Buscar

Avaliação Final Discursiva - Metodologia Científica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Raphaelle Carvalho Marques (2435916)
	
	Disciplina:
	Metodologia Científica (FIL13)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:648569) ( peso.:4,00)
	Prova:
	22690478
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Atualmente, é muito comum retirarmos informações de várias fontes, principalmente de fontes da internet, como sites, blogs entre outras. No entanto, sempre é recomendado que você consulte a qualidade e confiabilidade dessas fontes, visto que corre-se o risco de ampararmos nossos estudos em informações falsas. Ainda assim, diferente das fontes bibliográficas tradicionais, como livros e artigos, existe uma diferença entre as citações das referências bibliográficas e aquelas oriundas da internet. Descreva essa diferença.
	Resposta Esperada:
A diferença principal encontrada entre as referências oriundas da internet se comparadas aquelas retiradas de livros ou artigos científicos, refere-se a ausências de páginas dos textos retirados da internet. Isso ocorre porque alguns documentos na internet não são paginados e portanto, justifica-se a sua utilização desde que sejam de fontes confiáveis.
	2.
	De acordo com Luckesi et al. (1991), pesquisar não se restringe a seu aspecto sofisticado mais conhecido, que supõe domínio de instrumentações pouco acessíveis. Também não significa apenas esforço teórico, mera descoberta de lógicas e sistemas, simples experimentação laboratorial. Ainda, não se esgota em ritos tipicamente acadêmicos, como se fosse atividade exclusiva. No dia a dia, normalmente nos deparamos com situações que exigem pensar diferente. Essa situação exige do indivíduo habilidades de autonomia de aprendizado em qualquer dimensão da vida. Dentro desse contexto, disserte sobre de que forma o sentido do termo "aprender a aprender" pode contribuir no processo de desenvolvimento e do aprendizado.
FONTE: LUCKESI, Cipriano. et al. Conduta na produção do conhecimento. IN: Fazer Universidade: uma proposta metodológica. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
	Resposta Esperada:
Aprender a aprender, dentro do processo de uma educação democrática, visa à participação de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem. Normalmente, essa abordagem não está focada apenas na transmissão de conteúdo, mas na construção de projetos que visam à resolução de problemas específicos em determinada área do conhecimento. A atitude proativa do acadêmico, seja na busca do conhecimento, ou ainda, na realização dos objetivos propostos, é condição essencial para o sucesso da aprendizagem. Pode-se destacar o perfil do docente dentro dessa prática (do aprender a aprender), pois é necessário que o professor transmita o conteúdo de forma interdisciplinar, ou seja, instiga o acadêmico na compreensão de que as disciplinas que cursa na graduação não são independentes umas das outras. Assim, o aprender a aprender vai além do aprendizado sobre o que nos interessa. Está relacionado ao conhecimento da nossa realidade, do contexto de trabalho e de vida.
Parte inferior do formulário

Outros materiais