A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Simulado AV1 - Mídias Digitais

Pré-visualização | Página 1 de 1

1
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	(FINEP - 2011) O crescimento acelerado das novas mídias apresenta um desafio para aqueles que produzem a comunicação, porque
		
	
	transforma as propostas e os objetivos da comunicação de massa, sem alterar as tradicionais formas de produção.
	
	origina o nascimento de modelos novos de comunicação que reproduzem, em menor escala, as características da comunicação de massa.
	
	modifica a estrutura cognitiva da comunicação de massa através da personalização e individualização da figura do receptor.
	
	anuncia o fim da comunicação de massa praticada no século XX e sua substituição por novos modelos de comunicação.
	 
	permite que uma comunicação com características diferentes das da comunicação de massa tradicional se desenvolva e coexista com ela.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	(FINEP - 2011) Pressões mercadológicas, associadas ao progresso das tecnologias ligadas à comunicação, abriram espaço para o surgimento nas redações da chamada convergência de mídias, que envolve produção de conteúdo para
		
	
	diferentes veículos on-line, pertencentes a empresas diferentes
	
	veículos on-line, a partir de conteúdo original de outras Mídias
	
	diversos veículos on-line e tradicionais, em sistema de rodízio
	 
	diversas plataformas, a cargo de um mesmo jornalista
	
	plataformas diferentes, a partir de material original de agências
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	(Petrobrás - 2010) As ações em mídias sociais multiplicam-se em todos os campos empresariais com grande velocidade. Com relação aos motivos que levam os profissionais de comunicação a expor sua empresa e/ou produto nessas redes de compartilhamento de informações, analise as ações abaixo.
I - Encontrar novos nichos de mercado e de consumidores.
II - Falar com um público altamente segmentado.
III - Monitorar as opiniões sobre seus produtos/serviços.
IV - Observar as ações dos seus concorrentes.
 
Estão corretos os motivos explicitados em
		
	
	II e III, apenas.
	
	I, III e IV, apenas.
	 
	I, II, III e IV.
	
	I, apenas.
	
	II, apenas.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Apesar de ser evidente o quanto a Inteligência Coletiva se materializa com facilidade a partir da web 2.0 (início dos anos 2000), trata-se de um conceito fundado na essência do ciberespaço: a colaboração dos usuários e a construção coletiva de diferentes experiências sociais. Sobre Inteligência Coletiva é correto afirmar:
		
	 
	Trata-se de um processo entendido como a arte de despertar coletivos inteligentes e valorizar a multiplicidade das habilidades humanas para o desenvolvimento de ações, produtos e conhecimentos que acontece de maneira descentralizada.
	
	Realiza-se tanto dentro quanto fora da rede e tem por único objetivo o desenvolvimento de iniciativas humanitárias e sem fins lucrativos.
	
	É um movimento coletivo, realizado exclusivamente por organizações sociais para a construção de produtos e saberes a serem utilizados de maneira privada por quem participa do movimento.
	
	Ilustra um processo reunião de apenas indivíduos que não pertencem a qualquer tipo de organização social ou virtual para a elaboração de técnicas, artes, saberes, mercadorias e produtos a circularem de maneira aberta pela sociedade, sem finalidades comerciais.
	
	Materializa-se como iniciativas de grupos fechados apenas para a solução de problemas particulares e específicos que dizem respeito às atividades dos coletivos envolvidos.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	A oposição entre Real e Virtual é comum em nosso cotidiano e comumente os termos são tratados como opostos, antagônicos. No entanto, sabemos que sua relação é complementar e eles indicam lógicas diferentes e possíveis do nosso mundo. Analise os exemplos abaixo e indique a alternativa que melhor demonstra a relação real e virtual.
		
	
	Uma rocha de carbono é um objeto virtual, pois o que interessa é o diamante que ela pode vir a ser no futuro. Esse sim é um objeto do real.
	 
	Um celular que está desligado agora é um objeto do real e as ligações que faço com ele são virtuais, ainda que ele esteja desligado.
	
	O medo da criminalidade nas grandes cidades e o acontecimento (ou não) de um fato relacionado a isso são objetos do virtual.
	
	Um grupo de amigos no whatsapp é real, mas o relacionamento que acontece neste ambiente digital que o aplicativo possibilita é apenas virtual.
	
	Uma semente é um objeto do real e, apenas quando ela for plantada, a árvore será seu desdobramento virtual.
	
		6
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	No Brasil, estamos presenciando um movimento estratégico recente no uso da tecnologia pelo Estado. É a governança participativa para reforçar a capacidade de ação da população e promover o relacionamento entre a sociedade e os seus governantes. Em essência, hoje podemos atribuir o conceito de governo 2.0 no Brasil. Tomamos por base a incorporação das novas tecnologias para a melhoria dos processos internos de administração pública, por meio de uma gestão democrática que prevê a participação de uma rede de pessoas que estão interessadas em acompanhar e intervir nos processos de políticas públicas. Internet: (com adaptações). O movimento do governo descrito acima tem maior relação com o conceito de:
		
	
	cauda longa, de Chris Anderson.
	
	arquitetura da informação, de Peter Morville e Louis Rosenfeld.
	
	aldeia gobal, de Marshall McLuhan.
	
	comunidade virtual, de Howard Rheingold.
	 
	inteligência coletiva, de Pièrre Lévy.
	
		7
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	São exemplos de mídias digitais, exceto:
		
	
	Nenhuma das respostas
	
	Mídias Sociais
	
	Hotsites
	 
	Jornal
	
	E-mails Marketing
	
		8
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	(CONSULPLAN - 2011) As novas tecnologias se transformaram em importantes aliadas das assessorias de comunicação em diversas tarefas, dentre as quais a de pesquisa na web, de notícias e informações sobre a organização. Os clippings digitais são hoje parâmetros para mensuração de resultados de divulgação em diversas assessorias de imprensa, através de mecanismos de buscas, como se pode exemplificar tecnicamente na seguinte alternativa:
		
	
	search
	 
	google
	
	cadê
	
	yahoo
	
	britannica
	
		9
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Observe a frase de Henry Jenkins: "Nosso foco não deve estar nas tecnologias emergentes, mas sim nas práticas culturais emergentes". Com base na ideia do autor, podemos afirmar que:
		
	
	A cultura e a forma com que as pessoas utilizam as ferramentas, são definidas pelo mercado digital
	
	Tanto as ferramentas, enquanto tecnologias emergentes, quanto a forma com que as pessoas as utilizam, são igualmente importantes para o cenário da cultura da convergência
	
	A ideia do autor não condiz com a realidade de uso das mídias sociais nos dias atuais
	
	As ferramentas não são relevantes para a cultura da convergência
	 
	Podemos entender como práticas culturais emergentes, a forma com que as pessoas utilizam essas ferramentas
	
		10
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	São as tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolução Informacional, "Telemática", ou Terceira Revolução Industrial, desenvolvidas desde a segunda metade da década de 1970. A afirmativa diz respeito à descrição de:
		
	
	Tecnocracia
	
	Inteligência Artificial
	
	Ciberarte
	
	Convergência das Mídias
	 
	Novas tecnologias de informação e comunicação