Buscar

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) -

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tópicos Especiais em Administração Pública Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
Ademar Ferreira Moreno
Nota finalEnviado: 18/03/21 22:21 (BRT)
8/10
Assignment Content
Assignment Content
1. Pergunta 1
/1
Muito mais que processos, a Administração Pública percebeu com a evolução das formas de administração que as pessoas eram extremamente relevantes no processo e busca pela qualidade da entrega dos serviços públicos a sociedade. E foi por volta entre as décadas de 60 e 70 que a administração influenciada pelos emergentes modelos de eficiência japonesa de produção e sistema organizacional orgânico, que evidenciamos mais um importante marco no desenvolvimento da gestão com reflexos nos modelos da administração pública. Começamos a perceber as abordagens como Mecânica e Orgânica.
Observe as opções abaixo e marque com V para Verdadeiro e F para Falso a características básicas de cada abordagem apresenta na abordagem de acordo com a incidência da Abordagem ORGÂNICA:
( ) Quanto ao ambiente: Instável
( ) Quanto a tarefa: Mutante/emergente
( ) Quanto ao controle: Maior fluidez
( ) Quanto a autoridade: Descentralizada
( ) Quanto a participação: Obediência
( ) Quanto a comunicação: Vertical
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
V – V – F – V – V - V
2. 
F – F – F – V – F - V 
3. 
V – V – V – V – F - F
Resposta correta
4. 
F – F – V – V – V - V
5. 
V – V – F – V – V - V 
2. Pergunta 2
/1
Vimos durante toda unidade 1 que os fatores humanos são sim, de grande influência no desempenho das organizações e esse desempenho está invariavelmente sujeito a alterações constate. É de extrema importância relembrar que, as organizações estão invariavelmente expostas a ramos de negócio, contextos políticos e econômicos distintos, refletindo diretamente no comportamento social. Sendo assim, modelos devem ser permanentemente acompanhados e discutidos, já que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Obviamente se existe um modelo permanente de gestão ele deve ser respeitado.
2. 
Mesmo adotando um modelo de gestão designada pelo Poder Executivo, os agentes públicos não precisam cumpri-lo e sim, adotar um sistema independente como previsto na CF/88.
3. 
A CF/88 prevê uma troca no modelo de gestão a cada troca de partido político no poder Executivo, logo, faz-se necessário constante acompanhamento.
4. 
Obviamente não existe um modelo permanente de gestão.
Resposta correta
5. 
Essa frase não corresponde ao que estudamos já que as pessoas não são relevantes no processo de gestão já que podem ser substituídas.
3. Pergunta 3
/1
Questões fortes de caráter tecnológico exigiram, impulsionaram e despertaram mudanças emergentes no modelo de administração pública no Brasil na década de 90. A Reforma do Estado foi colocada em prática sem possibilidade de retrocesso. Neste processo quatro importantes setores foram imediatamente mobilizados:
1. Núcleo estratégico;
2. As atividades executivas;
3. Os serviços não executivos;
4. A produção para o mercado
Observe o quadro abaixo e enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, fazendo referência à atividade ou objeto do setor referente:
IMG - BQ - ADMINISTRACAO PUBLICA - UN1.JPG
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
III – I – IV - II
Resposta correta
2. 
III – IV - I - II
3. 
II – I – IV - III 
4. 
II – IV – III - I
5. 
I – III - IV - II 
4. Pergunta 4
/1
Leia com atenção:
“Petrobras retoma processo para venda de participação em duas empresas
A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (17) que a diretoria executiva decidiu retomar os processos para a venda de 90% de sua participação na Transportadora Associada de Gás (TAG) e da totalidade da Araucária Nitrogenados. No caso da TAG, a companhia informou que levou em consideração a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de terça-feira o caso da TAG, a companhia informou que levou em consideração a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de terça-feira (15), que acatou um pedido formulado pelo governo federal para reverter a decisão da 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região de suspender o processo competitivo, em junho de 2018. A Petrobras informou ainda que a diretoria executiva também levou em consideração em sua decisão o parecer da Advocacia Geral da União (AGU) que conclui que a Petrobras atende aos requisitos colocados no âmbito da análise feita pelo Superior Tribunal Federal (STF) na Ação Direta de Constitucionalidade (ADI) 5624, apresentada em 2018 e que questiona dispositivo da Lei das Estatais que torna dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista no caso de compra e venda de ações, de títulos de crédito e de dívida e de bens”. (FONTE: https://www.valor.com.br/empresas/6068341/petrobras-retoma-processo-para-venda-de-participacao-em-duas-empresas)A nota divulgada pelo Jornal Valor Econômico explica que a Petrobras se fez valer de uma diretriz que beneficia sociedade de economia mista, que é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
corporações de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União – se federal – com a finalidade de exploração econômica.
2. 
corporação de personalidade jurídica de direito privado, possíveis em razão da autorização legislativa e devidamente registrada em órgão próprio visando exploração econômica, agindo como autônoma, entretanto com ações em sua maioria a favor dos interesses da União ou administração indireta.
Resposta correta
3. 
corporações privadas, mas, de execução exclusiva para a gestão pública, sem fins lucrativos, independente do sistema público e de autonomia total, subordinada diretamente ao Poder Judiciário, não precisa de licitação para prestar serviço ao Governo, usa recursos exclusivos da administração pública. 
4. 
a prestação de serviço é de caráter autônomo, seguindo leis criadas a partir de personalidade jurídica de direito público, com a finalidade de proporcionar legalidade na descentralização dos serviços. 
5. 
corporações dotadas de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, possível por ter autorização legal, dotada de autonomia administrativa, com patrimônio próprio, mas com o funcionamento custeado por recursos da União.
5. Pergunta 5
/1
Vamos refletir?
AS CONDIÇÕES DE TRABALHO AO LONGO DA HISTÓRIAPor: Josimar Tais“A Revolução Industrial provocou grandes transformações no mundo: a economia transformou-se, pois a atividade industrial passou a ocupar o centro da vida econômica; formaram-se grandes empresas industriais e o trabalho assalariado passou a predominar em toda parte; em outras palavras, impõe-se o capitalismo industrial. A sociedade foi profundamente afetada pelo êxodo rural e pelo crescimento da vida urbana; começaram a formar-se as cidades industriais; ocorreu também um aumento da população mundial; a burguesia industrial se fortaleceu, e começou a ganhar cada vez mais destaque a classe operária. Na política, houve a queda do Estado Absolutista, disputa entre países europeus pelo domínio das colônias na África e na Ásia com o objetivo de obter matérias-primas para a indústria e consumidores para os produtos manufaturados; começaram a aparecer ideias políticas, sociais e econômicas tentando explicar a nova situação e solucionar os novos problemas. A Revolução Industrial enriqueceu muitos capitalistas, mas a grande maioria dos operários vivia em péssimas condições”.Vimos que No começo do século XX, com a consolidação da Segunda Revolução Industrial nas portas das abordagens da administração, foram registrados os primeiros indícios de modelos de gestão realmente voltados à eficiência produtiva.
Mudanças eram emergentes. E elas começaram a acontecer a partir de três tipos de abordagens que no futuro seriam conhecidas como a Administração Moderna. Essas abordagens eram:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Abordagem Estrutural – Abordagem Humanística – Abordagem Interativa 
Resposta correta
2. 
Abordagem Social
– Abordagem Humanística – Abordagem Interativa
3. 
Abordagem Jurídica – Abordagem Econômica – Abordagem Social
4. 
Abordagem Jurídica – Abordagem Executiva – Abordagem Legislativa
5. 
Abordagem Natural – Abordagem Humanística – Abordagem Reativa
6. Pergunta 6
/1
Observe:
“PIS/PASEP SOBRE A FOLHA DE PAGAMENTO: Somente a contribuição para o PIS/PASEP incide sobre o pagamento da folha de salários, das ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS, classificadas como ISENTAS, IMUNES ou DISPENSADAS. Seu valor é determinado aplicando-se a alíquota de 1% sobre a folha de pagamento de salários do mês para a seguintes entidades:
●Templos de qualquer culto;
●Partidos políticos;
●Instituições de educação e assistência social imunes ao Imposto de Renda;
●Instituições de caráter filantrópico, recreativo, cultural, científico e associações isentas do Imposto de Renda;
●Sindicatos, federações e confederações;
●Serviços sociais autônomos, criados ou autorizados por lei;
●Conselhos de fiscalização de profissões regulamentadas – do tipo CRC, CREA, etc;
●Fundações de direito privado e fundações públicas instituídas ou mantidas pelo poder público;
●Condomínios de proprietários de imóveis residenciais ou comerciais;
●A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Organizações Estaduais de Cooperativas – previstas na Lei 5764/1971”. ( Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br)
Uma das configurações descritas acima com alíquota especial de tributo é a Fundação Pública, que nada mais é que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
corporações dotadas de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, possível por ter autorização legal, dotada de autonomia administrativa, com patrimônio próprio, mas com o funcionamento custeado por recursos da União.
Resposta correta
2. 
corporações privadas mas, de execução exclusiva para a gestão pública, sem fins lucrativos, independente do sistema público e de autonomia total, subordinada diretamente ao Poder Judiciário, não precisa de licitação para prestar serviço ao Governo, usa recursos exclusivos da administração pública. 
3. 
corporações de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União – se federal – com a finalidade de exploração econômica.
4. 
a prestação de serviço é de caráter autônomo, seguindo leis criadas a partir de personalidade jurídica de direito público, com a finalidade de proporcionar legalidade na descentralização dos serviços. 
5. 
corporação de personalidade jurídica de direito privado, possíveis em razão da autorização legislativa e devidamente registrada em órgão próprio visando exploração econômica, agindo como autônoma, entretanto com ações em sua maioria a favor dos interesses da União ou administração indireta.
7. Pergunta 7
/1
A Administração Pública acontece respeitando cinco princípios básicos. Um deles é o Princípio da Publicidade. Isso porque, todo é preciso prestar contas do capital investido e direcionado para administrar os serviços públicos já que eles vêm de impostos pagos pela sociedade, assim como os agentes políticos devem também prestar contas de seus atos aos seus eleitores. Vejamos então, como se define este princípio:
Ocultar opções de resposta 
1. 
No geral, podemos definir o termo como: a lei determina o que pode ou não pode ser feito e como devemos agir. 
2. 
É constantemente mutável, entretanto, altamente ético. Todo processo administrativo para contar com a veracidade deverá ser obrigatoriamente moral.
3. 
É o ato de transparência dos processos administrativos é a prestação de contas a sociedade e não uma vitrine pessoal ou coletiva de agentes.
Resposta correta
4. 
Tem por premissa a garantia dos serviços públicos ofertados para a comunidade com os mesmos recursos, variedade, qualidade e menor tempo que os serviços privados.
5. 
A administração pública deve ser organizada de forma que todos os grupos sociais sejam acolhidos e beneficiados. O agente político deve ainda, isentar-se de qualquer ação que promova seus interesses pessoais ou de um grupo específico.
8. Pergunta 8
/1
Quando tratamos de processos administrativos da máquina pública é importante levar em consideração de que a gestão deve ser eficaz e respeitar as leis. Com um modelo de administração privada, todo novo processo, nova ideia ou novos procedimentos são rapidamente testados ou adotados. Mas na administração pública, por mais eficiente que o novo processo seja ele precisa ser validado pelos princípios e pelas leis, para que possa ser aplicado.
Para que isso seja aplicado de forma correta precisamos reconhecer o conceito da administração. Basicamente é:
I)Planejar e Organizar
II)Controlar e Coordenar
III)Observar e Relatar
IV)Desenvolver e Liderar
V)Liderar e Punir
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
Ocultar opções de resposta 
1. 
As afirmativas III e V estão corretas.
2. Incorreta: 
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
3. 
As afirmativas I e V estão corretas.
4. 
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
Resposta correta
9. Pergunta 9
/1
Sabemos que todas as teorias busca melhoria, focam no desenvolvimento e priorizam eficiência, para enfim gerar lucro. Vimos em todas as teorias citadas, que de certa forma algo em sua composição foi fator de influencia na construção de um modelo administrativo mais completo possível e que seja capaz de suprir as necessidades tanto das organizações como das pessoas envolvidas nesse processo.Seguindo essa concepção podemos afirmar que o desenho de um modelo de gestão busca essencialmente:
Ocultar opções de resposta 
1. 
previsibilidade, recursos sociais, expansão das habilidades e competências, tecnologia, ajustamento, satisfação pessoal. 
2. 
previsibilidade, produtividade, expansão das habilidades e competências, lucro, ajustamento, satisfação pessoal. 
3. 
previsibilidade, produtividade, expansão das habilidades e competências, harmonia, ajustamento, satisfação pessoal. 
Resposta correta
4. 
imprevisibilidade, produtividade, expansão de território, harmonia, ajustamento, satisfação pessoal.  
5. 
previsibilidade, produtividade, expansão de atuação tecnológica, harmonia, ajustamento, satisfação pessoal.
10. Pergunta 10
/1
Do dicionário de significados: “Legado é uma disposição feita em um testamento para benefício de outra pessoa, é deixar algo, de valor ou não, para outra pessoa, e vem do latim, legatos”. Durante a Unidade 1 vimos também, que, a cultura, o hábito, uma tradição, também são considerados como um legado. Mais especificamente vimos que a forma de ver e executar a força de trabalho é influenciado por nossos ancestrais. Vimos também que, executar uma forma de laboro pode ser diretamente influencia pela forma como valorizamos três importantes perspectivas. São elas:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Econômica, Social, Familiar.
2. Incorreta: 
Religiosa, Psicológica, Tecnológica.
3. 
Religiosa Econômica e Psicológica.
Resposta correta
4. 
Social, Educacional, Psicológica.
5. 
Social, Educacional, Psicológica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais