativa correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	Foi a corrente que passou a ter a finalidade de melhorar a qualidade do ensino.  
	
	B
	Começa a objetivar o atendimento às necessidades industriais e urbanas da época.
	
	C
	Evidenciou o fato de que deve haver uma escola para as classes mais abastada. 
	
	D
	Foi a primeira corrente sociológica voltada para o estudo do currículo. 
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “O movimento reconceitualista foi a primeira corrente sociológica voltada para o estudo do currículo [...]” (livro-base, p. 63).
	
	E
	Simboliza a violência exercida pela escola. 
Questão 7/10 - Currículo e Sociedade
Leia o excerto de texto abaixo:
“As adaptações curriculares são os ajustes, as modificações feitas no currículo para adequá-lo às necessidades específicas dos educandos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 129.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre as adaptações curriculares de pequeno porte, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	São de responsabilidade do professor juntamente com as instâncias político-administrativas superiores.
	
	B
	Se referem à colocação de rampas na escola e a compra de materiais específicos para determinado tipo de deficiência, por exemplo.
	
	C
	São aquelas que cabem ao professor, a fim de realizar e fornecer a aprendizagem aos alunos.
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “[...] as adaptações curriculares de grande porte ‘são aquelas que extrapolam a área de ação do professor que são da competência formal dos órgãos superiores da política e da administração pública e da administração educacional’ [...] enquanto as adaptações curriculares de pequeno porte ‘são aquelas ações que cabem a você, professor, implementar em sua sala de aula, a fim de fornecer a aprendizagem e seus alunos” (livro-base, p. 130).
	
	D
	Desconsidera ações de natureza política, administrativa, financeira e burocrática.
	
	E
	Se referem à procura por cursos para o ensino de Libras.
Questão 8/10 - Currículo e Sociedade
Leia o seguinte excerto:
“Conhecido como lição das coisas, o método
intuitivo foi a base do ensino, principalmente em São Paulo, na última década do século XIX”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 51.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, assinale a alternativa que apresenta corretamente a finalidade do método intuitivo: 
Nota: 10.0
	
	A
	Possibilitar o professor de determinar seu ambiente de trabalho.
	
	B
	Resolver os problemas de ineficiência do ensino.
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “[...] o método intuitivo foi a base do ensino, principalmente em São Paulo, na última década do século XIX, tendo como finalidade resolver os problemas de ineficiência do ensino. Esse método estava relacionado aos materiais didáticos como suporte físico [...]” (livro-base, p. 51).
	
	C
	Trabalhar, direta ou indiretamente, a atividade mental dos alunos.
	
	D
	Contribuir para o desenvolvimento das teorias progressistas.
	
	E
	Associar a racionalidade instrumental com a técnica.
Questão 9/10 - Currículo e Sociedade
Leia o excerto a seguir: 
“As teorias sobre currículo são conjuntos de representações, significações, ideias, imagens que produzem e descrevem o que se pretende fazer, em termos educacionais, com os conhecimentos produzidos ao longo da história humana”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 89.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, assinale a alternativa que apresenta corretamente como as teorias críticas e pós críticas são denominadas: 
Nota: 10.0
	
	A
	Tendências progressistas. 
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “[...] as teorias críticas e pós-críticas também denominadas de tendências progressistas, partem de uma análise crítica do sistema capitalista, dando ênfase a finalidade sociopolítica da educação, vislumbrando minimizar as desigualdades” (livro-base, p. 90).
	
	B
	Sistemas político-educacionais. 
	
	C
	Sistema comunista. 
	
	D
	Progresso da sociedade. 
	
	E
	Sistema capitalista. 
Questão 10/10 - Currículo e Sociedade
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Os teóricos visavam a padronização dos processos pedagógicos com o objetivo de atender à escolarização, em massa, preparando os indivíduos para o sistema mecânico de produção”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 90.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base base A função do currículo no contexto escolar, relacione corretamente as tendências pedagógicas às suas características:
1 . Escola Nova
2 . Escola Tecnicista
3 . Pedagogia crítico-reprodutivista
 
(  ) Denunciam o poder hegemônico da classe dominante, ressaltando o fato de a escola ser um aparelho ideológico do Estado, que visa a partir do seu currículo tradicional formar mão-de-obra especializada. Por isso, defendem que o ensino contenha componentes crítico-reflexivos.
(  ) O professor é considerado o facilitador da aprendizagem, e o aluno é chamado a participar, é considerado ativo e participativo no processo. Sua ênfase curricular está nos processos, não nos conteúdos; assim, os conteúdos são organizados em projetos, a fim de permitir o aluno uma adaptação à sociedade.
( )  Defende o desenvolvimento das competências e habilidades específicas, assim os conteúdos curriculares são selecionados a partir deste objetivo. Busca descobrir quais os melhores recursos para ensinar tendo o professor como um técnico do ensino. 
Agora, selecione a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 - 3 - 2 
	
	B
	3 - 1 - 2 
Você acertou!
COMENTÁRIO: A sequência correta é 3, 1, 2, pois “Pedagogia crítico-reprodutivista – Considera a escola como uma instituição articulada na sociedade, que funciona como um aparelho ideológico do Estado [...] Escola Nova – [...] O professor se torna o facilitador da aprendizagem. O educando é considerado ativo, participativo, construtor do seu conhecimento [...] Escola tecnicista – Exalta a importância do desenvolvimento das competências e das habilidades específicas [...]” (livro-base, p. 91-94).
	
	C
	3 - 2 - 1 
	
	D
	1 - 2 - 3 
	
	E
	2 - 3 - 1
Questão 1/10 - Currículo e Sociedade
Leia o fragmento de texto abaixo: 
“Nesse sentido, observamos que a contribuição de dois autores americanos [...] procuram revelar a função ideológica do currículo e se mostram insatisfeitos com a abordagem técnica do currículo sendo considerado os pioneiros da tendência curricular crítica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p 64.  
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre a tendência curricular crítica, identifique a resposta correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	Foca no estudo de técnicas para planejamento curricular.
	
	B
	Defende a visão tecnicista e a importância do desenvolvimento de técnicas para elaboração curricular.
	
	C
	Dedica-se a compreender a relação entre currículo e economia, estado, ideologia, poder e cultura.
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é  alternativa correta, pois “Os dois autores interessam-se, então, por estudar as relações entre as questões curriculares e economia, estado, ideologia, poder e cultura, ao invés de se voltarem para técnicas de planejamento curricular” (livro-base, p. 64).
	
	D
	Reforça o surgimento da tendência que fez com que as análises curriculares deixassem de existir. 
	
	E
	Reforça as relações de poder que envolvem a elaboração curricular. 
Questão 2/10 - Currículo e Sociedade
Leia o excerto abaixo: 
“Com base nos aspectos estruturais, consideramos o surgimento de três dimensões também inter-relacionadas que compõem, ou devem compor, a instituição escolar [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 103.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, assinale a alternativa que apresenta corretamente as três dimensões que compõem a instituição escolar:
Nota: 10.0
	
	A
	Dimensão pedagógica, Campo organizacional e Dimensão educacional.
	
	B
	Dimensão funcional, Dimensão organizacional e Campo curricular. 
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “Dimensão funcional – Aqui entendemos a finalidade da escola, os objetivos propostos [...] Dimensão organizacional-É a maneira como a escola é, ou deve ser, organizada [...] Campo curricular – Deve ser pensado, elaborado e trabalhado  atentando para a realidade sócio-histórica [...]” (livro-base, 103-104).
	
	C
	Dimensão básica, Dimensão curricular e Campo estrutural.
	
	D
	Dimensão crítica, Campo organizacional e Dimensão reprodutivista.
	
	E
	Dimensão tecnicista, Dimensão tradicional e Campo educacional.
Questão 3/10 - Currículo e Sociedade
Leia o excerto de texto abaixo: 
“As origens do pensamento curricular no Brasil, segundo Moreira (2001), efetivam-se nas décadas de 1920 e 1930, época de mudança na sociedade [...]”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p 55.   
Considerando o excerto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre o movimento Escola Nova, identifique a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Influenciado pelo pensamento de John Dewey e o pensamento americano, fizeram reformas significativas na sistematização do currículo brasileiro.
B
	Enfatizaram muito a proposta pedagógica da escola e propuseram procedimentos detalhados de planejamento curricular.
	
	C
	Considerando a valorização dos interesses dos alunos, Anísio Teixeira inseriu a educação pública na Bahia sob os ideais escolanovistas. 
	
	D
	Localizaram as primeiras iniciativas de sistematização do processo curricular que, até então, não existia no país.
	
	E
	Criticaram as tradições pedagógicas jesuítica e tradição enciclopédica. 
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “[...] com o processo de urbanização e industrialização e de efervescências das ideias renovadoras, tendo como disseminadores os pioneiros da escola nova, principalmente no que concerne à crítica à antiga tradição pedagógica jesuítica e à tradição enciclopédica, constituindo-se em um processo que se caracterizava pela ‘reconstrução e reconstituição da experiência, um processo de melhoria permanente da eficiência individual’ [...]” (livro-base, p. 55)
Questão 4/10 - Currículo e Sociedade
Leia o fragmento de texto abaixo: 
“As teorias críticas surgem denunciando o poder da hegemonia dominante, cujos processos de convencimento, de adaptação e de perpetuação das desigualdades são reforçados pelas práticas escolares”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p 92.  
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre a Teoria Crítica, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Defende que o currículo deve ser elaborado visando a emancipação e à libertação.
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “Essa escola defende que o currículo deve ser elaborado visando à emancipação e à libertação [...]” (livro-base, p. 93).
	
	B
	Procura construir uma escola e um PPP de acordo com o interesse dos oprimidos.
	
	C
	Aponta a seleção, a informação e distribuição do conhecimento como sendo neutras e desinteressadas.
	
	D
	Busca informações voltadas aos interesses dos grupos dominantes que conduzem a formação dos cidadãos. 
	
	E
	Visa à libertação dos indivíduos, mas não sua emancipação, compreendendo que a educação deve conduzir à formação de cidadãos.
Questão 5/10 - Currículo e Sociedade
Leia o excerto de texto a seguir:
“[...] é em John Dewey que podemos encontrar primeiramente a expressão currículo [mas] a teoria desse tema só é concretizada com Franklin John Bobbitt [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 52-53.
Considerando o excerto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre currículo, relacione corretamente os autores às suas respectivas ideias: 
1. Franklin Bobbit
2. John Dewey 
( ) O valor do conhecimento sistematizado está na possibilidade do professor determinar o meio necessário para que a criança aprenda.
(  ) O foco está na prática do professor.
(  ) O foco está no aluno.
( ) O currículo subtende uma série ou conjunto de coisas que os alunos devem fazer e experimentar a fim de desenvolver habilidades que os capacitem para decisões na vida adulta. 
Agora, identifique a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	2, 1, 2, 1
	
	B
	 2, 2, 1, 1
Você acertou!
COMENTÁRIO: A sequência correta é 2, 2, 1, 1, pois “[1] afirmava que o currículo ‘é aquele conjunto ou série de coisas que as crianças e os jovens devem fazer e experimentar a fim de desenvolver habilidades que os capacitem a decidirem assuntos da vida adulta’. Bobbitt, ao contrário de Dewey, entendia o currículo tendo como foco o aluno [2] o valor dos conhecimentos sistematizados ‘está na possibilidade, que dá ao educador, de determinar o ambiente, o meio necessário à criança, e, assim, dirigir indiretamente a sua atividade mental’. Esse autor compreendia o currículo tendo como foco a prática do professor” (livro-base, p. 52-53).
	
	C
	2, 1, 2, 1
	
	D
	2, 1, 1, 2
	
	E
	1, 1, 2, 2 
Questão 6/10 - Currículo e Sociedade
Leia o excerto de texto abaixo:
“As adaptações curriculares são os ajustes, as modificações feitas no currículo para adequá-lo às necessidades específicas dos educandos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 129.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre as adaptações curriculares de pequeno porte, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	São de responsabilidade do professor juntamente com as instâncias político-administrativas superiores.
	
	B
	Se referem à colocação de rampas na escola e a compra de materiais específicos para determinado tipo de deficiência, por exemplo.
	
	C
	São aquelas que cabem ao professor, a fim de realizar e fornecer a aprendizagem aos alunos.
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “[...] as adaptações curriculares de grande porte ‘são aquelas que extrapolam a área de ação do professor que são da competência formal dos órgãos superiores da política e da administração pública e da administração educacional’ [...] enquanto as adaptações curriculares de pequeno porte ‘são aquelas ações que cabem a você, professor, implementar em sua sala de aula, a fim de fornecer a aprendizagem e seus alunos” (livro-base, p. 130).
	
	D
	Desconsidera ações de natureza política, administrativa, financeira e burocrática.
	
	E
	Se referem à procura por cursos para o ensino de Libras.
Questão 7/10 - Currículo e Sociedade
Leia o excerto abaixo: 
“Para Dewey, o valor dos conhecimentos sistematizados ‘está na possibilidade, que dá ao educador, de determinar o ambiente, o meio necessário à criança, e, assim, dirigir indiretamente a sua atividade mental'”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 52.
Considerando o excerto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre John Dewey e sua influência na educação brasileira, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Em sua proposta o aluno é tido como receptor de conhecimentos e tem liberdade para escolha de experiências educacionais.
	
	B
	Considera que o valor do conhecimento está ligado à sua atividade prática desde que o professor seja o mediador das atividades.
	
	C
	Sua visão repousa sobre a prática do professor e sua formação.
	
	D
	Sua teoria dá destaque a elaboração curricular atenta aos interesses do alunado.
	
	E
	Sua concepção curricular tem como foco a prática do professor com ênfase em propostas de experiências a serem vivenciadas pelos alunos.
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “Esse autor compreendia o currículo tendo como foco a prática do professor [...] De plano de estudos o conceito evolui para a visão de currículo como a totalidade de experiências vivenciadas pela criança, sob a orientação da escola [...]” (livro-base, p. 52).
Questão 8/10 - Currículo e Sociedade
Leia o fragmento de texto:
“Outro órgão que teve uma grande influência no pensamento pedagógico [foi] o Programa de Assistência Brasileiro-Americano ao Ensino Elementar (Pabaee) [...] o qual podemos considerar o primórdio dos acordos que mais tarde se concretizariam com o tecnicismo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 61.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre a pedagogia tecnicista, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Considera os pensamentos de Pierre Bourdieu, Louis Althusser e Jean-Claude Passeron.
B
	Incentiva o desenvolvimento de novos recursos trazidos pelas tecnologias da informação e comunicação.
	
	C
	Prioriza o ensino voltado para a reflexão crítica e para projetos que buscam o fim das desigualdades.
	
	D
	Enfatiza a produtividade e a eficiência. 
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta, pois “O tecnicismo foi introduzido no Brasil no final de 1960, com ênfase na produtividade. Os marcos da implantação do modelo tecnicista são a Leinº5.540/1968*, referente ao ensino universitário, e a Lei nº 5.692/1971**, referente ao ensino de 1º e 2º graus, sendo que este último, especificamente sob uma concepção produtivista, ‘pretendeu moldar todo o ensino brasileiro por meio da pedagogia tecnicista [...]” (livro-base, p. 61).
	
	E
	Busca incitar o ensino da arte com o intuito de estimular a criatividade e a imaginação da criança.
Questão 9/10 - Currículo e Sociedade
Leia o excerto a seguir: 
“Os autores brasileiros que discutem o currículo se apropriaram, na maioria das vezes, da produção estrangeira para propor políticas públicas para a educação, que influenciaram diretamente na concepção curricular”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 27.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre a referência na estrutura do currículo, assinale a alternativa correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	Teve como referência o campo curricular americano.
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “O campo curricular brasileiro se estruturou tendo como referência o campo curricular americano, por meio dos acordos estabelecidos entre esses países, especialmente nos governos militares” (livro-base, p. 27).
	
	B
	Sua referência partiu de algumas instituições que já existiam na época.
	
	C
	As políticas públicas brasileiras interferiram na constituição do currículo. 
	
	D
	A transferência curricular estrangeira e as nacionais influenciou na estruturação do currículo. 
	
	E
	O campo curricular brasileiro não sofreu influências. 
Questão 10/10 - Currículo e Sociedade
Leia o pequeno fragmento: 
“É necessário superar, também, a concepção de que o conhecimento seja apenas informação”.    
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p 38.   
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre Conhecimento e Informação, relacione os itens a seguir: 
1. Conhecimento 
2. Informação 
(   ) Está presente na mídia em geral: internet, jornais e outros veículos de comunicação.
(  ) Possibilita ao aluno, ao ser ensinado na escola, o desenvolvimento de formas de pensamento (conceitual) diferentes das que constitui na vida cotidiana.
(  ) Por ser ordenado possibilita a ampliação e reorganização a partir de mais conhecimentos e informações. 
Agora, selecione a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	2, 1, 2
	
	B
	1, 1, 2
	
	C
	1, 2, 2
	
	D
	2, 1, 1
Você acertou!
COMENTÁRIO: A sequência correta é 2, 1, 1, pois “Podemos observar constantemente a confusão entre conhecimento e informação. Esta última, disponível na mídia em geral, na internet, nos demais veículos de comunicação, não pode ser considerada como um conhecimento formal, pois a informação precisa ser analisada, interpretada e mediada pelo professor. [...] O conhecimento resulta da organização de informações e redes de significados. Esta organização não é uma organização qualquer, pois deve ser possível de ser ampliada por novos atos de conhecimento, por outras informações ou, ainda, ser reorganizada em função de atividades específicas à apropriação do conhecimento. Quando ao ser humano é ensinado algum conteúdo de alguma área do conhecimento formalmente organizado, ele estabelece formas de pensamento (conceitual) muito diversas das que constitui nas atividades da vida cotidiana” (livro-base, p. 38)
	
	E
	2, 2, 1
Questão 1/10 - Currículo e Sociedade
Leia o pequeno fragmento: 
“É necessário superar, também, a concepção de que o conhecimento seja apenas informação”.    
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p 38.   
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre Conhecimento e Informação, relacione os itens a seguir: 
1. Conhecimento 
2. Informação 
(   ) Está presente na mídia em geral: internet, jornais e outros veículos de comunicação.
(  ) Possibilita ao aluno, ao ser ensinado na escola, o desenvolvimento de formas de pensamento (conceitual) diferentes das que constitui na vida cotidiana.
(  ) Por ser ordenado possibilita a ampliação e reorganização a partir de mais conhecimentos e informações. 
Agora, selecione a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	2, 1, 2
	
	B
	1, 1, 2
	
	C
	1, 2, 2
	
	D
	2, 1, 1
Você acertou!
COMENTÁRIO: A sequência correta é 2, 1, 1, pois “Podemos observar constantemente a confusão entre conhecimento e informação. Esta última, disponível na mídia em geral, na internet, nos demais veículos de comunicação, não pode ser considerada como um conhecimento formal, pois a informação precisa ser analisada, interpretada e mediada pelo professor. [...] O conhecimento resulta da organização de informações e redes de significados. Esta organização não é uma organização qualquer, pois deve ser possível de ser ampliada por novos atos de conhecimento, por outras informações ou, ainda, ser reorganizada em função de atividades específicas à apropriação do conhecimento. Quando ao ser humano é ensinado algum conteúdo de alguma área do conhecimento formalmente organizado, ele estabelece formas de pensamento (conceitual) muito diversas das que constitui nas atividades da vida cotidiana” (livro-base, p. 38)
	
	E
	2, 2, 1
Questão 2/10 - Currículo e Sociedade
Leia o trecho a seguir: 
“Currículo é transformação, não apenas no que se refere a mudar o sentido, de ir por outro caminho, mas de buscar novas tentativas, novas soluções, novas conquistas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 25.
Considerando o trecho acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre elaboração de currículo, assinale a alternativa correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	Aplicação é direta. 
	
	B
	Relação direta com aspectos sociais. 
	
	C
	Pautada somente nos princípios da escola. 
	
	D
	Compreendido como práxis pedagógicas
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “[...] podemos destacar que o currículo escolar deve ser pensado, refletido e compreendido como práxis pedagógicas. A sua concretização se realiza no fazer pedagógico [...]” (Livro Base, p. 26).
	
	E
	Desconsidera as diretrizes da escola. 
Questão 3/10 - Currículo e Sociedade
Leia o trecho de texto abaixo:
“Falar da realidade como algo parado, estático, compartimentado e bem comportado, quando não falar ou dissertar sobre algo completamente alheio à experiência existencial dos educandos vem sendo, realmente, a suprema inquietação desta educação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 108.
Considerando o trecho acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, identifique a alternativa que apresenta corretamente a crítica de Paulo Freire a respeito da educação fragmentada: 
Nota: 0.0
	
	A
	Critica os professores, que precisam estar sempre atentos às demandas dos alunos.
	
	B
	Critica o processo de seleção e organização dos conteúdos de cada área. 
	
	C
	Critica
a ideia de aprendizado padronizado. 
	
	D
	Critica os conteúdos que são retalhos da realidade.
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “Nela, o educando aparece com seu indiscutível agente, como o seu real sujeito, cuja tarefa indeclinável é “encher” os educandos de sua narração. Conteúdos que são retalhos da realidade desconectados da totalidade em que engendram e em cuja visão ganhariam significação” (livro-base, p. 108).   
	
	E
	Critica o olhar pedagógico, que julga ser muito lento. 
Questão 4/10 - Currículo e Sociedade
Leia o trecho de texto a seguir:
“Neste momento histórico, a educação brasileira vivenciou uma grande ruptura e toda a organização metodológica e curricular foi levada embora com os jesuítas”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p 83. 
Considerando o trecho acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, o ensino jesuítico era considerado: 
Nota: 10.0
	
	A
	Individualista. 
	
	B
	Reconstrutor. 
	
	C
	Dogmático. 
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “As críticas ao ensino jesuítico ocorreram fortemente no século XVIII, crescendo com o suporte das ideias iluministas, as quais defendiam que a escola precisava ser leiga (não religiosa) e livre (independente de privilégios de classes). O ensino jesuítico foi considerado excessivamente dogmático, decadente, autoritário e ultrapassado" (livro base, p. 83). 
	
	D
	Magistral.
	
	E
	Igualitário. 
Questão 5/10 - Currículo e Sociedade
Leia o excerto de texto abaixo:
“O ensino jesuítico corresponde ao nosso primeiro modelo de educação, durando 210 anos, ou seja, de 1549 a 1759, quando os jesuítas foram expulsos por Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pomba [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 82.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, assinale a alternativa que apresenta corretamente o intuito de Marquês de Pombal ter expulsado os jesuítas: 
Nota: 10.0
	
	A
	Aumentar o poder português e a arrecadação financeira a fim de engordar seus cofres.
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “O ensino jesuítico corresponde ao nosso primeiro modelo de educação, durando 210 anos, ou seja, de 1549 a 1759, quando os jesuítas foram expulsos por Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal* - estadista português enviado ao Brasil com o objetivo de aumentar a arrecadação, ampliando os cofres portugueses” (livro-base, p. 82).
	
	B
	Implantar um novo plano de ensino articulado pela Coroa Portuguesa.
	
	C
	Aliançar mais nativos em prol do programa financeiro e educacional articulado pelo Marquês de Pombal. 
	
	D
	Combater o analfabetismo que era alto por descaso dos jesuítas. 
	
	E
	Articular aumento da arrecadação para os cofres da Coroa à melhoria da educação nacional. 
Questão 6/10 - Currículo e Sociedade
Leia o extrato de texto abaixo: 
“[...] Exalta a importância do desenvolvimento das competências e das habilidades específicas, excluindo aqueles alunos que não se tornam aptos para as funções produtivas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p 92.  
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre pedagogia tecnicista, assinale a alternativa correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	Seu objetivo é fazer com que o aluno seja visto como condutor de seu processo de aprendizagem, dando ênfase ao seu potencial reflexivo.
	
	B
	Seu objetivo é tornar o orientador educacional um técnico do ensino que transmitirá aos alunos os conteúdos pertinentes.
	
	C
	Sua centralidade está na busca dos melhores recursos de ensino.
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta alternativa é a correta, pois “Escola tecnicista – exalta a importância do desenvolvimento das competências e das habilidades específicas, excluindo aqueles alunos que não se tornam aptos para as funções produtivas. Centra-se nos melhores recursos de ensino. (livro-base, p. 92)
	
	D
	Seus princípios filosóficos são elaborados  a partir de conteúdos disponibilizados aos alunos através do livro didático.
	
	E
	Seu intuito é transmitir aos alunos os conteúdos que o professor definir como pertinente, desde que a coordenação pedagógica esteja ciente.  
Questão 7/10 - Currículo e Sociedade
Leia o excerto abaixo: 
“Com base nos aspectos estruturais, consideramos o surgimento de três dimensões também inter-relacionadas que compõem, ou devem compor, a instituição escolar [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 103.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, assinale a alternativa que apresenta corretamente as três dimensões que compõem a instituição escolar:
Nota: 10.0
	
	A
	Dimensão pedagógica, Campo organizacional e Dimensão educacional.
	
	B
	Dimensão funcional, Dimensão organizacional e Campo curricular. 
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “Dimensão funcional – Aqui entendemos a finalidade da escola, os objetivos propostos [...] Dimensão organizacional-É a maneira como a escola é, ou deve ser, organizada [...] Campo curricular – Deve ser pensado, elaborado e trabalhado  atentando para a realidade sócio-histórica [...]” (livro-base, 103-104).
	
	C
	Dimensão básica, Dimensão curricular e Campo estrutural.
	
	D
	Dimensão crítica, Campo organizacional e Dimensão reprodutivista.
	
	E
	Dimensão tecnicista, Dimensão tradicional e Campo educacional.
Questão 8/10 - Currículo e Sociedade
Leia o extrato de texto: 
“Convertida em pedagogia oficial, foi encampada pelo aparelho do Estado, que procurou difundi-la e implementá-la em todas as escolas do país”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 61.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre a pedagogia tecnicista, identifique a alternativa correta: 
Nota: 0.0
	
	A
	Seu objetivo era a formação do indivíduo para o mercado de trabalho.
	
	B
	Seu enfoque era em educação inclusiva. 
	
	C
	Seu objetivo era desenvolver a competência teórica e técnica do aluno.
	
	D
	Sua ênfase era na produtividade.
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “ O tecnicismo foi introduzido no Brasil no final de 1960, com ênfase na produtividade. Os marcos da implementação do modelo tecnicista são a Lei nº 5,540/1968, referente ao ensino universitário, e a Lei nº 5.692/1971, referente ao ensino de 1º e 2º grau [...]” (livro-base, p. 61).
	
	E
	Seu foco era o contexto político econômico. 
Questão 9/10 - Currículo e Sociedade
Leia o fragmento de texto: 
“Podemos inferir desses dois métodos relatados - método Lancaster e método intuitivo – que são experiências estrangeiras que, transferidas para o Brasil, tiveram adaptações e encontraram resistências [...] dada a força da igreja católica e da pedagogia tradicional”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 51.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, relacione os métodos listados abaixo às suas respectivas características:
1. Método Lancaster
2. Métodos Intutitivo 
( ) Foi a base do ensino, principalmente em São Paulo, na última década do século XIX,
tendo como finalidade resolver os problemas de ineficiência do ensino.
( ) Estava relacionado aos materiais didáticos como suporte físico, como quadros negros, gravuras, globos, mapas, entre outros, que começaram a ser disseminados a partir das exposições universais.
( ) Também chamado de método de ensino mútuo.
( )Baseava-se no aproveitamento de alunos adiantados para auxiliarem o professor em classes numerosas.
 
Agora, identifique a alternativa que apresenta a sequência correta:  
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 1 – 2 – 2
	
	B
	2 – 1 – 2 – 1
	
	C
	1 – 2 – 1 – 2
	
	D
	2 – 2 – 1 – 1
Você acertou!
COMENTÁRIO: A sequência correta é 2 – 2 – 1 – 1, pois “[1] o métodos de ensino mútuo, também chamado de método Lancaster, oficializado em 1827, que se baseava no aproveitamento de alunos adiantados para auxiliarem o professor em classes numerosas [2] o método intuitivo foi a base do ensino, principalmente em São Paulo, na última década do século XIX, tendo como finalidade resolver os problemas de ineficiências do ensino. Esse método estava relacionado aos materiais didáticos como suporte físico, como quadros negros, gravuras, globos, mapas, entre outros, que começaram a ser disseminados a partir das exposições universais” (livro-base, 50-51).
	
	E
	1 – 2 – 2 – 1
Questão 10/10 - Currículo e Sociedade
Leia o trecho abaixo: 
“A elaboração da proposta pedagógica é pontuada como tarefa dos professores que fazem parte do estabelecimento de ensino. Muito embora cada escola possa elaborar sua proposta, esta deve atender às exigências legais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 164.
Considerando o trecho acima e de acordo com a Aula 1 (vídeo 6, tema 5: Proposta pedagógica e organização curricular), identifique a alternativa que indica corretamente como deve ser elaborada a proposta pedagógica de uma escola: 
Nota: 10.0
	
	A
	Individualmente. 
	
	B
	Coletivamente.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "A proposta pedagógica, primeiro, é resultado de uma construção coletiva [...]  É impostante fazer as discussões a respeito da proposta pedagógica [...] Uma proposta pedagógica é construída coletivamente" (Aula 1, vídeo 6, tema 5, 1'21" a 2'40"). 
	
	C
	Em séries.
	
	D
	Particular. 
	
	E
	Detalhado. 
Questão 1/10 - Currículo e Sociedade
Leia o excerto a seguir: 
“Os autores brasileiros que discutem o currículo se apropriaram, na maioria das vezes, da produção estrangeira para propor políticas públicas para a educação, que influenciaram diretamente na concepção curricular”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 27.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre a referência na estrutura do currículo, assinale a alternativa correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	Teve como referência o campo curricular americano.
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “O campo curricular brasileiro se estruturou tendo como referência o campo curricular americano, por meio dos acordos estabelecidos entre esses países, especialmente nos governos militares” (livro-base, p. 27).
	
	B
	Sua referência partiu de algumas instituições que já existiam na época.
	
	C
	As políticas públicas brasileiras interferiram na constituição do currículo. 
	
	D
	A transferência curricular estrangeira e as nacionais influenciou na estruturação do currículo. 
	
	E
	O campo curricular brasileiro não sofreu influências. 
Questão 2/10 - Currículo e Sociedade
Leia o extrato de texto abaixo: 
“Escola nova - Ensaia uma aproximação da realidade dos educandos com base em uma proposta de elaboração de projetos focada nos interesses apresentados na sala de aula”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p 91.  
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre o movimento Escola Nova e sua ênfase curricular, identifique a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	A ênfase curricular não está nos conhecimentos, mas, sim, nos processos de aprendizagem.
COMENTÁRIO: Esta é a resposta correta, pois “O professor se torna o facilitador de aprendizagem. O educando é considerado ativo, participativo, construtor do seu conhecimento. A ênfase curricular não está nos conteúdos, mas, sim, nos processos de aprendizagem, na descoberta e no respeito aos diferentes ritmos” (livro-base, p. 91).
	
	B
	A ênfase curricular está interligada as relações, pois o aluno precisa aprender a conviver em sociedade.
	
	C
	A ênfase curricular está voltada às relações interpessoais, que fará com que o aluno se desenvolva dentro da escola.  
	
	D
	A ênfase curricular está nos conhecimentos que estão interligados ao processo de aprendizagem.
	
	E
	A ênfase curricular está relacionada aos conhecimentos e ao nível de aprendizagem dos alunos. 
Questão 3/10 - Currículo e Sociedade
Leia o trecho abaixo: 
“A elaboração da proposta pedagógica é pontuada como tarefa dos professores que fazem parte do estabelecimento de ensino. Muito embora cada escola possa elaborar sua proposta, esta deve atender às exigências legais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 164.
Considerando o trecho acima e de acordo com a Aula 1 (vídeo 6, tema 5: Proposta pedagógica e organização curricular), identifique a alternativa que indica corretamente como deve ser elaborada a proposta pedagógica de uma escola: 
Nota: 10.0
	
	A
	Individualmente. 
	
	B
	Coletivamente.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "A proposta pedagógica, primeiro, é resultado de uma construção coletiva [...]  É impostante fazer as discussões a respeito da proposta pedagógica [...] Uma proposta pedagógica é construída coletivamente" (Aula 1, vídeo 6, tema 5, 1'21" a 2'40"). 
	
	C
	Em séries.
	
	D
	Particular. 
	
	E
	Detalhado. 
Questão 4/10 - Currículo e Sociedade
Leia o fragmento de texto: 
“Podemos inferir desses dois métodos relatados - método Lancaster e método intuitivo – que são experiências estrangeiras que, transferidas para o Brasil, tiveram adaptações e encontraram resistências [...] dada a força da igreja católica e da pedagogia tradicional”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 51.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, relacione os métodos listados abaixo às suas respectivas características:
1. Método Lancaster
2. Métodos Intutitivo 
( ) Foi a base do ensino, principalmente em São Paulo, na última década do século XIX, tendo como finalidade resolver os problemas de ineficiência do ensino.
( ) Estava relacionado aos materiais didáticos como suporte físico, como quadros negros, gravuras, globos, mapas, entre outros, que começaram a ser disseminados a partir das exposições universais.
( ) Também chamado de método de ensino mútuo.
( )Baseava-se no aproveitamento de alunos adiantados para auxiliarem o professor em classes numerosas.
 
Agora, identifique a alternativa que apresenta a sequência correta:  
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 1 – 2 – 2
	
	B
	2 – 1 – 2 – 1
	
	C
	1 – 2 – 1 – 2
	
	D
	2 – 2 – 1 – 1
Você acertou!
COMENTÁRIO: A sequência correta é 2 – 2 – 1 – 1, pois “[1] o métodos de ensino mútuo, também chamado de método Lancaster, oficializado em 1827, que se baseava no aproveitamento de alunos adiantados para auxiliarem o professor em classes numerosas [2] o método intuitivo foi a base do ensino, principalmente
em São Paulo, na última década do século XIX, tendo como finalidade resolver os problemas de ineficiências do ensino. Esse método estava relacionado aos materiais didáticos como suporte físico, como quadros negros, gravuras, globos, mapas, entre outros, que começaram a ser disseminados a partir das exposições universais” (livro-base, 50-51).
	
	E
	1 – 2 – 2 – 1
Questão 5/10 - Currículo e Sociedade
Leia o seguinte excerto de texto:
“Os estudos sobre o currículo começam a ser mais efetivos a partir da criação desse órgão, primeiramente por este ser responsável pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 60.
Considerando o excerto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre a finalidade da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, identifique a alternativa correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	Falar sobre o ensino profissionalizante sob uma visão mais conservadora.
	
	B
	Discutir sobre a educação e os teóricos da escola nova.
	
	C
	Atender as necessidades da criança e adequação do currículo.
	
	D
	Discutir os problemas educacionais e difundir o pensamento pedagógico vigente.
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “[...] tinha como finalidade discutir os problemas educacionais e difundir o pensamento pedagógico vigente, e, em segundo, pela criação de órgãos subordinados a ele, com a finalidade de organizar ações, como cursos sobre currículo e metodologia” (livro-base, p. 60).
	
	E
	Adequar o currículo aos interesses sociais do meio.
Questão 6/10 - Currículo e Sociedade
Leia o excerto de texto abaixo:
“O surgimento de uma educação inclusiva implica uma flexibilidade pedagógica e curricular no sentido de modificar atitudes tradicionais e romper preconceitos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 122.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre educação inclusiva, assinale a alternativa correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	Enfatiza que uns nasceram para aprender e outros não.
	
	B
	Considera que é necessário criar ambientes acolhedores para evitar a discriminação.
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “Para tanto, faz-se necessário criar ambientes acolhedores para que as diferenças individuais não se tornem motivos de qualquer tipo de discriminação que redunde na desigualdade de direitos e de oportunidades” (livro-base, p. 122).
	
	C
	Reconhece que todos os educandos tem as mesmas habilidades e capacidades para aprender.
	
	D
	Discute-se sobre igualdade que compõem cada turma, originando a necessidade de repensar essa formação.
	
	E
	Afirma que as escolas necessitam de construção de medidas educacionais que atendam a todos, independente de suas potencialidades.
Questão 7/10 - Currículo e Sociedade
Leia o trecho a seguir: 
"No final da década de 60 e na década de 70, desenvolvem-se, nos Estados Unidos e na Inglaterra, estudos no campo do currículo que inauguram a teoria crítica".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p 63.
Considerando o trecho acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre a Teoria Crítica de Currículo, assinale a alternativa correta: 
Nota: 0.0
	
	A
	Procura revelar a função ideológica do currículo pensando em sua abordagem técnica. 
	
	B
	Analisa e apoia o currículo vigente nos EUA, por considerá-lo o modelo ideal.
	
	C
	Começa a surgir a partir dos estudos de Bordieu, Passeron e Althusser.
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “[...] mesmo com as ideias inovadoras, o que predominava era a tendência não crítica, fato que começa a mudar na década de 1970, quando estudos de Pierre Bordieu, Jean-Claude, Passeron e Louis Althusser assinalam a escola como reprodutora e marginalizadora, em prol de uma classe dominante que detém o poder” (livro-base, p. 63).
	
	D
	Considera a escola como reprodutora, atendendo a interesses das classes que detém o poder.
	
	E
	Tinha como objetivo a exatidão, a reordenação do processo educativo de maneira que o torne prático.
Questão 8/10 - Currículo e Sociedade
Leia o excerto de texto a seguir:
“Estas concepções de currículo pautam-se em uma visão redentora frente à relação educação e sociedade [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 54.
Considerando o excerto acima e os conteúdos do livro-base base A função do currículo no contexto escolar, sobre a visão de Tyler a respeito do currículo, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Reconhecer a escola como uma instituição inclusiva.
	
	B
	Identificar a escola como uma instituição segregadora.
	
	C
	Segmentar a escola.
	
	D
	Adaptar a escola e o currículo à ordem capitalista. 
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “Estas concepções de currículo pautam-se em uma visão redentora frente à relação educação e sociedade [...] mas defendendo e articulando um mesmo objetivo - Adaptar a escola e o currículo à ordem capitalista, com base nos princípios de ordem, racionalidade e eficiência” (livro-base, p. 54).
	
	E
	Diferenciar a escola das instituições privadas.
Questão 9/10 - Currículo e Sociedade
Leia o fragmento de texto abaixo: 
“Apesar de muitas críticas às teorias anteriores, as teorias crítico-reprodutivistas não apresentam uma proposta político-pedagógica bem delineada [...] Pedagogia histórico-crítica – defende uma organização curricular com base nas áreas de conhecimentos [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p 93-94.  
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, relacione as teorias críticas e pós-críticas às suas respectivas características:
1. Pedagogia Crítico-reprodutivista
2. Pedagogia Histórico-crítica
 
(  ) Enfatiza a valorização da subjetividade do educando, considerando o professor o mediador da aprendizagem.
(  ) Considera a escola como um aparelho ideológico do Estado que privilegia a cultura de elite e assim produz com seu ensino violências simbólicas.
(  ) Não apresenta uma proposta político-pedagógica bem elaborada que auxilie os professores na construção de sua prática.
Agora, selecione a sequência certa:
Nota: 0.0
	
	A
	1,1,2
	
	B
	2,1,1
COMENTÁRIO: A sequência correta é 2,1,1, pois “A Pedagogia Crítico-reprodutivista - considera a escola como uma instituição articulada na sociedade, que funciona como um aparelho ideológico do Estado [...] Apenas das muitas críticas às teorias anteriores, as teorias crítico reprodutivas não apresentam uma proposta político-pedagógica bem delineada que forneça aos educadores subsídios suficientes para a construção de suas práxis [...] Pedagogia histórico-crítica – Defende uma organização curricular com base em áreas de conhecimento nas quais as múltiplas dimensões de conteúdo sejam integradas e inter-relacionadas entre si [...] Enfatiza que os conteúdos universais e culturais devem ser trabalhados com base na relação direta de experiências trazidas da realidade social e confrontadas com o conhecimento sistematizado. (livro-base, p. 93-94)
	
	C
	1,2,1
	
	D
	2,2,1
	
	E
	2,1,2
Questão 10/10 - Currículo e Sociedade
Leia o trecho de texto a seguir:
“Neste momento histórico, a educação brasileira vivenciou uma grande ruptura e toda a organização metodológica e curricular foi levada embora com os jesuítas”.  
Após esta avaliação,
caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p 83. 
Considerando o trecho acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, o ensino jesuítico era considerado: 
Nota: 10.0
	
	A
	Individualista. 
	
	B
	Reconstrutor. 
	
	C
	Dogmático. 
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “As críticas ao ensino jesuítico ocorreram fortemente no século XVIII, crescendo com o suporte das ideias iluministas, as quais defendiam que a escola precisava ser leiga (não religiosa) e livre (independente de privilégios de classes). O ensino jesuítico foi considerado excessivamente dogmático, decadente, autoritário e ultrapassado" (livro base, p. 83). 
	
	D
	Magistral.
	
	E
	Igualitário.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais