A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
ATIVIDADE DE REFORÇO DE CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA 10

Pré-visualização | Página 1 de 1

Aluno: Tiago Rocha do Nascimento RA: 1201910423
Professor: Cristiano
Curso: Engenharia Elétrica 5° período
Disciplina: conservação de energia
ATIVIDADE DE REFORÇO DE CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA 
10/02/2021 
 
Com base nos dois vídeos que estão em anexo no corpo da aula de hoje: 
 	Como funcionam os motores elétricos e  	A verdadeira história de Nikola Tesla. 
Responda as perguntas abaixo: 
1. Defina. Motores Assíncrono e Síncrono. 
Motores assíncronos: motores assíncronos ou de indução são motores mais baratos, e por isso mais utilizado por seu valor, esse motor pode utilizar corrente trifásica, bifásica ou monofásica, seu rotor estar exercitado pelo estator e sua velocidade de rotação não é proporcional a frequência de alimentação ou seja a velocidade do rotor é menor que a do campo girante devido ao escorregamento.
Motores síncronos: são motores elétricos que sua velocidade de rotação é proporcional a frequência de alimentação, este motor pode ter o estator constituído por um eletroímã ou por bombas alimentadas por corrente contínua ou por imãs permanentes no caso de ser trifásico. Seu campo magnético do rotor é independente do campo do estator, quando o campo magnético do rotor tenta se alinhar com o campo magnético girante do estator, o rotor adquire velocidade proporcional a frequência assim acompanha o campo magnético girante estabelecido no mesmo.
2. Cite pelo menos duas empregabilidades de cada um.
Motores assíncronos: industrias, furadeiras
Motores síncronos: hidrelétricas e geradores 
		 
3. As máquinas elétricas utilizadas em usinas hidrelétricas, como unidades geradoras, são: 
A. Motores de indução. 
B. Geradores de corrente contínua. 
C. Motores de passo. 
D. Geradores Síncronos. 
E. Servomotores. 
 
4. Algumas soluções utilizadas na excitação do enrolamento de campo dos geradores síncronos CA, de armadura estacionária e campo rotativo, são as utilizações do sistema com excitatriz estática (com escovas) e do sistema brushless (sem escovas). Em relação ao sistema que usa a solução brushless (sem escovas) é INCORRETO afirmar que: 
A. Possui o menor custo de produção. 
B. É indicado para ambientes com atmosfera explosiva. 
C. Possui resposta mais rápida que o sistema estático, devido ao campo do excitador. 
D. Em geral é mais caro que o sistema estático. 
E. Pode ser usado para aplicações em áreas especiais. 
 
5. Atente ao que se diz a seguir sobre as características das máquinas síncronas. 
I. Têm alto rendimento, alto torque e sua velocidade varia em função da carga. 
II. Motores síncronos podem operar com fator de potência indutivo, unitário ou capacitivo. 
III. São condições para o paralelismo de geradores síncronos: que os valores eficazes das tensões do gerador e da rede sejam iguais; tenham a mesma sequência de fase e mesma frequência de operação. 
 
 Está correto o que se afirma em: 
A. I, II e III. 
B. I e III, apenas. 
C. I e II, apenas. 
D. II e III, apenas. 
 
6. Máquinas elétricas são importantes em aplicações domésticas, comerciais e industriais. Pode-se afirmar que em máquinas síncronas, em máquinas de corrente contínua e em máquinas de indução, a corrente no rotor é, respectivamente, 
A. Contínua, contínua e contínua. 
B. Alternada, contínua e contínua.
C. C. Contínua, alternada e contínua. 
D. Contínua, alternada e alternada. 
E. Alternada, alternada e alternada. 
 
7. Um gerador monofásico possui um motor a gasolina de quatro tempos conectado a um gerador síncrono de polos salientes. O motor a gasolina possui um sistema de regulação de velocidade. O gerador síncrono possui excitação em corrente contínua, cujo fluxo magnético é produzido por uma corrente controlada por um sistema denominado AVR. O gerador produz tensão monofásica de 115,0 V e frequência de 60,0 Hz. O AVR é responsável por: 
A. Regular a corrente de excitação do gerador para manter a tensão nominal constante, enquanto que a velocidade de rotação do motor a gasolina é mantida constante pelo regulador de velocidade. 
 
B. Partir o motor a gasolina através do gerador síncrono operando como motor, enquanto que a velocidade de rotação do motor a gasolina é mantida constante pelo regulador de velocidade. 
 
C. Partir o motor a gasolina através do gerador síncrono operando como motor, enquanto que a velocidade de rotação do motor a gasolina é mantida oscilando 60 vezes por segundo pelo regulador de velocidade. 
 
D. Regular a corrente de excitação do gerador para manter a tensão nominal constante, enquanto que a velocidade de rotação do motor a gasolina é mantida oscilando 60 vezes por segundo pelo regulador de velocidade. 
 
E. Regular o fluxo e a frequência do gerador síncrono, enquanto que a velocidade de rotação do motor a gasolina é mantida oscilando 60 vezes por segundo pelo regulador de velocidade. 
 
Assista ao vídeo sobre a verdadeira história de Nikola Tesla e responda a pergunta abaixo: 
 
8. O que foi a guerra das correntes? 
R: Guerra das correntes ou batalha das correntes, foi uma disputa ocorrida nos Estados Unidos no século XIX para defender a utilização de distribuição de eletricidade a corrente contínua defendida por Thomas Edison e a corrente alternada por George Westinghouse e Nikola Tesla.
9. Qual é o objetivo da bobina de Tesla? 
R: Elevar a tensão a altos valores ou altas frequências e transmitir sinal de rádio, e através desse projeto surgiu diversas invenções tais como: máquina de raio x, lâmpada fluorescente, sinal wifi , transmissão sem fio em geral e etc...
10. Assinale a alternativa que apresenta o componente do sistema elétrico de um automóvel que é responsável pelo fornecimento de corrente elétrica. 
 A. Interruptor de ignição. 
B. Bobina. 
C. Bateria. 
D. Velas. 
E. Distribuidor.