Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA-RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNAMA
PEDAGOGIA
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
PROFESSORES: ROBSON JOSE SILVA/THALITA MANOELA SOUSA/HERICA TEIXEIRA 
TUTOR: RAPHAEL BARROSO PIRES FERREIRA
ALUNA: ELIENE PEREIRA DO ROSÁRIO
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
Ao longo desta disciplina estivemos envolvidos em aprender sobre temas ambientais e sociais, trazendo à tona a importância da responsabilidade socioambiental para os indivíduos e organizações.
As empresas modernas precisam de profissionais que possuam uma alta qualificação, não só nas questões técnicas como também nas questões transversais como meio ambiente, segurança, coletividade, etc.
Diante deste contexto, uma empresa lhe selecionou para elaborar um projeto de responsabilidade socioambiental, ou seja, um projeto que deixe claro uma ação que traga segurança, paz, etc. para a sociedade
Diante disto, você deve (sucintamente) descrever qual o objetivo do seu projeto de responsabilidade socioambiental, deixando claro a intervenção e os resultados esperados.
Sua análise crítica em relação as nossas carências sociais e ambientais que devem ser priorizadas é muito importante.
Lembre-se que sua resposta deverá ter no máximo 30 linhas.
Aguardo sua postagem!
Responsabilidade Ambiental é um conjunto de atitudes, individuais ou coletivas, voltadas para o desenvolvimento sustentável. O Desenvolvimento Sustentável consiste em atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em atender às suas próprias necessidades.
Praticamos a Responsabilidade Ambiental sempre que utilizamos de forma racional os recursos colocados a nossa disposição, sempre que evitamos o desperdício, sempre que cuidamos da destinação correta do lixo que geramos, e sempre que procuramos reutilizar os materiais evitando que estes sejam descartados desnecessariamente, buscando reduzir ou evitar possíveis riscos e danos à natureza.
O Programa de Responsabilidade Ambiental irá desenvolver três linhas de ação: consumo consciente, gestão de resíduos e atrelamento das ações corporativas aos valores do Grupo.
Consumo Consciente: Evitar o desperdício é usar racionalmente os recursos colocados a nossa disposição. Esta linha de ação visa conscientizar e sensibilizar a todos sobre a importância da redução do desperdício e do reaproveitamento de materiais, evitando assim o impacto ambiental causado pelo consumo desnecessário de recursos, como água, luz, papel, copos descartáveis, matérias de escritório, etc.
Gestão de Resíduos: Todos nós geramos resíduos e somos responsáveis por sua gestão. Em média, cada pessoa gera um quilo de lixo por dia. A gestão de resíduos têm por objetivo fazer com que todos assumam o papel de corresponsáveis pelo lixo gerado por meio da coleta seletiva (na empresa) e da correta destinação do lixo residencial gerado (descarte de óleo de cozinha, pilhas, baterias, lâmpadas, lixo eletrônico, etc).
Atrelamento das ações corporativas aos valores do Grupo: O Grupo Seculus tentará sempre alinhar seus eventos, projetos e ações à Responsabilidade Social e Ambiental. Como exemplo, podemos citar o presente do Dia das Mulheres, uma linda sacola feita nos padrões ecologicamente corretos, utilizando-se de material reciclado e sustentável.
O objetivo deste projeto é provocar um novo olhar sobre nossos hábitos, favorecendo a busca de novas perspectivas de atuação e incentivando ações individuais e coletivas voltadas para o consciente coletivo e a sustentabilidade. Inicialmente, a implantação será realizada apenas na Holding, como piloto. Posteriormente, o projeto será disseminado nas demais empresas do Grupo Seculus. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
 http://www.gruposeculus.com.br/crescer/?p=736

Outros materiais