Buscar

Atividade A4 - Branding e Identidade Visual

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Uma marca de sucesso é como uma potência que contém energia suficiente para iluminar novos territórios. Sabendo disso, o branding utiliza-se disso para quebrar barreiras de entrada para outras categorias de produtos.
 
Figura. Perfume Chanel Nº 5
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:CHANEL_No5_parfum.jpg
 
Chanel é uma marca de luxo de vestuários, que começou como alta-costura, mas a figura anterior refere-se a um famoso perfume da marca.
Qual é a alternativa correta que explica esta estratégia?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Extensão de marca.
	Resposta Correta:
	 
Extensão de marca.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Extensão de marca é o nome que se dá para a estratégia em que uma marca quebra barreira de entrada para uma categoria de produto diferentes da sua, utilizando-se do seu sucesso.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	As marcas comunicam-se com uma ampla variedade de públicos, e a publicidade é um método de comunicar a marca para o público-alvo, com o objetivo de aumentar suas vendas e permitir que os consumidores tornem-se mais fiéis da marca e compreendam que ela representa.
 
Que área é importante como parte integrante no processo de gestão de marca?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Comunicação.
	Resposta Correta:
	 
Comunicação.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Tudo o que uma empresa faz como parte do gerenciamento de suas próprias marcas envolve comunicação.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Comunicação corporativa, no que tange o gerenciamento do branding, é entendida como um conjunto de mensagens, símbolos e comportamentos que direcionam a empresa de modo conjunto em todos os relacionamentos e pontos de contato com os mais diversos públicos. Como protagonista, a comunicação é integrada e passa a carregar mais funções, atingir mais canais e dialogar com mais públicos.
 
Qual das alternativas a seguir tem relação com a comunicação corporativa da marca na atualidade?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
É entendida em uma visão ampla e integrada, agindo como protagonista.
	Resposta Correta:
	 
É entendida em uma visão ampla e integrada, agindo como protagonista.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, já que é entendida em uma visão ampla e integrada, agindo como protagonista.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ainda que branding possa seja entendido como um processo simbólico de criação de atributos, o foco principal sempre será vendas e geração de valor financeiro. Uma marca forte, inevitavelmente, produz mais resultados e tem um valor de mercado aumentado, além de alcançar maior participação no mercado, mais margem de lucro e possibilidade maior de ampliação do negócio.
 
Qual a alternativa que representa este processo?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Brand equity.
	Resposta Correta:
	 
Brand equity.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Brand equity é a resposta correta porque não existem brand emotion, brand build e build awareness. Quanto ao brand sense, trata-se de processo de tangibilizar a marca por meio dos cinco sentidos.
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	Para a estratégia de criação de uma marca não se trabalha de modo isolado em um núcleo ou departamento. Este processo é amplo e dinâmico, unindo todas as visões e discursos presentes na corporação, em que, não apenas se monitora a imagem, mas também se estabelece alinhamentos de postura tanto da direção quanto de colaboradores.
 
Em relação à estratégia de criação de marca, identificam-se quatro processos, como se segue (que não estão necessariamente apresentados na ordem), desenvolva uma ordem usando 1, 2, 3 e 4:
 
(  ) Estabelecimento de estratégias e processos que possam contribuir para o alinhamento da marca.
(  ) Coleta de dados e informações de todos os públicos de interesse da organização tanto no meio interno quanto no meio externo. A investigação bem feita possibilitará um diagnóstico da situação e, por essa razão, demanda tempo e atenção.
(  ) Implantação dos projetos, controle e avaliação dos resultados.
(  ) Análise e diagnóstico, onde se entenderá todos os pontos positivos e as falhas do processo.
 
Qual a alternativa que apresenta a ordem correta desses quatro processos?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
1; 2; 3 e 4;
 
 
 
	Resposta Correta:
	 
2; 4; 1 e 3.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está incorreta.  A alternativa está incorreta, já que o adequado seria 2; 4; 1 e 3. Primeiro, faz-se coleta de dados para, depois, proceder-se à análise e diagnóstico para estabelecimento de estratégias e, finalmente, implantar os projetos.
 
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Para Wheeler (2008, p. 82), a última parte para aplicação de um projeto de sucesso, consiste em: "Estabelecer o fluxo de documentos; Decidir quem recebe cópias dos documentos; Colocar tudo por escrito; Criar pautas; Fazer circular notas das reuniões; Desenvolver um site do projeto na Internet se o âmbito do projeto permitir".
 
WHEELER, Alina. Design de identidade de marca: um guia completo para a criação, construção e manutenção de marcas fortes. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
De que se trata este protocolo descrito por Wheeler?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Trata-se de um excelente protocolo de comunicação.
	Resposta Correta:
	 
Trata-se de um excelente protocolo de comunicação.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Trata-se de um excelente protocolo de comunicação, porque não basta a criação do brandbook, é necessário estabelecer canais de comunicação.
	
	
	
· Pergunta 7
0 em 1 pontos
	
	
	
	Muitas organizações podem enxergar o branding como um processo que envolve apenas aspectos tangíveis, como o aparência visual de uma empresa. No entanto, a definição do que é uma marca e como elas são gerenciadas mudou, em parte porque o ambiente econômico também se transformou e em parte porque o público agora  enfatiza algo mais imaterial (aspectos intangíveis).
 
Em relação ao texto, qual a alternativa que explica que são aspectos tangíveis e aspectos intangíveis?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Aspectos tangíveis e intangíveis são a somatória de vários aspectos como a personalidade da marca (alegre ou séria, extrovertida ou calma), sua essência (como de fantasia ou de segurança, de carinho ou de abrigo), e dos produtos da marca, sua identidade visual (como logotipo, símbolo, cores etc.), embalagens, pontos de venda etc.
	Resposta Correta:
	 
Aspectos tangíveis são os produtos da marca, sua identidade visual (como logotipo, símbolo, cores etc.), embalagens, pontos de venda etc., e aspectos intangíveis são a personalidade da marca (alegre ou séria, extrovertida ou calma), sua essência (como de fantasia ou de segurança, de carinho ou de abrigo).
 
 
 
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Aspectos tangíveis são concretos, enquanto aspectos intangíveis são abstratos. Produtos da marca, identidade visual (como logotipo, símbolo, cores etc.), embalagens, pontos de venda etc. são concretos e, portanto, referem-se aos aspectos tangíveis da marca; enquanto personalidade da marca (alegre ou séria, extrovertida ou calma), sua essência (como de fantasia ou de segurança, de carinho ou de abrigo) são abstratos, portanto referem-se aos aspectos intangíveis
 
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	No fechamento do projeto de criação de uma marca, desenvolve-se o brandbook, que regula o uso da identidade visual e também o humor e personalidade da marca, mas é preciso envolver os stakeholders, primeiramente os colaboradores internos, e, depois, os externos.
 
Em relação à divulgação e envolvimento do projeto da marca, qual a alternativa correta?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Deve-se envolver primeiramente os funcionários, para que estes se sintam participantes do processo, para, depois, envolver público externo.
	Resposta Correta:
	 
Deve-se envolver primeiramente os funcionários, para que estes se sintam participantes
do processo, para, depois, envolver público externo.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Deve-se envolver primeiramente os funcionários, para que estes se sintam participantes do processo, para, depois, envolver público externo.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Gestão de marca pressupõe-se controle e avaliação ao longo do tempo. É importante que as instituições revejam suas táticas com regularidade para verificar de que maneira a comunicação corporativa está apresentando a imagem da marca e fornecendo promessa e valores para seu público-alvo.
 
Em relação ao controle e avaliação da gestão de marca, leia os três textos a seguir e indique verdadeiro ou falso:
1. (  ) A gestão da marca é uma atividade permanente, e por isso a pró-atividade é importante. Ter pesquisas sistemáticas e constantes para verificar e analisar o projeto se faz fundamental.
9. (  ) A construção da marca é um sistema único, em que a organização faz o trabalho apenas uma vez e aguarda por bons resultados.
9. (  ) Uma postura reativa à marca, pode levá-la a uma direção ruim. Se uma organização se torna estrategicamente reativa, ela perde competitividade e força de adaptar-se às mudanças do mercado, à volatilidade do clima econômico.
Responda qual a alternativa correta, em termos de se as asserções anteriores são verdadeiras (V) ou falsas (F):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I (V), II (F) e III (V).
	Resposta Correta:
	 
I (V), II (F) e III (V).
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A asserção I e III são verdadeiras (V), mas a II é falsa (F). A gestão da marca é uma atividade permanente, e não é um sistema único, em que se faz uma única vez, para aguardar bons resultados - essa postura reativa pode levar a uma direção ruim.
	
	
	
1. Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Publicidade é uma forma de comunicação eficiente para aumento de vendas de produtos, mas as marcas vêm utilizando-se dela, cada vez mais, para comunicar suas essências e, com isso, envolver os consumidores. Conseguem, assim, aumentar suas possibilidades de vendas.      
 
Em relação à comunicação na marca, analise as duas asserções a seguir:
10. Apesar de muitas empresas procuram aumentar suas vendas por meio de sua publicidade, tem sido argumentado que o principal objetivo da propaganda não é aumentar suas vendas por si só, mas aumentar a “capacidade de venda” global da marca.
10. O propósito da publicidade e dos anúncios é se comunicar com seu público-alvo de maneira que forme uma conexão positiva com eles e atue como um driver de vendas.
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta proposta entre as asserções:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são verdadeiras e se relacionam entre si.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são verdadeiras e se relacionam entre si.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. As asserções I e II são verdadeiras e se relacionam entre si porque as marcas têm usado a publicidade para criar conexão positiva com seu público-alvo e, desta maneira, aumenta sua “capacidade de venda” global.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais