Buscar

APOL4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Gestão de Recursos Humanos
Leia o argumento a seguir:
“O programa de integração oferece ao novo colaborador um grande volume de informações de forma rápida e intensiva.” (KNAPIK, 2012, p. 217).
 FONTE: KNAPIK, J. Gestão de pessoas e talentos. São Paulo: Ibpex, 2012.
Baseado na assertiva apresentada e nos conteúdos estudados sobre a integração de novos colaboradores, analise as ações a seguir:
I. Realização de um tour pelo local de trabalho, apresentando o novo colaborador a todas as equipes.
II. Apresentação do organograma empresarial, para que o colaborador entenda melhor como funciona a divisão de funções.
III. Apresentação do fluxo de aprovação de pagamento de fornecedores, via sistema SAP.
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre o conteúdo de um programa de integração e a etapa a que corresponde:
 
Nota: 0.0
	
	A
	I. Visão geral da empresa; II. Treinamento; III. Treinamento.
	
	B
	I.Recepção e boas vindas; II. Treinamento; III. Visão geral da empresa
	
	C
	I. Recepção e boas vindas; II. Visão geral da empresa; III. Treinamento.
RESPOSTA CORRETA
A alternativa correta é a “b”, conforme apresentado a seguir:
· Realização de um tour pelo local de trabalho, apresentando o novo colaborador a todas as equipes: Recepção e boas vindas, ou seja, apresentação do novo funcionário a colegas, clientes e fornecedores que trabalharão próximos a ele.
· Apresentação do organograma empresarial, para que o colaborador entenda melhor como funciona a divisão de funções: Visão geral da empresa, ou seja, conhecimentos gerais sobre a sua companhia (história, missão, visão, abrangência de atuação, linhas de negócios, políticas importantes e como elas apoiam a cultura da empresa etc.).
· Apresentação do fluxo de aprovação de pagamento de fornecedores, via sistema SAP: Treinamento, ou seja, construção do conhecimento sobre a função e a área.
Rota2, tema5
	
	D
	I.Treinamento; II. Visão geral da empresa; III. Recepção e boas vindas.
	
	E
	I. Treinamento; II. Recepção e boas vindas; III. Visão geral da empresa.
Questão 2/10 - Gestão de Recursos Humanos
Leia o argumento a seguir:
 Para Ana Stella, do Senac-SP, dentre as principais características para atuar na área de RH estratégico estão:
· Perfil comunicativo, já que o profissional vai ser procurado pelos funcionários para tirar dúvidas, por exemplo.
 FONTE: REVISTA GLOBO. Gestão de pessoas: veja perfil dos cursos, o que faz e remuneração. 14 Jan. 2019. Disponível em: < https://g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras/noticia/2019/01/14/o-que-faz-e-quanto-ganha-o-profissional-formado-em-gestao-de-pessoas-e-rh.ghtml>. Acesso em: 18 Jan. 2021.
Considerando o argumento da especialista e os conteúdos estudados sobre o os novos desafios do profissional de RH, assinale a opção que melhor relaciona o perfil destacado no trecho e o desafio do profissional de RH.
Nota: 10.0
	
	A
	Gerir todo o time da empresa com eficiência para administrar os conflitos – gestão de conflitos.
	
	B
	Construir e gerir a cultura organizacional – alinhamento cultural.
	
	C
	Aperfeiçoar os processos internos de forma constante – gestão da diversidade organizacional.
	
	D
	Treinar e desenvolver os colaboradores – metodologias ativas nas ações de treinamento e desenvolvimento.
	
	E
	Prezar pela comunicação clara, ágil e eficiente aos colaboradores – comunicação assertiva e empática.
RESPOSTA CORRETA
A alternativa correta é a “e”, uma vez que o perfil em destaque no texto – ‘Perfil comunicativo, já que o profissional vai ser procurado pelos funcionários para tirar dúvidas, por exemplo’ – contribui para que o profissional ‘preze pela comunicação clara, ágil e eficiente aos colaboradores – comunicação assertiva e empática.’
Rota1, Tema4
Questão 3/10 - Gestão de Recursos Humanos
O Subsistema de Aplicação de Pessoas tem como principal objetivo garantir que os profissionais que atuam na organização estejam alocados nos cargos mais aderentes ao seu desempenho e potencial.
 Considerando esta assertiva e os conteúdos estudados sobre as políticas do subsistema de aplicação de RH, analise as afirmativas a seguir:
I. Definição da política de remuneração da organização.
II. Planejamento da quantidade de pessoas necessárias a cada área.
III. Planejamento das possibilidades de carreira na organização.
IV. Elaboração do planejamento anual de treinamento e desenvolvimento.
 Agora, assinale a alternativa que contém, apenas, as afirmativas que apresentam políticas do subsistema de aplicação de RH:
Nota: 0.0
	
	A
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	B
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
RESPOSTA CORRETA
A afirmativa correta é a “d”. A afirmativa I está incorreta, pois a definição da política de remuneração da organização faz parte do subsistema Manutenção de RH. A afirmativa II está correta, uma vez que o planejamento da quantidade de pessoas necessárias a cada área faz parte do subsistema de aplicação de RH. A afirmativa III está correta, uma vez que, o planejamento das possibilidades de carreira na organização, ou seja, plano de carreira compõe o subsistema de aplicação de RH. A afirmativa IV está incorreta, pois a elaboração do planejamento anual de treinamento e desenvolvimento faz parte do subsistema de desenvolvimento de RH.
Rota3, Tema1
	
	E
	Afirmativas II e IV, apenas.
Questão 4/10 - Gestão de Recursos Humanos
Leia o exemplo de processo seletivo apresentado a seguir:
A Microsoft resolveu criar, no ano passado, um reality show exibido online para escolher um programador de SQL Server, seu servidor de banco de dados para empresas. Entre os inscritos no "Be The Next Microsoft Employee", foram selecionados 6 programadores que foram acomodados em uma casa oferecida pela empresa e receberam laptops de última geração para realizarem os desafios propostos. Os participantes tinham que realizar tarefas sofisticadas de programação, além de criar soluções de software sob medida para clientes. A cada episódio suas habilidades eram avaliadas por um corpo de jurados formado por experts em programação da Microsoft. Ao fim do programa, o vencedor, Michael Kett, disse que conseguir um emprego na empresa era " um sonho que se realizava".
FONTE: REVISTA EXAME. 7 processos seletivos mais do que inusitados. 13 Set. 2016. Disponível em: < https://exame.com/carreira/7-processos-seletivos-mais-do-que-inusitados/>. Acesso em: 19 Jan. 2021.
O exemplo apresenta uma maneira criativa de selecionar o melhor candidato para uma vaga na organização. Baseado no exemplo e nos conteúdos estudados sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. Ao propor a realização de tarefas desafiadoras, a Microsoft teve a possibilidade de avaliar os candidatos em situações relaxantes do dia a dia.
II. O convívio dos candidatos em uma mesma casa, oportunizou aos selecionadores da Microsoft avaliar o relacionamento interpessoal dos candidatos.
III. Ao propor aos candidatos a realização de tarefas sofisticadas de programação foi possível avaliar as competências comportamentais dos candidatos.
IV. A Microsoft, por meio de um grupo de jurados formado por experts em programação da Microsoft, ampliou a assertividade na avaliação dos candidatos.
 São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	B
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	C
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e IV, apenas.
RESPOSTA CORRETA
A alternativa correta é a “d”. A afirmativa I está incorreta, pois ao propor a realização de tarefas desafiadoras, a Microsoft teve a possibilidade de avaliar os candidatos em situações de pressão. A afirmativa II está correta, uma vez que, o convívio dos candidatos em uma mesma casa, oportunizou aos selecionadores da Microsoft avaliar o relacionamento interpessoal dos candidatos. A afirmativa III está incorreta, pois ao propor aos candidatos a realização de tarefas sofisticadas de programação foi possível avaliar os seus conhecimentos técnicos dos mesmos. A afirmativa IV está correta, uma vez que, a Microsoft, por
meio de um grupo de jurados formado por experts em programação da Microsoft, ampliou a assertividade na avaliação dos candidatos.
Rota 2, Tema 3
	
	E
	Afirmativas III e IV, apenas.
Questão 5/10 - Gestão de Recursos Humanos
Leia o texto a seguir:
Diferente de uma tabela de comissão de vendas, que dá uma recompensa instantânea pela boa performance dos vendedores, sua função é indicar o caminho a ser percorrido na empresa, esclarecendo a linha hierárquica, as exigências e competências esperadas para cada cargo, as etapas e tempo necessário para conquistar uma promoção.
FONTE: MEETIME BLOG. O que o plano de carreira de vendedor tem a ver com o sucesso dos seus reps. Disponível em: https://meetime.com.br/blog/gestao-equipe/plano-de-carreira-vendedor/. Acesso em: 19 Jan. 2021.
Considerando o texto apresentado e os conteúdos estudados sobre o subsistemas de RH, assinale a alternativa que apresenta o subsistema a que o texto refere-se.
Nota: 10.0
	
	A
	Provisão de recursos humanos.
	
	B
	Aplicação de recursos humanos.
RESPOSTA CORRETA
A alternativa correta é a “b”, pois o texto apresentado trata de um PLANO DE CARREIRA, produto este do subsistema de Aplicação de RH, juntamente com a análise e descrição de cargos, planejamento e alocação de RH e avaliação de desempenho.
Rota1, Tema5
	
	C
	Manutenção de recursos humanos.
	
	D
	Desenvolvimento de recursos humanos.
	
	E
	Monitoração de recursos humanos.
Questão 6/10 - Gestão de Recursos Humanos
Leia o argumento a seguir:
Um dos grandes desafios do setor de Recursos Humanos, e da própria empresa, é definir salários e benefícios que sejam atrativos para bons profissionais. Um dos motivos de isso ocorrer é a falta de referências sobre as remunerações que são tidas, em geral, como justas pelos trabalhadores ou que satisfaçam suas aspirações econômicas.
FONTE: ROBERT HALF BLOG. Pesquisa salarial: entenda como fazer e qual a importância. 31 Out. 2019. Disponível em: https://www.roberthalf.com.br/blog/salario/pesquisa-salarial-entenda-como-fazer-e-qual-importancia-rc. Acesso em: 19 Jan. 2021.
Considerando os conteúdos estudados sobre o subsistema de provisão de RH, assinale a alternativa que apresenta o produto a que o argumento se refere:
Nota: 0.0
	
	A
	Seleção.
	
	B
	Integração.
	
	C
	Treinamento.
	
	D
	Recrutamento.
	
	E
	Pesquisa de Mercado de RH.
RESPOSTA CORRETA
A alternativa correta é a “e”, pois o trecho ‘um dos grandes desafios do setor de Recursos Humanos, e da própria empresa, é definir salários e benefícios que sejam atrativos para bons profissionais. Um dos motivos de isso ocorrer é a falta de referências sobre as remunerações que são tidas, em geral, como justas pelos trabalhadores ou que satisfaçam suas aspirações econômicas’ defende o uso de PESQUISAS DE MERCADO DE RH.
Rota2, Tema1
Questão 7/10 - Gestão de Recursos Humanos
Observe o gráfico a seguir:
FONTE: DELOITTE. Brasil: estabilidade, volume de negócios e a economia autônoma. Disponível em: < https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/br/Documents/human-capital/Millennial-Survey-Brazil-case.pdf>. Acesso em: 20 Jan. 2021.
Baseado no conteúdo do gráfico, assinale V para as afirmativas VERDADEIRAS e F para as afirmativas FALSAS:
I. (     ) Dentre os jovens que esperam ficar mais de 5 anos nos trabalhos atuais, o maior percentual é o do ano de 2018.
II. ( ) A partir de 2016, os jovens que esperam ficar mais de 5 anos nos trabalhos atuais, cresceu até o ano de 2018.
III. ( ) O número de jovens que esperavam ficar em seus trabalhos atuais por menos de 2 anos aumentou entre os anos de 2016 e 2018.
IV. ( ) Em 2018, o número de jovens que esperavam ficar em seus trabalhos atuais por menos de 2 anos era maior que os que esperavam permanecer além dos 5 anos.
 
Agora, marque a sequência correta.
Nota: 10.0
	
	A
	V, V, V e V
	
	B
	V, V, F e F
RESPOSTA CORRETA
A alternativa correta é a “b”. A afirmativa I é verdadeira, pois dentre os jovens que esperam ficar mais de 5 anos nos trabalhos atuais, o maior percentual é o do ano de 2018, ou seja, 39%. A afirmativa II é verdadeira, uma vez que, a partir de 2016, os jovens que esperam ficar mais de 5 anos nos trabalhos atuais, cresceu até o ano de 2018 (28, 34 e 39%). A afirmativa III é falsa, pois o número de jovens que esperavam ficar em seus trabalhos atuais por menos de 2 anos diminuiu entre os anos de 2016 (48%) e 2018 (37%). A afirmativa IV é falsa, pois em 2018, o número de jovens que esperavam ficar em seus trabalhos atuais por menos de 2 anos era menor (37%) que os que esperavam permanecer além dos 5 anos (39%).
Rota3, tema3.
	
	C
	V, F, F e V
	
	D
	F, F, V e V
	
	E
	F, V, V e F
Questão 8/10 - Gestão de Recursos Humanos
A visão quanto aos objetivos da avaliação de desempenho evoluiu em conjunto com os demais modelos de gestão organizacional. A visão mecanicista, na qual o colaborador era avaliado, controlado e punido, deu lugar a uma visão mais estratégica e orgânica que têm por objetivo o acompanhamento e melhoria do desempenho profissional.
 Baseado nessa assertiva e no conteúdo da disciplina sobre a evolução da visão sobre a ferramenta de avaliação de desempenho, analise as afirmativas a seguir:
I. ( ) Na visão mais estratégica e orgânica, os resultados individuais são analisados com base na formação técnica e formal do profissional.
II. ( ) Na visão mais estratégica e orgânica, os resultados individuais são analisados com base na atuação dos profissionais, sem considerar o líder.
III. ( ) Na visão mais estratégica e orgânica, os resultados individuais são analisados com base na definição dos objetivos e metas pessoais.
IV. ( ) Na visão mais estratégica e orgânica, os resultados individuais são analisados com base na adequação do colaborador ao cargo ocupado.
 
Agora, marque a sequência correta.
Nota: 10.0
	
	A
	V, V, V e V
	
	B
	V, V, F e F
	
	C
	V, F, F e V
	
	D
	F, F, V e V
RESPOSTA CORRETA
A alternativa correta é a “d”. A afirmativa I é falsa, pois na visão mais estratégica e orgânica, os resultados individuais são analisados com base nas ações de treinamento e desenvolvimento oferecidos pela organização. A afirmativa II é falsa, uma vez que, na visão mais estratégica e orgânica, os resultados individuais são analisados com base na atuação dos gestores na condução da equipe. A afirmativa III é verdadeira, pois na visão mais estratégica e orgânica, os resultados individuais são analisados com base na definição dos objetivos e metas pessoais. A afirmativa IV é verdadeira, uma vez que, na visão mais estratégica e orgânica, os resultados individuais são analisados com base na adequação do colaborador ao cargo ocupado.
Rota3, Tema4
	
	E
	F, V, V e F
Questão 9/10 - Gestão de Recursos Humanos
Analise o trecho a seguir:
“Antes, trabalhar no RH era algo completamente operacional. Hoje, a função é muito mais estratégica. O profissional passa a ser parceiro das áreas de negócio. É ele que vai selecionar todas as pessoas que trabalharão na empresa e, por isso, precisa estar alinhado com os objetivos dela”, explica Ana Stella Bonciani, coordenadora da área de gestão de pessoas do Senac São Paulo.
 FONTE: REVISTA GLOBO. Gestão de pessoas: veja perfil dos cursos, o que faz e remuneração. 14 Jan. 2019. Disponível em: < https://g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras/noticia/2019/01/14/o-que-faz-e-quanto-ganha-o-profissional-formado-em-gestao-de-pessoas-e-rh.ghtml>. Acesso em: 18 Jan. 2021.
 Baseado nos conteúdos estudados sobre a atuação estratégica do profissional de recursos humanos, assinale a alternativa que apresenta a função desempenhada por este profissional, com base no trecho em destaque.
Nota: 0.0
	
	A
	Remuneração estratégica.
	
	B
	Recrutamento e Seleção estratégico.
RESPOSTA CORRETA
A alternativa correta é a “b”, pois no trecho em destaque “É ele que vai selecionar todas as pessoas que trabalharão na empresa e, por isso, precisa estar alinhado com os objetivos dela”, fica evidente se tratar de processos de recrutamento e seleção, conduzidos de forma estratégica, ou seja, alinhado aos objetivos organizacionais.
Rota1, Tema3
	
	C
	Avaliação de Desempenho estratégico.
	
	D
	Saúde e Segurança no Trabalho.
	
	E
	Treinamento e Desenvolvimento.
Questão 10/10 - Gestão de Recursos Humanos
Observe o gráfico a seguir:
FONTE: VALOR ECONÔMICO. Entender o negócio ainda é desafio para o RH. 30 Jun. 2014. Disponível em: < https://valor.globo.com/carreira/recursos-humanos/noticia/2014/06/30/entender-o-negocio-ainda-e-desafio-para-o-rh.ghtml>. Acesso em: 18 Jan. 2021.
 Considerando o conteúdo do gráfico apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. Os profissionais de RH consideram-se menos efetivos no processo de retenção de talentos.
II. O engajamento dos funcionários e o recrutamento ocupam, empatados com 42%, o segundo lugar na pesquisa.
III. O ponto mais crítico em efetividade, por parte dos profissionais de RH, é a colaboração e compartilhamento de conhecimentos.
IV. Os profissionais de RH se consideram menos efetivos em reter do que gerenciar os talentos na organização.
 
São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	B
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II e III, apenas.
RESPOSTA CORRETA
A alternativa correta é a “c”, ou seja, a afirmativa I está incorreta, pois os profissionais de RH consideram-se mais efetivos no processo de Retenção de Talentos, com 60%. A afirmativa II está correta, uma vez que, o engajamento dos funcionários e o recrutamento ocupam, empatados com 42%, o segundo lugar na pesquisa. A afirmativa III está correta, pois o ponto mais crítico em efetividade, por parte dos profissionais de RH, é a colaboração e compartilhamento de conhecimentos. A afirmativa IV está incorreta, pois os profissionais de RH se consideram mais efetivos em reter (60%) do que gerenciar (32%) os talentos na organização.
Rota1, Tema5
	
	D
	Afirmativas II e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativas III e IV, apenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais