Buscar

DESAFIO RESPONDIDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em 2001, a empresa Enron, gigante norte-americana do setor de combusteis e energia, entrou em concordata após ter sido alvo de uma série de denúncias sobre fraudes contábeis e fiscais. A empresa 􀆟tinha uma dívida de cerca de US$ 13 bilhões, escondida através de balanços manipulados, o que impossibilitou a bancos e investidores a identificação do risco de fraude por anos. O grupo era auditado pela segunda maior empresa de auditoria do mundo, a Artur Andersen, que mais tarde acabou falindo em decorrência destes acontecimentos.
A par􀆟r dessa situação, uma série de medidas foram tomadas pelo governo americano para evitar a incidência de novos ocorrências como essa. A principal delas foi a criação da lei SOX, que tem como aspecto principal a criação de um ambiente de controles internos seguro e transparente nas empresas que operam na bolsa americana.
Você foi contratado para trabalhar na área de controles internos da empresa LUKE S.A., que recentemente foi comprada por uma grande multinacional americana de capital aberto, atuante no mercado de TELECOM. Sua atividade será implantar controles-chave nas principais áreas da empresa, para iniciar o processo de modernização da cultura de controles, proposto pela controladora americana.
Você deve informar ao diretor administrativo, que permaneceu na empresa após as negociações, pelo menos três riscos atrelados aos processos de compras e contas a receber. Sugira controles para estas duas áreas para mitigar os riscos citados, contextualizando como os controles poderão e irão apoiar a empresa na mitigação de riscos.
Riscos de Compras	
· Supervalorização dos preços de compra.
· Contratação de produtos e serviços sem necessidade.
· Combinação de preços.
Riscos de Contas a receber
· Concessões de adiantamentos sem o devido acompanhamento / desconto.
· Baixas de clientes sem contrapartida em banco (conluio financeiro – cliente).
· Criação de contas a receber fictício para manipular os resultados da empresa.

Continue navegando