Buscar

Atividade 4 estrutura e função humana

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade 4 estrutura e função humana
 
PERGUNTA 1 
1. O pênis é o órgão erétil de cópula masculino. Ele apresenta formato cilíndrico e se localiza na região mais anterior e externa à cavidade pélvica. Internamente, apresenta um tecido altamente vascularizado, característica que permite a ereção. Nessas regiões altamente vascularizadas encontramos três “cilindros”, sendo que dois deles se dispõem paralelamente, enquanto o terceiro se posiciona inferior a eles e contém a uretra. 
Assim sendo, a parte do pênis descrita que contém a uretra é: 
	 
	
	o corpo do pênis. 
	 
	
	a raiz do pênis. 
	 
	
	a glande do pênis. 
	 
	
	o corpo esponjoso do pênis. 
	 
	
	o corpo cavernoso do pênis. 
PERGUNTA 2 
1. Imagine a seguinte situação: 
Pedro é um estudante de Educação Física do primeiro ano que tem por objetivo profissional ser treinador de equipe brasileira de lutas marciais. Diariamente, após as aulas, Pedro frequenta a academia para hipertrofiar sua musculatura e ter melhores objetivos no treino de jiu-jitsu, porém, seu biotipo não o favorece, tornando o crescimento muscular demorado. 
Ele decide fazer uso de testosterona, já que aprendeu nas aulas da faculdade que um dos efeitos secundários da testosterona é o aumento de massa muscular. Após alguns meses, já com o corpo mais tonificado, Pedro observa certa diminuição do tamanho testicular. 
Com base em nossos estudos a respeito do eixo hormonal sexual masculino, considerando a situação exposta, qual é a relação entre o uso da testosterona e a diminuição testicular de Pedro? 
	 
	
	A testosterona ingerida causa um feedback negativo no eixo hipotálamo-hipófise-testículo, estimulando a produção fisiológica de testosterona para igualar os níveis dos hormônios natural e sintético.  
	 
	
	A testosterona ingerida causa um feedback negativo no eixo hipotálamo-hipófise-testículo, diminuindo a produção fisiológica de testosterona e, consequentemente, gerando a atrofia testicular. 
	 
	
	A testosterona ingerida causa um feedback positivo no eixo hipotálamo-hipófise-testículo, diminuindo a produção fisiológica de testosterona e, consequentemente, gerando a atrofia testicular. 
	 
	
	Não existe relação direta entre a testosterona ingerida e a atrofia testicular, porém, por precaução, Pedro deveria procurar auxilio médico e interromper o uso do hormônio. 
	 
	
	Existe relação direta entre a testosterona ingerida e a atrofia testicular, uma vez que o excesso de hormônio pode causar morte celular ou formação de neoplasia. 
1 pontos    
PERGUNTA 3 
1. O sistema genital feminino é formado por estruturas capazes de permitir a formação de gametas, a cópula, a fecundação e o desenvolvimento embrionário. Todos se encontram na região pélvica, podendo estar internamente na pelve ou na sua região externa. Os órgãos genitais internos estão mais envolvidos com a maturação do gameta, a implantação e o desenvolvimento embrionário, enquanto os órgãos externos estão envolvidos com a cópula. 
Dessa forma, baseado em nossos estudos a respeito do assunto, podemos dizer que o órgão genital interno relacionado à implantação e ao desenvolvimento do embrião é: 
	 
	
	a uretra. 
	 
	
	as tubas uterinas. 
	 
	
	o útero. 
	 
	
	o ovário. 
	 
	
	a vagina. 
1 pontos    
PERGUNTA 4 
1. Pense no seguinte caso:
 
João chega ao hospital gritando de dor e apontando a região do dorso. Ele mal consegue se comunicar, dizendo apenas que a dor começou de forma inusitada. Por experiência, os médicos de plantão solicitam uma radiografia de emergência da região abdominal e, enquanto aguardam o resultado, administram por via endovenosa soro fisiológico somado a um analgésico. João relata amenização da dor e, ao sair o resultado dos exames de imagem, os médicos encontram cálculos na região de ureter e na pelve renal.
 
Assim sendo, com base em nossos estudos sobre o assunto, no que diz respeito ao ureter, pode-se afirmar que: 
	 
	
	leva a urina da bexiga até o meio externo. 
	 
	
	é um tubo de músculo estriado esquelético responsável pela micção. 
	 
	
	apresenta comprimento maior em homens do que em mulheres. 
	 
	
	corresponde ao último túbulo de condução da urina no néfron. 
	 
	
	conduz a urina do rim até a bexiga. 
1 pontos    
PERGUNTA 5 
1. A Síndrome do Ovário Policístico, também conhecida como Anovulação Crônica, é um distúrbio hormonal que causa formação e aumento de cistos nos ovários. Como o ovário é uma glândula, a presença dos cistos interfere no seu funcionamento, gerando menstruação irregular e alta produção de testosterona. A formação dos cistos ovarianos pode estar relacionada à liberação aumentada do hormônio que promove o amadurecimento dos ovócitos.
 
Os tratamentos para o cisto no ovário são diversos, podendo ser desde tratamentos com anticoncepcionais a cirurgias de remoção dos cistos.
 
Dessa forma, a respeito do hormônio ovariano que pode estar relacionado aos cistos no ovário, assinale a alternativa correta. 
	 
	
	GnrH. 
	 
	
	Progesterona. 
	 
	
	LH. 
	 
	
	Estrógeno. 
	 
	
	FSH. 
1 pontos    
PERGUNTA 6 
1. A tuba uterina, antigamente conhecida como “trompa de Falópio”, é um canal com cerca de 10 centímetros de comprimento que se apresenta em par. Anatomicamente, possui algumas regiões: infundíbulo, ampola e istmo. Ela não se conecta completamente aos ovários, mas possui proximidade a eles por meio das fimbrias. Em situações atípicas, podem ocorrer gestações ectópicas, ou seja, fora do local esperado, nas tubas uterinas.
 
Dessa maneira, sobre nossos estudos quanto as tubas uterinas, analise as alternativas a seguir e assinale a que está correta. 
	 
	
	Formam o canal do parto, juntamente com o colo do útero e a vagina. 
	 
	
	São responsáveis por conduzir o ovócito ou embrião até o útero no caso de ter ocorrido a fecundação. 
	 
	
	São considerados órgãos de cópula, pois recebem o pênis durante o ato sexual. 
	 
	
	Comunicam o útero ao meio externo. 
	 
	
	Servem como canal que permite o escoamento do sangue menstrual.
  
1 pontos    
PERGUNTA 7 
1. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum no Brasil. Ele acomete cerca de dois milhões de homens por ano. O mais comum, no entanto, é que seja uma doença assintomática durante muitos anos e de crescimento lento. Inclusive, quando os sintomas surgem, muitas vezes, é determinado um tratamento cirúrgico de emergência, acompanhado de quimioterapias posteriores. Portanto, a recomendação médica é de que, anualmente, os homens façam exames preventivos, como a dosagem de PSA e o exame de toque retal.
 
A respeito dos nossos estudos sobre o assunto, podemos dizer que o exame de toque retal é utilizado de maneira eficiente devido a posição anatômica da próstata, que é: 
	 
	
	posterior a região do reto. 
	 
	
	inferior a região do reto. 
	 
	
	lateral a região do reto. 
	 
	
	medial a região do reto. 
	 
	
	anterior a região do reto. 
1 pontos    
PERGUNTA 8 
1. O néfron é a menor unidade do rim e responsável pelo funcionamento renal. É por meio dele que o rim exerce suas funções na manutenção da homeostase corporal. Basicamente, o néfron é formado pelas seguintes regiões: corpúsculo renal, túbulo contorcido proximal, alça de Henle, túbulo contorcido distal e ducto coletor. Cada uma dessas regiões possui transportadores que garantem o fluxo iônico para dentro ou para fora do néfron.
 
Sendo assim, com base em nosso conteúdo, com relação ao ducto coletor, este possui a função de: 
	 
	
	absorção.
 
  
	 
	
	filtração. 
	 
	
	reabsorção. 
	 
	
	excreção. 
	 
	
	secreção. 
1 pontos    
PERGUNTA 9 
1. O eixo hormonal sexual feminino é formado por três glândulas principais: hipotálamo, adenohipófise e ovários, que se comunicam constantemente a fim de garantir a homeostase do ciclo reprodutor feminino, seja ele ovariano ou uterino. A comunicação entre as glândulas endócrinas se dá por meio de hormônios, substâncias secretadas na corrente sanguínea e que possuem receptores específicos em órgãos-alvo. Os hormônios liberados pelas glândulas anteriormente
citadas são GnRh, FSH e LH, estrógeno e progesterona, respectivamente.
 
Sendo assim, sobre os efeitos da ação hormonal do estrógeno e da progesterona produzidos pelos ovários, podemos afirmar que: 
	 
	
	estimulam o desenvolvimento das mamas, o crescimento da camada interna do útero e o aumento localizado de tecido adiposo. 
	 
	
	estimulam a secreção de FSH e LH que vão atuar no desenvolvimento das gônadas e dos gametas femininos. 
	 
	
	estimulam o crescimento de pêlos em algumas regiões do corpo, o aumento do metabolismo corporal e o aumento da massa muscular. 
	 
	
	regulam o amadurecimento dos gametas sexuais femininos, bem como o momento de sua liberação (ovulação). 
	 
	
	regulam a absorção dos gametas femininos não fecundados, bem como a descamação da camada uterina, denominada “endométrio”.
 
   
1 pontos    
PERGUNTA 10 
1. Entre os métodos contraceptivos mais utilizados podemos citar a pílula anticoncepcional. Ela impede a liberação de um ovócito pelo ovário, pois é composta por uma dosagem aumentada dos mesmos hormônios produzidos fisiologicamente pelas mulheres. A presença desses hormônios no plasma sanguíneo sinaliza que deve haver alteração do ciclo reprodutivo feminino. A pílula anticoncepcional possui eficácia em torno de 90%. Esta porcentagem pode ser aumentada caso a mulher faça o uso regularmente do medicamento, uma vez ao dia, nos mesmos horários. A maior parte desse tipo de medicamento é formado por dois hormônios: estrógeno e progesterona, mas, em alguns casos, pode-se encontrar pílulas com apenas um deles.
 Dessa forma, sobre o funcionamento da pílula anticoncepcional, pode-se afirmar que: 
	 
	
	por feedback
negativo, inibe o ciclo ovariano. 
	 
	
	por feedback
positivo, inibe a ovulação. 
	 
	
	por feedback
positivo, inibe o ciclo uterino. 
	 
	
	por feedback
positivo, inibe o ciclo ovariano. 
	 
	
	por feedback
negativo, inibe o ciclo uterino.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais