Buscar

Avaliação I - Projetos e Processos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nota da Prova:
	7,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	Os modelos de gestão vem evoluindo a cada ano. Parte desta evolução está relacionada aos avanços tecnológicos, que impulsionaram o desenvolvimento dos modelos de gestão, surgindo diversos novos conceitos e terminologias. Uma destas terminologias é caracterizada como passos ou etapas e critérios a serem seguidos em um projeto ou atividade, como nas atividades de análise e modelagem de processos. Com relação a essa terminologia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Metodologias.
	 b)
	Métodos.
	 c)
	Técnicas.
	 d)
	Modelos.
	2.
	O Gartner Group, uma das maiores e mais antigas empresas de consultoria do mundo, fundada em 1979 e que trabalha atualmente com mais de dez mil empresas, define BPM ou modelagem de processos de negócio como uma abordagem de gestão que requer que as organizações se tornem orientadas a processos e que reduzam a sua dependência das tradicionais estruturas funcionais e territoriais. Esse processo se torna possível graças à troca de informações nas organizações através da visão semântica de um processo de negócio, envolvendo empregados, clientes, parceiros, aplicações e bancos de dados. Na metodologia de análise de processos, existem quatro fases de roteiro, denominadas de fase 1, fase 2, fase 3 e fase 4. Cada fase é responsável por uma etapa do processo. Sobre essas fases, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Fase 1.
II- Fase 2.
III- Fase 3.
IV- Fase 4.
(    ) Responsável pela seleção do processo a ser otimizada e é dividida em duas etapas.
(    ) Responsável pela implementação do processo otimizado, e está dividida em duas etapas.
(    ) Responsável por identificar as melhorias a serem implementadas, e é dividida em seis etapas.
(    ) Responsável pela preparação para a análise dos processos, e é dividida em nove etapas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.venki.com.br/blog/definicao-gestao-processos/. Acesso em: 16 ago. 2018.
	 a)
	II - I - III - IV.
	 b)
	I - IV - II - III.
	 c)
	III - II - I - IV.
	 d)
	II - IV - III - I.
	
	A técnica de EPC (Event-driven Process Chain) é uma das notações mais utilizadas para modelar processos de negócio. Considera eventos como gatilhos ou resultados de um passo no processo, útil para modelar grupos complexos de processos. A técnica EPC apresenta algumas vantagens. Sobre as vantagens da técnica EPC, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A técnica de EPC permite envio de links, de trabalho simultâneo em rede.
	 b)
	Seu uso é restrito para modelos de pequena escala e com baixa complexidade.
	 c)
	A técnica de EPC-Event-driven Process Chain- permite grandes níveis de abstração pelo encadeamento de eventos e atividades.
	 d)
	Permite a integração de elementos de diferentes visões e capacidade de exportação para vários formatos padrões.
	 *
	Observação: A questão número 3 foi Cancelada.
	4.
	O benchmarking proporciona à organização melhoria no seu desempenho organizacional, proporcionando um desempenho superior ao longo do tempo, mantendo uma vantagem competitiva diante dos concorrentes. Os estudos sobre benchmarking apresentam diferentes tipologias. O conceito de uma destas tipologias caracteriza-se pelo uso de tecnologia, cuja a pesquisa ocorre dentro da própria organização, analisando práticas que tenham gerado bons resultados internos. Sobre essa tipologia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Benchmarking funcional.
	 b)
	Benchmarking interno.
	 c)
	Benchmarking competitivo.
	 d)
	Benchmarking genérico.
	5.
	A modelagem de processos se relaciona com ensaios que objetivam visualizar os possíveis cenários de um novo processo, proporcionando um conhecimento profundo dos possíveis resultados que podem ser apresentados. Sobre o gerenciamento de processos, um conceito desta terminologia está relacionado às atividades voltadas ao levantamento, à identificação, à descrição, ao desenho e à documentação de processos. Com relação a essa terminologia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Análise e modelagem de processos (AMOP).
	 b)
	Ferramentas tecnológicas.
	 c)
	Metodologias.
	 d)
	BPM - Business Process Management.
	6.
	A modelagem objetiva a otimização dos processos, ganhando agilidade na sua execução, reduzindo tempo e desperdícios. A modelagem de processos são técnicas que quebram os processos em pedaços, proporcionando o seu estudo. Sobre gerenciamento de processos, um conceito desta terminologia está relacionado aos softwares de apoio ao gerenciamento de processos que vão desde os mais simples, voltados apenas para o desenho de processos, até os mais completos, como é o caso dos pacotes ou suítes. Com relação a essa terminologia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	BPMS - Business Process Management System.
	 b)
	BPM - Business Process Management.
	 c)
	Ferramentas tecnológicas.
	 d)
	BPMN - Business Process Management Notation.
	7.
	A técnica de modelagem Event-driven Process Chain (EPC) é uma das técnicas mais utilizadas em todo o mundo. Foi desenvolvido em 1992, por investidores de uma universidade em parceria com empresários produtores de software integrado de gestão. A técnica EPC apresenta algumas vantagens. Sobre as vantagens da técnica EPC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Possui capacidade de exportação para vários formatos padrões.
(    ) Permite envio de links, de trabalho simultâneo em rede.
(    ) Permite grandes níveis de abstração pelo encadeamento de eventos e atividades.
(    ) Apesar de não possuir uma atividade independente para gerir sua padronização, tem grande aceitação e respeitabilidade, sendo, sem dúvida, o grande responsável pelo sucesso alcançado pela técnica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	8.
	Empresas necessitam otimizar, mapear e modelar os seus processos corretamente para entregar valor aos seus clientes e, desta forma, obter vantagens competitivas. Processos são tarefas ou atividades distribuídas em um espaço de tempo que produzem resultados padronizados, possuem entradas, ferramentas e técnicas para gerar saídas. Com relação à modelagem de processos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É uma ferramenta computacional que auxilia apenas no processo de logística.
	 b)
	É um diagrama utilizado somente na área de vendas.
	 c)
	Destina-se especificamente a apoiar internamente a formação da liderança.
	 d)
	Trata-se de um diagrama que representa a entrega de um produto, desde o pedido do cliente até a entrega propriamente dita.
	9.
	Com a mudança constante proporcionada pela tecnologia e os negócios globalizados e intensivos em inovação, não basta apenas a empresa criar produtos e serviços eficientes, é preciso estar atento cada vez mais ao mercado e ao desenvolvimento das competências, habilidades e conhecimentos internos, além de estabelecer parcerias estratégicas em diversos setores. Um desses processos que auxilia a organização a avançar em competitividade é a gestão por processos. Com relação à conceituação de gestão por processos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Se destaca por fortalece a visão sistêmica nas organizações, envolvendo diversas áreas e departamentos.
(    ) Está relacionada à entrega de um produto ou serviço em um prazo determinado.
(    ) Proporciona um maior entendimento das relações de causa e efeito e das dificuldades ao longo da cadeia.
(    ) Permite a participação de parte da equipe, sobretudo gestores de topo, na construção dos resultados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F  - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	10.
	Usar corretamente o benchmarking significa adaptar as boas práticas de uma organização à realidade da outra e não simplesmente fazer uma cópia. Muitossão os benefícios desta ferramenta que proporciona um processo contínuo e estruturado, que fornece informação valiosa para a aprendizagem a partir da análise de processos dos concorrentes ou empresas de nível mundial. Com relação aos benefícios do benchmarking, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Facilita o reconhecimento interno da própria organização; promove o conhecimento do meio competitivo; facilita a gestão por objetivos; constitui um exemplo de motor e de mudança que reduz a resistência interna.
	 b)
	Promove a cultura corporativa; auxilia na formação da liderança; facilita as compras; promove o conhecimento do meio competitivo.
	 c)
	Promove o conhecimento do meio competitivo; facilita a gestão por objetivos; auxilia na formação da liderança; promove a cultura corporativa.
	 d)
	Facilita o reconhecimento interno da própria organização; promove o conhecimento do meio competitivo; facilita a gestão por objetivos; promove a cultura corporativa.
Parte inferior do formulário

Outros materiais