Buscar

2º Apol de Conteúdos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

2º Apol de Conteúdos, Tendências e Metodologias
Questão 1/“[...] O adulto pode organizar materiais e propor desafios ao participar do brincar das crianças”.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 153.Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre a ludicidade na educação infantil, assinale a alternativa correta:
	D
	A observação do brincar é muito producente para o educador, pois assim ele aprende a analisar o comportamento e as habilidades dos educandos.
Questão 2/“A ação lúdica, proposta pelo jogo, pelo brinquedo e pela brincadeira é, por excelência, um dos recursos pedagógicos que possibilitam o desenvolvimento integral da criança na creche e na pré-escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 148.Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre o uso de jogos e brincadeiras como recurso pedagógico, assinale a alternativa correta:
	A
	Possibilita a significação de conceitos para as crianças.
Questão 3/“[...] a brincadeira desenvolve capacidades sensoriais, rítmicas, perceptivas e espaciais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 147.Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, assinale a alternativa que apresenta os aspectos essenciais para do desenvolvimento e aprendizagem infantil que são desenvolvidos pelas brincadeiras:
	C
	A imitação e a imaginação.
Questão 4/“A criança, como criadora, aparece na maioria dos contextos lúdicos”.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 166.Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre o brincar sociodramático, assinale a alternativa correta:
	E
	Pode favorecer as habilidades de linguagem e de desempenho de papéis.
Questão 5/“Quando há possibilidade de brincar, de fazer de conta, a criança tem a oportunidade de reinventar sua vida, estabelecer regras, enfrentar desafios a sua maneira”.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 161.Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, assinale a alternativa que apresenta corretamente o que o brincar propicia:
	B
	Resolução de conflitos emocionais e cognitivos na infância.
Questão 6/“Organizar o ambiente do trabalho pedagógico deixa a aula mais produtiva, com objetivos claros e recursos adequados ao desenvolvimento do conteúdo”.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 153.Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, a preocupação com o ambiente do trabalho pedagógico dever ter seu foco em quatro dimensões distintas. Assinale a alternativa que as elenca corretamente:
	A
	Física, funcional, temporal e relacional.
Questão 7/"Quando há possibilidade de brincar, de fazer de conta, a criança tem a oportunidade de reinventar sua vida, estabelecer regras, enfrentar desafios a sua maneira".Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 160-161.Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, assinale a alternativa que descreve corretamente a percepção na prática pedagógica quanto ao brincar:
	D
	É vinculada aos profissionais da educação infantil cabe a função de valorizar a brincadeira no contexto escolar.
Questão 8/“A partir de 2 anos de idade, a criança passa a interessar-se pelas vivências que observa no seu cotidiano. Lá começa um período em que ela imita os adultos – familiares, professores e outras pessoas”.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 158.Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre a imitação, de acordo com a RCNEI, assinale a alternativa correta:
	A
	É o resultado da capacidade de a criança observar e aprender com os outros e de seu desejo de se identificar com eles, ser aceita e diferenciar-se.
Questão 9/“[...] na educação infantil, apesar dos avanços obtidos na forma da lei, ainda vem sendo desenvolvidas metodologias que buscam a prontidão das crianças para aprendizagem das letras e dos números o mais cedo possível”.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 147.Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre como as concepções de infância e educação infantil são vistas historicamente, assinale a alternativa correta:
	E
	Vem sendo solidificadas por meio de muitos desafios, obstáculos, reflexões e diálogos entre autores, educadores, família e Estado.
Questão 10/“O estímulo à percepção das diferenças entre os hábitos de pessoas de um mesmo país, porém de regiões diversas, pode partir de discussões sobre modos de vida, hábitos e costumes”.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 147.Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, assinale a alternativa que apresenta corretamente as noções que podem ser desenvolvidas nas crianças com base na reflexão sobre a diversidade cultural:
	A
	As crianças desenvolvem noções de respeito, solidariedade e cooperação.
Questão 11/ ”O brincar, mesmo quando livre ou espontâneo, requer mediação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 167.Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, assinale a alternativa que apresenta corretamente a quem cabe a função de organizar situações para que as brincadeiras ocorram de maneira diversificada para propiciar às crianças a possibilidade de escolherem os temas, papéis, objetos e companheiros com quem brincar:
	C
	Cabe ao professor.
Questão 13/“[...] o RCNEI aponta que “o movimento para a criança pequena significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço”.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 153.Considerando a citação e os conteúdosdo livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, identifique e relacione corretamente as áreas psicomotoras na educação infantil às suas respectivas características:
A percepção.
A coordenação motora.
A estruturação temporal.
A orientação espacial.
( ) É importante no processo de adaptação da criança ao ambiente.
( ) É definida como a capacidade de reconhecer os estímulos recebidos.
( ) É a área que possibilita a harmonia dos movimentos.
( ) É aquela relacionada com à consciência, à memória e às experiências vivenciadas pela criança.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	B
	3 – 1 – 2 – 4.
Questão 14/“[...] As crianças criam e recriam constantemente ideias e imagens que lhes permitem representar e entender a si mesmas e suas ideias sobre a realidade”.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 166.Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre o brincar construtivo, assinale a alternativa correta:
	A
	Pode incentivar o desenvolvimento cognitivo e a formação de conceitos.
Questão 15/“[...] a observação do brincar é muito producente para o educador, pois assim ele aprende a analisar o comportamento e as habilidades dos educandos”.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 178.Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre o papel da observação na prática, assinale a alternativa correta:
	D
	Identifica-se que a criança não tem interesse pelas vivências que observa no seu cotidiano.
Questão 16/:“[...] temos no trabalho como elaboração de texto um ótimo exemplo da utilização da memória, do raciocínio, da atenção e da concentração”.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 159.Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, assinale a alternativa que descreve corretamente quais são os processos nos quais a memória é considerada uma habilidade cognitiva importante:
	B
	No desenvolvimento e na aprendizagem infantil.
Questão 17/“Brincar propicia a resolução de conflitos emocionais e cognitivos na infância”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 160.Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, assinale a alternativa que descreve corretamente qual aspecto favorece a compreensão da criança sobre as relações implicadas nos diferentes papéis dos adultos:
	D
	Brincar espontâneo.
Questão 18/“Brincar propicia a resolução de conflitos emocionais e cognitivos na infância”.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 160.Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, assinale a alternativa que descreve corretamente qual é o favorecimento oportunizado pelo brincar espontâneo:
	A
	Favorece a compreensão da criança sobre as relações implicadas nos diferentes papéis dos adultos.

Outros materiais