Buscar

AOL 2 com respostas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Conteúdo do teste
1. Pergunta 1
/1
A pele, os pulmões e o sistema digestório são as principais barreiras protetoras de organismos vivos, como os mamíferos, de um grande número de toxicantes. Para que as substâncias adentrem aos tecidos, é necessário que haja o transporte de substâncias do lúmen dos vasos/sistema digestório para os tecidos. Sobre o assunto, selecione a alternativa correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Difusão facilitada: Substâncias podem entrar na célula por meio de proteínas transportadoras transmembrana especializadas que facilitam a passagem de moléculas grandes. Essas proteínas transportadoras sofrem alterações conformacionais, permitindo a passagem de xenobióticos ou moléculas endógenas para o interior da célula, movendo-os de áreas de alta concentração para áreas de baixa concentração. Esse processo não requer energia, pode ser saturado e pode ser inibido por compostos que competem pelo transportador.
2. 
Endocitose e exocitose: Estes tipos de absorção são usados para transportar moléculas excepcionalmente grandes através da membrana celular. A endocitose envolve o engolfamento da substância para o interior da célula, pela compressão da vesícula contendo as substâncias. A exocitose é o inverso da endocitose. Muitas células usam a exocitose para secretar substâncias.
3. 
Transporte ativo: Esta forma de entrada também envolve transportadores proteicos específicos que atravessam a membrana. Somente as substâncias que se assemelham às de metabólitos de ocorrência natural que se utilizam desses transportadores, são as que podem ser transportadas por esses transportadores proteicos específicos. O transporte ativo é dependente de energia e, também, é saturável. Os sistemas de transporte ativo são seletivos e podem ser inibidos competitivamente por outras substâncias cotransportadas.
4. 
Difusão passiva: A força motora da absorção passiva de uma substância é o gradiente de concentração através da membrana que separa dois compartimentos corporais. Xenobióticos lipofílicos com pesos moleculares superiores a 500 Da tendem a passar com dificuldade pela membrana lipídica. Esse também é o caso das substâncias que têm potencial muito alto de estabelecer ligações de hidrogênio.
5. 
Todas estão corretas
Resposta correta
2. Pergunta 2
/1
As modificações ocorridas podem ativar substâncias, como alguns fármacos, outros são neutralizados e, ainda, outros mais, depois de metabolizados apresentam uma maior toxicidade. O principal objetivo da biotransformação é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Torna-las mais lipofílicas e, assim, facilitar a excreta
2. 
Utilizar as moléculas para formar ácidos graxos
3. 
Desativar as moléculas
4. 
Ativar as moléculas
5. 
Torna-las mais hidrofílicas e, assim, facilitar a excreta
Resposta correta
3. Pergunta 3
/1
“A palavra solvente significa substância capaz de dissolver coisas; e inalante é toda substância que pode ser inalada, isto é, introduzida no organismo através da aspiração pelo nariz ou pela boca. Em geral, todo solvente é uma substância altamente volátil, ou seja, evapora-se naturalmente, por esse motivo pode ser facilmente inalado. Outra característica dos solventes ou inalantes é que muitos deles (mas não todos) são inflamáveis. (...) Assim como ocorre com o álcool, os solventes são substâncias que têm efeito bifásico, ou seja, causam uma excitação inicial, seguida por depressão do funcionamento cerebral, que dependerá da dose inalada. Após a inalação, os solventes alcançam os alvéolos e capilares pulmonares e são distribuídos pelas membranas lipídicas do organismo. O pico plasmático é atingido entre 15 a 30 minutos. O metabolismo é variável: nitratos e hidrocarbonetos aromáticos são metabolizados pelo sistema hepático microssomal. Alguns solventes possuem metabólitos ativos mais potentes que a substância inicial. A eliminação pode ser renal ou pulmonar. Praticamente todos os inalantes, com exceção dos nitritos, produzem efeitos prazerosos e depressores do Sistema Nervoso Central. O Tolueno, substância encontrada em produtos como tintas, colas e removedores, parece agir ativando o sistema dopaminérgico. Este sistema neural se relaciona à dependência. É responsável pela sensação de prazer associada ao consumo da droga, bem como a outros comportamentos naturalmente gratificantes como comer, fazer sexo e saciar a sede. Por outro lado, os Nitritos, conhecidos também como “poppers” e atualmente fabricados com a finalidade de limpeza de roupas e utensílios e desodorização de ambientes, produz o efeito de dilatação e relaxamento dos vasos sanguíneos e são utilizados como droga de abuso para melhorar o desempenho sexual.” (SEED/PR, 2019)
Considerando a característica apolar dessas substâncias tóxicas, qual alternativa referência a outro possível local de ação, causando a degeneração de suas células podendo causar até o prejuízo da locomoção motora.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Músculos/ células musculares
2. 
Todas são verdadeiras
3. 
Pele/ células epiteliais
4. 
Nervos/ neurônios
Resposta correta
5. 
Cabelos/ queratinócitos
4. Pergunta 4
/1
Durante a intoxicação, qual a fase que se caracteriza pela passagem do xenobiótico ao sangue para ser distribuído?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Fase toxicocinética
Resposta correta
2. 
Fase de exposição
3. 
Fase toxicodinâmica
4. 
Sinais ou sintomas
5. 
Fase clínica
5. Pergunta 5
/1
O paracetamol é um anti-inflamatório comumente usados pela população, porém em alguns casos até não intencionalmente, pela falta de conhecimento, há o consumo demasiado. O principal metabólito tóxico do acetaminofeno, imina de n-acetil-p-benzoquinona (NAPQI), é produzido no sistema enzimático do citocromo hepático P450; a glutationa depositada no fígado desintoxica este metabólito. Uma superdosagem esgota o depósito hepático de glutationa. Como resultado, NAPQI se acumula, causando necrose hepatocelular e, possivelmente, dano a outros órgãos (p. ex., rins e pâncreas) (MSD Manuals, 2019). Em que etapa da toxicocinética ou toxicodinâmica é realizada a metabolização desse medicamente?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Biotransformação
Resposta correta
2. 
Toxicodinâmica
3. 
Distribuição
4. 
Absorção
5. 
Excreção
6. Pergunta 6
/1
Na distribuição de um fármaco, o fator que mais influencia na partição do fármaco entre o sangue e o tecido, trazendo uma maior variabilidade na concentração do fármaco em um ou outro compartimento é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Lipossolubilidade do fármaco
2. 
Gradiente do valor de pH transmembranar
3. 
Grau de ionização dos fármacos
4. 
Ligação às proteínas plasmáticas
Resposta correta
5. 
pKa do fármaco
7. Pergunta 7
/1
Biodisponibilidade é conceituado e calculado de que forma? Qual das alternativas melhor responde a essa pergunta?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Biodisponibilidade diz respeito a quantidade de um xenobiótico que passa efetivamente a corrente sanguínea e está disponível para a ligação com receptores. A biodisponibilidade é determinada a partir do gráfico gerado por meio da concentração plasmática do fármaco em função do tempo, pode-se mensurar a área sob a curva (ASC).
Resposta correta
2. 
Biodisponibilidade diz respeito a quantidade de um xenobiótico que passa efetivamente a corrente sanguínea e está disponível para a ligação com receptores. A biodisponibilidade é determinada a partir da mensuração de um ponto da concentração plasmática em relação a um tempo de administração. Demais tempos após a administração não são necessários para a mensuração, já que a relação entre o que está armazenado nos tecidos e o tempo é constante.
3. 
Biodisponibilidade diz respeito a quantidade de um xenobiótico que está armazenado nos tecidos e está disponível para a ligação com receptores. A biodisponibilidade é determinada a partir do gráfico gerado por meio da concentração plasmática do fármaco em função do tempo, pode-se mensurar a área sob a curva (ASC).
4. 
Biodisponibilidade diz respeito a quantidade
de um xenobiótico que está armazenado nos tecidos e está disponível para a ligação com receptores. A biodisponibilidade é determinada a partir da mensuração de um ponto da concentração armazenada em relação a um tempo de administração. Demais tempos após a administração não são necessários para a mensuração, já que a relação entre o que está armazenado nos tecidos e o tempo é constante.
5. 
Biodisponibilidade diz respeito a quantidade de um xenobiótico que passa efetivamente a corrente sanguínea e está disponível para a ligação com receptores. A biodisponibilidade é determinada a partir do gráfico gerado por meio da concentração plasmática do fármaco em função do tempo, pode-se mensurar a área sobre a curva (ASC).
8. Pergunta 8
/1
“Novo bafômetro detecta embriaguez sem necessidade de soprar no aparelho.
Akemi Nitahara
Da Agência Brasil, no Rio de Janeiro (RJ)
24/07/2019 13h39
Novos aparelhos de detecção de alcoolemia, os chamados bafômetros, foram distribuídos hoje para a PRF (Polícia Rodoviária Federal) no Rio de Janeiro. Os chamados "bafômetros passivos" detectam a presença de álcool sem a necessidade de soprar no aparelho.
Segundo o porta-voz da PRF no Estado, José Hélio Macedo, o órgão vai receber 18 aparelhos para agilizar a fiscalização nas estradas. O bafômetro age por aproximação com o condutor.”
O funcionamento do bafômetro se dá, pois:
Ocultar opções de resposta 
1. 
O álcool se concentra na pele
2. 
O álcool etílico na temperatura do corpo volatiliza-se e é excretado pelo ar expirado, como, também, pelo suor.
Resposta correta
3. 
O consumo de bombons de licor ou outros doces com álcool logo antes da realização do teste não influencia na realização do mesmo
4. 
Todas são verdadeiras
5. 
O álcool se acumula na língua
9. Pergunta 9
/1
Sabendo que a interação entre fármaco e receptor pode ser descrita em termos de afinidade e eficácia. Sobre esse assunto, qual das alternativas é a verdadeira?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os antagonistas agem como bloqueadores dos receptores, ou seja, diminuem as respostas dos neurotransmissores, presentes no organismo. O antagonismo pode diminuir ou anular o efeito do agonista. Não possui eficácia ou afinidade.
2. 
Um agonista pleno possui afinidade e eficácia.
Resposta correta
3. 
Um agonista possui afinidade, mas não possui eficácia.
4. 
Agonista refere-se às ações ou estímulos provocados por uma resposta, referente ao aumento (ativação) ou diminuição (inibição) da atividade celular. Não apresenta afinidade pelo receptor e não apresenta eficácia.
5. 
Um antagonista não possui afinidade pelo receptor, mas possui eficácia.
10. Pergunta 10
/1
Biotransformação conceitua-se como a metabolização de substâncias endógenos e exógenas para substâncias mais hidrossolúveis visando a excreção pela urina e fezes. As reações de fase I convertem fármacos lipofílicos em moléculas mais polares, introduzindo ou desmascarando um grupo funcional polar, como –OH ou –NH2, por meio de reações de hidrólise, redução ou oxidação. Esse processo é realizado por enzimas que possuem alta especificidade de substrato, as quais, em sua maioria, são expressadas constitutivamente.
Sobre o assunto julgue as seguintes afirmações e assinale a alternativa verdadeira.
1. As carboxilesterases são glicoproteínas presentes no soro e na maioria dos tecidos que hidrolisam numerosos compostos lipídicos endógenos. Essas esterases clivam ésteres carboxílicos produzindo ácido carboxílico e um álcool correspondente.
2. Sistema Citocromo P450 – catalisa a maior parte das reações de fase I, encontrando-se particularmente no reticulo endoplasmático liso e é especialmente abundante no fígado. O mecanismo de ação do citocromo P-450 envolve ativação do oxigénio seguida da perda de um hidrogénio ou um electrão do substrato e recombinação de um oxigénio. O resultado global é a inserção de um átomo de oxigénio na molécula do xenobiótico.
3. As colinesterases têm grande importância na toxicidade dos inseticidas organofosforados, os quais inibem a acetilcolinesterase, assim, impedindo o término da formação do neurotransmissor acetilcolina.
4. O gás sarin, arma química produzida durante o regime nazista na Alemanha, é um organofosforado altamente potente que causa o acúmulo da acetilcolina nos receptores motores e neuronais, estimulando-os continuamente o que causa defasagem de outros neurotransmissores como, também, de ATP. Isso pode levar o indivíduo a morte em poucos segundos.
São verdadeiras as alternativas:
Ocultar opções de resposta 
5. 
Todas as afirmativas estão corretas
Resposta correta
6. 
I, II, III
7. Incorreta: 
II, III, I,V
8. 
I, II, IV
9. 
I, III, IV

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais