Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
Estetica_Gabarito

Pré-visualização | Página 1 de 4

(SOC2512 / CD1 / 3º Período EAD 2019) Estética
QUESTÃO 01
A Estética vem do grego aisthesis, e significa "faculdade de sentir”, na filosofia seus estudos são de grande valia para a compreensão da sensibilidade humana e dos juízos de gosto que fazemos no nosso dia-a-dia. Desde a antiguidade, a preocupação com a beleza e seus questionamentos era objeto de estudos dos principais pensadores da época: Sócrates, Platão e Aristóteles. Porém, em cada época, os estudos estéticos foram guiados por tendências próprias da época as quais elas foram analisadas. Assinale a alternativa que corresponda à preocupação estética desenvolvida no período antigo:
Escolha uma:
a. A estética antiga tentava solucionar o problema da harmonização do cosmo, analisando de um ponto de vista estético, a natureza.
b. A preocupação da estética na antiguidade era a relação com a epistemologia, buscando unir conhecimento e beleza.
c. A estética antiga buscava a análise das categorias internas do sujeito, que determinam o juízo estético.
d. A filosofia estética buscava formar um ideal pedagógico, relacionando a análise moral com a investigação da estética. 
e. A filosofia estética antiga buscava resolver o problema da universalidade e subjetividade dos juízos estéticos da época.
QUESTÃO 02
A filosofia da arte se distingue da estética a partir do momento que ela excede os limites estéticos, a arte não se limita na produção do belo, ela se utiliza do belo para o seu desenvolvimento, mas o foco é a própria arte que muitas vezes não entra em concordância com os juízos estéticos da época. Por isso, a estética se desvincula das artes e se concentra em uma autoreflexão, como por exemplo, a extensão dos juízos estéticos, considerando uma beleza objetiva válida para todo o mundo.
Assinale a alternativa que indique o filósofo que realizou a primeira crítica sobre os pressupostos da estética objetiva:
Escolha uma:
a. A filosofia de Kant discute até que ponto os juízos tem seu grau de objetividade, sendo somente possível seu questionamento por meio da razão.
b. A filosofia empirista de Hume buscou encontrar bases críticas para derrubar a visão objetivista da estética, afirmando que está na mente das pessoas 
c. Hegel foi o primeiro pensador a defender o caráter subjetivo dos juízos estéticos, afirmando que gosto não se discute e cada um tem o seu.
d. O filósofo Platão foi o primeiro pensador a formular críticas ao caráter objetivo da estética, alegando que a beleza é diferente para cada pessoa.
e. Aristóteles acredita que os fundamentos da bela objetivista eram frágeis, pois não temos acesso ao ideal da verdadeira beleza.
QUESTÃO 03
Além da imaginação, outra peça fundamental para o desenvolvimento do senso estético, é o sentimento. Só através dele, o homem entra em acordo com a natureza, tirando dela, todo o referencial de beleza e harmonia. Quando o homem desperta o sentimento e sensibilidade, não é simplesmente em relação a uma obra, mas sim em relação ao um todo, ao mundo que se descortina em toda a sua profundidade.
Assinale a alternativa que indique a relação entre sentimento e conhecimento:
Escolha uma:
a. O sentimento é conhecimento porque através da análise histórica, foi constatada a dialética existente entre ambos.
b. O sentimento é conhecimento porque representa uma forma lógica e racional de perceber o mundo.
c. O sentimento é conhecimento pelo fato que ambas atuam na mesma área epistemológica, analisando a origem do conhecimento.
d. O sentimento é conhecimento na medida em que ele representa o mundo em sua totalidade e imparcialidade.
e. O sentimento é conhecimento porque esclarece o que motiva a emoção e porque é irrefletido e supõe para a empatia. 
QUESTÃO 04
As artes nem sempre tiveram a mesma função, com o decorrer do tempo, essas funções foram sofrendo alterações e ganhando outros significados. Dependendo o período histórico que aquela arte vive, ela ganha uma função de representação da natureza, em outra época, a mesma arte pode ter uma função de comunicação. O trabalho do filósofo é identificar as funções dessas artes para que não ocorra um erro de interpretação das artes.
Assinale a alternativa que corresponda à função da arte utilitária:
Escolha uma:
a. A arte utilitária preocupa-se com a forma de apresentação da obra, ela gera uma valorização da consciência e da intuição.
b. A arte utilitária é aquela que representa a natureza como ela realmente é, assim a obra se torna um espelho da natureza.
c. A arte utilitária é aquela que serve ou é útil para alguma coisa, ela é o meio para atingir algo objetivo específico. 
d. A arte utilitária busca compreender o desenvolvimento histórico e social causado pelo modo de produção das artes ao longo da história.
e. A arte utilitária tem como função, a reprodução dos conteúdos oníricos dos homens, representando os seus sonhos.
QUESTÃO 05
A análise da beleza inicia na Grécia antiga, principalmente sua forma de manifestação nas artes criadas pelas pessoas. O naturalismo que se inicia na Grécia marcou profundamente toda arte ocidental desde a antiguidade até o século XIX.
Assinale a alternativa que corresponde à definição de naturalismo grego:
Escolha uma:
a. O naturalismo grego tem como função, levar para a maioria das pessoas a ideia da forma que é superior ao conteúdo.
b. O Naturalismo grego é a forma de produzir arte levando em consideração, a imaginação do artista e sua criatividade.
c. O naturalismo grego visa utilizar a arte para representar a os diálogos filosóficos nos quadros artísticos, com finalidade de educar.
d. O Naturalismo grego é a ambição de colocar diante do observador uma semelhança convincente das aparências reais das coisas. 
e. O naturalismo grego se define como a busca da natureza perdida do ser humano, representando essa perdição em quadros.
QUESTÃO 06
Na filosofia platônica, a estética está inerentemente relacionada com outras duas áreas: a moral e a epistemologia. Todavia, Platão vê essa relação como algo negativo, pois gera um impedimento do homem em conhecer realmente a verdade e de participar da ideia do bem superior, a qual seria a finalidade da filosofia, levar o homem a verdade.
Assinale a alternativa que represente o caráter negativo da estética de acordo com Platão:
Escolha uma:
a. O estudo do belo se caracteriza pela negação de toda arte sensível, sendo somente considerada arte verdadeira, a arte racional.
b. A beleza se utiliza de ideologias que afasta o homem da realidade, alienando-o de toda crítica social e política da sociedade.
c. O belo seria a cópia da cópia do mundo sensível, por isso seu caráter é negativo, pois ela afasta ainda mais o homem da verdade. 
d. O belo prende o homem na realidade sensível, afastando-o de qualquer reflexão sobre o futuro e s problemas da humanidade.
e. A beleza se utiliza de artifícios para atingir suas finalidades, por isso o homem manipula a beleza para proveito próprio.
QUESTÃO 07
Na filosofia idealista platônica, nem todas as artes tem uma função negativa em relação a verdade, a poesia ganha espaço privilegiado na crítica estética fundamentada pelo filósofo Platão. Diferente do artista, que busca imitar as coisas materiais e assim cria meios que afasta o homem cada vez mais da verdade, fazendo-o apegar mais nas coisas sensíveis e “falsas”, o poeta trás uma grande contribuição para o entendimento da verdade e das Ideias.
Assinale a alternativa que represente a função da poesia na teoria estética de Platão:
Escolha uma:
a. A poesia faz o homem questionar a sua atual situação socioeconômica, elevando ele a agir de acordo com as tendências de esquerda partidária.
b. A poesia instiga a lembrança da beleza eterna, reacendendo o desejo infinito do Belo, a fim de prepará-la para o voo de retorno ao mundo inteligível. 
c. A poesia mostra a contradição existente na realidade, afirmando o movimento dialético como o método legítimo de entendimento da realidade.
d. A poesia eleva o espírito idealista do homem, fazendo-o entender o real sentido das coisas materiais, através de uma dimensão fenomênica.
e. A poesia prepara a alma
Página1234