A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Questões de economia e ordem jurídica respondidas

Pré-visualização | Página 1 de 1

CURSO 	: DIREITO 
	 
	NOTA OBTIDA: 10,00
	AVALIAÇÃO PARCIAL 
	Aluno (a): Bruno Mendes Vieira
	 
	Disciplina: Economia e Ordem Jurídica 
1. Quais são os principais agentes econômicos e qual o papel de cada um deles? (3 pontos).
R: Os principais agentes econômicos são: as famílias, as empresas e o Estado. As famílias: sua principal função é o consumo e a sua força de trabalho, esse consumo movimenta a economia associando-se diretamente com a oferta e demanda, e a sua força de trabalho é o produto oferecido para as empresas.
As empresas: tem o papel de produção de bens e de serviços, elas dão resposta às necessidades de consumo das famílias, elas também disponibilizam o trabalho para que as famílias tenham renda para consumir. 
O Estado: a ele é atribuído à função de maior regulador, tem o maior poder para ajustar o mercado por meio de políticas econômicas e leis. 
A junção desses três e de diversos outros fatores formam o mercado, ambiente para os processos econômicos acontecerem como a compra e venda de bens e serviços.
2. Explique o que é ser de "direita" ou de "esquerda", considerando as teorias econômicas estudadas em sala. (3 pontos).
R: Ser de Esquerda ou de Direita é ter visões e linhas de pensamentos diferentes em relação à economia. A Direita: tem como principal vertente o liberalismo econômico, onde o Estado deve ser mínimo e a livre iniciativa a principal ferramenta para o desenvolvimento econômico, as principais características da direita são: individualismo, o capitalismo onde os meios de produção são controlados pelos indivíduos em diferentes níveis, o mercado é livre, menor regulamentação da economia e do mercado de trabalho e impostos menores. A esquerda: tem como principal vertente o estatismo econômico onde o Estado tem uma maior presença e regula o mercado, as principais características da esquerda são: coletivismo, socialismo onde os meios de produção são mais pensados no coletivo, o mercado não é livre pois é controlado pelo Estado, maior regulamentação econômica e do mercado de trabalho e impostos maiores para poder financiar os serviços que o Estado oferece.
Isso é ser de Direita e de Esquerda, qualquer convergência dessas posições é ligada ao Centro onde muitas características dos dois lados podem ser ou são aceitas, derivando disso o Centro-esquerda e o Centro-direita.
3. Na atualidade, em que a maioria das nações do mundo se volta para o combate à pandemia da “covid-19”, os Governos Federal, Estaduais e Municipais lançaram diversas restrições à população, proibindo ao exercício de atividades empresariais e profissionais, com os objetivos de reduzir a mobilidade social e a propagação da doença. Com base nos princípios constitucionais relacionados à ordem econômica na constituição, especialmente a livre iniciativa, a livre concorrência e o direito propriedade, pode-se dizer que são ilegais ou inconstitucionais? (4 pontos).
R: O princípio da dignidade da pessoa humana e suas consequências, o direito à vida e à saúde é garantido pela nossa constituição, nós estamos em um momento de emergência e ameaça seríssima a esses direitos, uma ameaça de falha de todo o funcionamento das garantias que defendem a vida e à saúde. A nossa constituição tem dispositivos para que seja garantida a defesa desses direitos pelas autoridades brasileiras usando todas as medidas possíveis sem que seja inconstitucionais ou ilegais. Podemos tomar base na decisão do STF que garante autonomia de prefeitos e governadores para determinarem medidas para o enfrentamento do Corona Vírus incluindo medidas como isolamento social, o fechamento do comércio e outras restrições. fonte:(https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/04/16/decisao-do-stf-sobre-isolamento-de-estados-e-municipios-repercute-no-senado) 
Portanto conclui-se que não são ilegais ou inconstitucionais já que as medidas visam a proteção do direito à vida e à saúde humana. 
 
Fontes de pesquisa: 
1º questão: https://www.boletimeconomico.com.br/quem-sao-os-principais-agentes-economicos/
https://maisretorno.com/blog/termos/a/agente-economico
2º questão: https://www.politize.com.br/esquerda-e-direita-na-economia/
https://www.cartacapital.com.br/economia/o-que-significa-direita-e-esquerda-no-campo-da-economia/
3º questão: https://drive.google.com/file/d/1p8M0Pr-5Cdz-JJVR3XGBH3Fd_Ralw8fA/view
https://drive.google.com/file/d/1ickpfBMRI1sIYmkSFwY9XmxX2c173n5B/view
https://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2020/04/stf-reconhece-competencia-de-estados-df-e-municipios-em-regras-de-isolamento
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/04/16/decisao-do-stf-sobre-isolamento-de-estados-e-municipios-repercute-no-senado