A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
APOL3

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/10 - Gestão de Recursos Humanos
Observe a imagem a seguir:
A imagem destaca um ovo de ouro em meio a ovos comuns, representando os talentos dentro das organizações. Considerando o conteúdo estudado durante a disciplina sobre a gestão dos talentos, analise as afirmativas a seguir:
I. As organizações que conseguem atrair e reter os melhores talentos, têm dificuldades em manter a sua competitividade.
II. Um dos focos dos profissionais de RH e gestores está na gestão dos talentos que trabalham nos seus concorrentes.
III. Gestão de Talentos trata da arte de captar, selecionar e reter profissionais que geram resultados acima da média.
IV. No intuito de gerir os talentos organizacionais é necessário ter clareza de quem são estes talentos na organização.
 São corretas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	Afirmativas I e II, apenas.
1. Afirmativas I e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativas III e IV, apenas.
RESPOSTA CORRETA
A alternativa correta é a “e” pois a afirmativa I está incorreta, uma vez que, a organizações que conseguem atrair e reter os melhores talentos, apresentam vantagens competitivas no mercado. A afirmativa II está incorreta, pois um dos focos dos profissionais de RH e gestores está na gestão dos talentos internos da própria organização. A afirmativa III está correta, uma vez que, a gestão de Talentos trata da arte de captar, selecionar e reter profissionais que geram resultados acima da média. A afirmativa IV está correta, pois no intuito de gerir os talentos organizacionais é necessário ter clareza de quem são estes talentos na organização.
Rota 2, Tema 1
Questão 2/10 - Gestão de Recursos Humanos
Leia as asserções a seguir:
A avaliação de potencial é uma poderosa ferramenta de gestão de RH que permite com que as empresas administrem a performance dos seus empregados a partir da análise do seu desempenho presente e passado.
Porque
O potencial são qualidades/competências latentes que o colaborador possui, porém ainda não foram disponibilizadas à empresa.
FONTE: RH ESTRATÉGICO. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E AVALIAÇÃO DE POTENCIAL: PRINCÍPIOS E DIFERENÇAS. Disponível em: < https://rhestrategico.com/avaliacao-de-desempenho-e-avaliacao-de-potencial-principios-e-diferencas/>. Acesso em: 20 Jan. 2021.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
Nota: 0.0
	
	A
	A assertiva I é uma proposição verdadeira e a assertiva II é uma proposição falsa.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a assertiva II é uma proposição verdadeira.
RESPOSTA CORRETA
A alternativa correta é a “b”, uma vez que a assertiva I é falsa, pois é a AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO que é uma poderosa ferramenta de gestão de RH que permite com que as empresas administrem a performance dos seus empregados a partir da análise do seu desempenho presente e passado. A assertiva II é verdadeira, ou seja, O potencial são qualidades/competências latentes que o colaborador possui, porém ainda não foram disponibilizadas à empresa.
Rota3, Tema1
	
	C
	As assertivas I e II são proposições falsas.
	
	D
	As assertivas I e II são proposições verdadeiras, porém são excludentes.
	
	E
	As assertivas I e II são proposições verdadeiras e a segunda assertiva justifica a primeira.
Questão 3/10 - Gestão de Recursos Humanos
Leia o exemplo de processo seletivo apresentado a seguir:
A Microsoft resolveu criar, no ano passado, um reality show exibido online para escolher um programador de SQL Server, seu servidor de banco de dados para empresas. Entre os inscritos no "Be The Next Microsoft Employee", foram selecionados 6 programadores que foram acomodados em uma casa oferecida pela empresa e receberam laptops de última geração para realizarem os desafios propostos. Os participantes tinham que realizar tarefas sofisticadas de programação, além de criar soluções de software sob medida para clientes. A cada episódio suas habilidades eram avaliadas por um corpo de jurados formado por experts em programação da Microsoft. Ao fim do programa, o vencedor, Michael Kett, disse que conseguir um emprego na empresa era " um sonho que se realizava".
FONTE: REVISTA EXAME. 7 processos seletivos mais do que inusitados. 13 Set. 2016. Disponível em: < https://exame.com/carreira/7-processos-seletivos-mais-do-que-inusitados/>. Acesso em: 19 Jan. 2021.
O exemplo apresenta uma maneira criativa de selecionar o melhor candidato para uma vaga na organização. Baseado no exemplo e nos conteúdos estudados sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. Ao propor a realização de tarefas desafiadoras, a Microsoft teve a possibilidade de avaliar os candidatos em situações relaxantes do dia a dia.
II. O convívio dos candidatos em uma mesma casa, oportunizou aos selecionadores da Microsoft avaliar o relacionamento interpessoal dos candidatos.
III. Ao propor aos candidatos a realização de tarefas sofisticadas de programação foi possível avaliar as competências comportamentais dos candidatos.
IV. A Microsoft, por meio de um grupo de jurados formado por experts em programação da Microsoft, ampliou a assertividade na avaliação dos candidatos.
 São corretas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	B
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	C
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e IV, apenas.
RESPOSTA CORRETA
A alternativa correta é a “d”. A afirmativa I está incorreta, pois ao propor a realização de tarefas desafiadoras, a Microsoft teve a possibilidade de avaliar os candidatos em situações de pressão. A afirmativa II está correta, uma vez que, o convívio dos candidatos em uma mesma casa, oportunizou aos selecionadores da Microsoft avaliar o relacionamento interpessoal dos candidatos. A afirmativa III está incorreta, pois ao propor aos candidatos a realização de tarefas sofisticadas de programação foi possível avaliar os seus conhecimentos técnicos dos mesmos. A afirmativa IV está correta, uma vez que, a Microsoft, por meio de um grupo de jurados formado por experts em programação da Microsoft, ampliou a assertividade na avaliação dos candidatos.
Rota 2, Tema 3
	
	E
	Afirmativas III e IV, apenas.
Questão 4/10 - Gestão de Recursos Humanos
Observe as imagens a seguir:
I.                                                II.                                            III. 
       
Baseado nos conteúdos estudados sobre os diferentes métodos de levantamento de informações para a elaboração da Descrição e Análise de Cargos, assinale a alterativa que relaciona corretamente o método e a imagem:
Nota: 10.0
	
	A
	I. Método de entrevista; II. Método de questionário; III. Método de observação.
	
	B
	I.Método de entrevista; II. Método de observação; III. Método de questionário.
RESPOSTA CORRETA
A alternativa correta é a “b”, uma vez que as imagens correspondem aos métodos abaixo listados:
· IMAGEM I - Método de entrevista: é realizada uma entrevista com o ocupante do cargo e seu gestor imediato.
· IMAGEM II - Método de observação: é realizada uma observação sobre a rotina de trabalho do ocupante do cargo.
· IMAGEM III - Método de questionário: é disponibilizado um questionário a ser preenchido pelo ocupante do cargo e/ou seu gestor imediato.
Rota3, Tema2
	
	C
	I. Método de questionário; II. Método de observação; III. Método de entrevista.
	
	D
	I. Método de questionário; II. Método de entrevista; III. Método de observação.
	
	E
	I. Método de observação; II. Método de questionário; III. Método de entrevista.
Questão 5/10 - Gestão de Recursos Humanos
Leia um dos ensinamentos de Souto, Consultor da BBC Brasil:
"O primeiro [ponto] é ter uma visão de futuro em busca de ascensão profissional. O segundo ponto é permanecer um bom tempo na empresa para construir uma trajetória consistente para ganhar confiança da empresa e do mercado".
FONTE: BBC NEWS BRASIL. De office boy a CEO: A trajetória de brasileiros até o topo de multinacionais e o que mudaram ao chegar lá. 13 Out. 2017. Disponível em: < https://noticias.r7.com/economia/de-office-boy-a-ceo-a-trajetoria-de-brasileiros-ate-o-topo-de-multinacionais-e-o-que-mudaram-ao-chegar-la-13102017>.