Buscar

avaliação II projeto de fabrica e manutenção industrial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	De acordo com uma das definições da Associação Brasileira de Normas Técnicas sobre os princípios de manutenção industrial, esta é uma combinação de atividades técnicas e administrativas destinadas a manter ou restaurar um componente ou equipamento a um estado no qual possa desempenhar uma função requerida no processo industrial (ABNT NBR 5462-1994). Para tanto, existem vários tipos de manutenção e metodologias aplicadas. Com relação aos aspectos característicos da forma de atuação da manutenção corretiva não planejada, analise as afirmativas a seguir:
I- A equipe de manutenção começa sua atuação em função do fato já ocorrido no equipamento ou processo.
II- A equipe de manutenção perde tempo devido a deslocamentos não programados e necessidade de efetuar diagnósticos para então identificar a causa do problema e providenciar a ação correta.
III- Mesmo que a equipe de manutenção não atue imediatamente para corrigir a falha, os estragos não podem ser potencializados, ou seja, tornar-se mais graves.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	2.
	Podemos definir a manutenção industrial como o conjunto de técnicas destinadas à conservação de instalações e equipamentos, com o objetivo de aumentar a eficiência e a segurança do processo de fabricação. Sobre os tipos de manutenção industrial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A manutenção corretiva pode ser aplicada a um motor elétrico que parou de funcionar devido a uma sobrecarga elétrica.
(    ) A manutenção preditiva pode ser aplicada em um sistema de combate a incêndio, do tipo sprinkler, atuando na rede de distribuição de água pressurizada.
(    ) A manutenção preventiva pode ser aplicada na calibração de instrumentos de medição.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	3.
	A manutenção industrial, apesar do elevado grau de avanço tecnológico das máquinas e ferramentas, é considerada uma função empresarial na qual a ação humana é parte essencial do processo. De acordo com o tipo de falha ou defeito constatado, um determinado tipo de metodologia é aplicado para executar a manutenção industrial. Qual é o tipo de manutenção efetuada em caráter de urgência, executada somente quando a falha no equipamento é evidente?
	 a)
	Manutenção corretiva não planejada.
	 b)
	Manutenção preditiva.
	 c)
	Manutenção corretiva planejada.
	 d)
	Manutenção preventiva.
	4.
	A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Associação Brasileira de Manutenção (ABRAMAN) são as principais referências teóricas com relação à terminologia utilizada no estudo da manutenção industrial. É importante estabelecer um padrão claro de entendimento dos princípios, métodos e termos referentes às atividades na manutenção. Desta forma, evitam-se práticas inadequadas e desentendimentos. Sobre a importância do conhecimento da terminologia associada à manutenção industrial, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Função requerida.
II- Defeito.
III- Falha.
(    ) Incapacidade do equipamento desempenhar sua função, ou seja, o instante em que o evento acontece e, após este, o item tem uma pane.
(    ) Conjunto de aplicabilidades de um item consideradas necessárias para executar uma operação.
(    ) É um desvio de característica de operação do equipamento em relação à sua função requerida. Esta condição pode evoluir, por isso deve ser resolvida assim que for detectada.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	III - II - I.
	5.
	Estudamos a importância do conhecimento da terminologia associada à manutenção industrial. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Confiabilidade.
II- Disponibilidade.
III- Manutenabilidade.
(    ) Percentual de tempo em que o equipamento esteve apto para ser usado na produção, não estando necessariamente em operação.
(    ) Mensura a facilidade de executar uma manutenção em um equipamento do processo produtivo. É relacionada com a taxa de reparo e o tempo da atividade de manutenção.
(    ) É a probabilidade de um equipamento em desempenhar sua função durante determinado período de tempo. É relacionada com a taxa de falha e o tempo de operação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	II - I - III.
	6.
	A manutenção corretiva pode ser classificada em manutenção corretiva planejada e manutenção corretiva não planejada. Considerando os conceitos de manutenção corretiva não planejada, analise as sentenças a seguir:
I- Esse tipo de manutenção se caracteriza por aspectos como ação proativa e condições mais seguras de trabalho durante a manutenção.
II- Esse tipo de manutenção se caracteriza por aspectos como atuação reativa, onde a manutenção só atua quando alguma máquina se encontra quebrada.
III- Esse tipo de manutenção se caracteriza por aspectos como custos mais elevados, e maiores riscos de acidentes quando comparado com outras formas de manutenção.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	7.
	A manutenção preditiva é uma grande evolução no conceito de manutenção industrial e prevenção de acidentes. Qual é o tipo de monitoração da manutenção preditiva que se baseia na medição permanente das condições de operação do equipamento, com instrumentos específicos que retratam a dinâmica do processo de forma precisa, sendo uma monitoração que requer grande investimento, porém com retorno promissor?
	 a)
	Contínua.
	 b)
	Não Contínua.
	 c)
	Subjetiva.
	 d)
	Objetiva.
	8.
	A confiabilidade auxilia na interpretação do comportamento de falhas em equipamentos e o estudo das taxas de falhas pode ser feito com a "curva da banheira". Dentre as três regiões dessa curva, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Região A ? ?Mortalidade Infantil?.
II- Região B ? ?Vida Útil?.
III- Região C ? "Região de Envelhecimento".
(    ) É a região de operação otimizada do equipamento. É a região de melhor confiabilidade. As falhas são aleatórias e em taxa menor.
(    ) É a região de surgimento das falhas devido ao desgaste natural pelo tempo de operação.
(    ) É a região em que as falhas ocorrem devido à montagem inadequada ou calibração equivocada do equipamento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	III - II - I.
	9.
	A correta escolha do tipo de metodologia de manutenção aplicada a um processo industrial define o tipo de atividade empregada. Em função do tipo de manutenção, existe uma série de métodos e atividades diferenciadas. Com base nas principais atividades dos tipos mais comuns de manutenção industrial, a lubrificação de um eixo de rolamento, a calibração de um manômetro diferencial de pressão e o conceito de housekeeping são atividades de qual tipo de manutenção?
	 a)
	Manutenção corretiva não planejada.
	 b)
	Manutenção preditiva.
	 c)
	Manutenção corretiva planejada.
	 d)
	Manutenção preventiva.
	10.
	Os técnicos e engenheiros especializados em manutenção industrial podem utilizar diferentes formas e sistemas para detectar falhas. Sobre manutenção e o surgimento de falhas em processos industriais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    ) O programa de manutenção deficiente pode ser uma das causas do surgimento de falhas nos equipamentos.
(    ) O diagnóstico das falhas é executado com base nas informações fornecidas pelo processo para realizar o estudo e determinar as causas desta falha, para então
tomar decisões ou medidas corretivas.
(    ) A manutenção preventiva tem o objetivo de evitar a falha no equipamento ou processo industrial e segue um plano de trabalho periódico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	F - F - F.
	 d)
	V - V - F.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais