Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
COMERCIO ELETRONICO

Pré-visualização | Página 1 de 3

· Pergunta 1 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Algumas pesquisas realizadas buscaram investigar o papel do risco percebido pelo consumidor durante uma compra ou transação on-line . O risco percebido é comumente visto como algo que exerce um efeito negativo nos contextos digitais. Diversos aspectos podem contribuir para que o consumidor perceba um maior ou menor risco em uma plataforma de e-commerce , e isso pode resultar em diferentes comportamentos. 
 
MARRIOTT, H. R.; WILLIAMS, M. D. Exploring consumers perceived risk and trust for mobile shopping: a theoretical framework and empirical study. Journal of Retailing and Consumer Services , v. 42, p. 133-146, 2018.
 
Em relação ao que foi exposto, analise as assertivas a seguir:
 
I. Diferentes níveis de risco percebido são experienciados pelo consumidor nas plataformas on-line ou mobile . 
II. Um maior grau de risco percebido em relação ao e-commerce pode inibir o comportamento de compra do consumidor. 
III. Um maior grau de risco percebido em relação ao e-commerce pode gerar no consumidor um sentimento de incerteza, ansiedade e desconforto. 
IV. Mesmo percebendo um maior grau de risco na plataforma de e-commerce , é improvável que o consumidor deixe de comprar nela. 
 
Está correto o que se afirma em: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
I, II e III, apenas. 
	Resposta Correta: 
	
I, II e III, apenas. 
	Comentário da resposta: 
	Resposta correta. A alternativa assinalada está correta. Ao usar um e-commerce, o consumidor pode se deparar com plataformas extremamente seguras ou não, e isso impacta certo grau de risco percebido. Um maior ou menor grau de risco percebido pode resultar em diversas preocupações para o consumidor, as quais podem contemplar aspectos psicológicos e financeiros. Além disso, pode inibir o comportamento de compra nessa plataforma e gerar sentimentos e sensações negativas. Sendo assim, apenas as assertivas I, II e III estão corretas. 
	
	
	
· Pergunta 2 
1 em 1 pontos
	
	
	
	O mobile marketing é um conjunto de práticas que permite às organizações gerar engajamento e comunicar-se com seus consumidores de uma maneira interativa e relevante através de qualquer dispositivo móvel. Uma das práticas usadas por muitas marcas consiste em integrar os dispositivos móveis, como os smartphones, às mídias mais tradicionais, como a TV, em um novo modelo de anúncio feito através de um QR Code (Quick Response Code).
 
Com base nessa informação, analise as sentenças a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. (    )  O QR Code permite ao consumidor escanear a tela da TV através do smartphone .
II. (   ) O QR Code consiste em um código visual de duas dimensões que é lido pela câmera do aparelho celular.
III. (   ) O consumidor consegue acessar instantaneamente no celular o conteúdo que está sendo assistido na TV.
IV. (   ) O uso de QR Code em anúncios exibidos na TV elimina a necessidade da digitação do endereço no navegador do smartphone . 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
V, V, V, V. 
	Resposta Correta: 
	
V, V, V, V. 
	Comentário da resposta: 
	Resposta correta. A alternativa assinalada está correta, pois as quatro sentenças apresentadas são verdadeiras. O QR Code é um método interessante para gerar engajamento com anúncios veiculados na TV e chamar a atenção do consumidor. Como nem todas as marcas usam esse recurso, ele ainda é visto por muitos consumidores como algo inovador, proporcionando à marca uma vantagem competitiva perante a concorrência. 
	
	
	
· Pergunta 3 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Existem organizações que atuam apenas com comércio eletrônico, vendendo produtos e serviços somente por meio de websites e aplicativos, e existem organizações que atuam  tanto com comércio eletrônico quanto com comércio em loja física, adotando uma estratégia de canais múltiplos que podem estar integrados ou não.
 
BECK, N.; RYGL, D. Categorization of multiple channel retailing in Multi-, Cross-, and Omni‐Channel Retailing for retailers and retailing. Journal of Retailing and Consumer Services , v. 27, p. 170-178, 2015.
 
Levando em consideração as organizações que possuem uma estratégia multicanal, atuando tanto com comércio eletrônico quanto com comércio em loja física, analise as sentenças a seguir:
 
I. A adoção dessa estratégia pela empresa impossibilita que o consumidor escolha comprar um produto na loja on-line e retirá-lo em uma loja física. 
II. A estratégia de usar múltiplos canais permite ao varejista integrar informações e promoções do meio físico com o meio on-line . 
III. Para essas organizações, um grande desafio consiste em compreender o comportamento do consumidor que compra em um ambiente de múltiplos canais.
IV. Para essas organizações, não é interessante integrar dados e informações do consumidor que compra em multicanais, pois isso não traz nenhuma vantagem. 
 
Está correto o que se afirma em: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
II e III, apenas. 
	Resposta Correta: 
	
II e III, apenas. 
	Comentário da resposta: 
	Resposta correta. A alternativa assinalada está correta. Apenas as assertivas II e III estão corretas. O uso de múltiplos canais possibilita ao varejista a oportunidade de integrar os sistemas e as informações da loja física com os sistemas do e-commerce. Dessa forma, o consumidor poderá encontrar na loja física as mesmas informações que foram disponibilizadas na loja on-line da marca. Portanto, a assertiva II está correta. Levando em consideração que o consumidor pode comprar apenas em um dos canais, ou em ambos, seja por conveniência, limitação tecnológica, fatores demográficos, entre outros, entender o seu comportamento é desafiador para as organizações, o que torna a assertiva III correta. 
	
	
	
· Pergunta 4 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Por meio do comércio eletrônico são compartilhadas informações de negócios e estabelecidas transações comerciais entre os envolvidos. Dessa forma, o e-commerce 
envolve uma troca de mercadoria, tangível ou intangível, em grande escala conectando diferentes pares em diferentes partes do mundo através da internet. 
 
STEFANO, N.; ZATTAR, I. C. E-commerce : conceitos, implementação e gestão. Curitiba: Intersaberes, 2016.
 
Em relação aos pares que podem estar envolvidos em uma transação de comércio eletrônico, analise as sentenças a seguir e marque a alternativa correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
O e-commerce pode ocorrer nos formatos B2C, B2B, C2C e B2G. 
	Resposta Correta: 
	
O e-commerce pode ocorrer nos formatos B2C, B2B, C2C e B2G. 
	Comentário da resposta: 
	Resposta correta. A alternativa assinalada está correta. Embora as transações entre empresa e consumidor (B2C) e entre empresa e empresa (B2B) sejam as principais, o comércio eletrônico pode ocorrer nos quatro formatos apresentados na questão, contemplando também as transações entre consumidor e consumidor (C2C) e entre empresa e governo (B2G). 
	
	
	
· Pergunta 5 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em tempos de internet, a opinião de terceiros é fundamental. Pesquisas mostram que o consumidor tende a ficar mais encorajado a comprar um produto ou serviço em plataformas de e-commerce que apresentam opiniões e avaliações de outros consumidores, aspecto conhecido como “boca a boca on-line ”, ou seja, o que as pessoas falam sobre um produto ou serviço tem mais importância para o consumidor do que o que a própria organização diz. 
 
SWEENEY, J.; SOUTAR, G.; MAZZAROL, T. Factors Influencing Word-of-Mouth Effectiveness: receiver perspectives. European Journal of Marketing , v. 42, p. 344-364, 2008.
Analise as alternativas e marque a opção que apresenta dois canais on-line que o consumidor pode usar para consultar as opiniões e avaliações de terceiros em relação a produtos e serviços. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
Websites e mídias sociais. 
	Resposta Correta: 
	
Websites e mídias sociais. 
	Comentário da resposta: 
	Resposta correta. A alternativa assinalada está correta, pois apenas as mídias sociais e os websites
Página123