Buscar

Atividade aula 9

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		          Quando o gestor da escola decide  contratar  profissionais especializados  no mercado para definir a proposta  de  organização curricular que os professores da escola devem  desenvolver, com este procedimento gerencial adota uma postura de planejamento com abordagem:
	
	
	
	técnica para  valorizar a qualidade do marco teórico .
 
	
	
	 participativa porque racionaliza  a tarefa e o tempo da equipe  escolar.
 
	
	
	democrática porque  define previamente o currículo a ser  realizado.
	
	
	
participativa para garantir inserção no mercado de trabalho.
 
	
	
	burocrática porque centraliza o processo decisório.
       
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O currículo, há muito tempo, deixou de ser apenas uma área meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, técnicas e métodos. Já se pode falar agora em uma tradição crítica do currículo, guiada por questões sociológicas, políticas e epistemológicas. MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (Org). Currículo, cultura e sociedade. 6. ed. Cortez, 2002, p. 7-8 (com adaptações). Na perspectiva do texto acima, avalie as seguintes asserções. O currículo é considerado um artefato social e cultural. PORQUE O currículo não é um elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social, pois implica relações de poder, transmite visões sociais particulares e interessadas, não é um elemento transcendente e atemporal. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
	
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
	
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Em qual tipo de sociedade estamos inseridos? Quais valores norteiam as práticas dos indivíduos? São exemplos de questões realizadas durante o processo de elaboração de uma proposta curricular. Os questionamentos destacados referem-se ao fator determinante:
	
	
	
	social
	
	
	cultural
	
	
	pedagógico
	
	
	econômico
	
	
	político
	
Explicação:
A resposta correta é "social". Pensar na formulação curricular envolve pensar na concepção de sociedade, ser humano, educação e a função social da escola nesse contexto mais amplo - social. 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Currículo e avaliação são aspectos interdependentes e integram a prática pedagógica pelos artesãos do currículo . I-Quando as pesquisas e avaliações educacionais são conduzidas de forma apropriada , seus resultados podem ser de grande utilidade para os pedagogos. PORQUE II-Pesquisas e avaliações feitas com rigor metodológico apontam soluções eficazes para maior parte dos problemas vividos no desenvolvimento dos currículos escolares. (Extraída e adapatada: INEP -PROVÃO 2002 ¿ PEDAGOGIA) Analise as duas afirmações apresentadas e identifique a opção correta:
	
	
	
	As duas afirmações não são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A Escola Recanto da Sabedoria entrevistou os pais dos alunos do segundo segmento do ensino fundamental para verificar a opinião do mesmo sobre a inclusão de mais aulas de Educação Física, Teatro e Literatura em horário alternativo, ampliando as oportunidades de aprendizagem. Este procedimento da escola, em seu projeto pedagógico,  exemplifica uma postura de:
	
	
	
	sobrecarga de horário em componentes curriculares facultativos;
	
	
	diagnose para ampliar a proposta do desenho curricular;
	
	
	uso indevido de procedimento de avaliação.
	
	
	desarticulação do currículo em andamento;
	
	
	cuidado para definir o modelo teórico do currículo;
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O gerenciamento do plano global da escolar  requer um posicionamento sobre a intenção educativa expressa no marco referencial e as ações concretas no âmbito do currículo. Sendo  assim o Marco Operativo do Projeto Político Pedagógico,segundo Vasconcellos (1989)   deve expressar o que se deseja nas práticas cotidianas e dizem respeito a três dimensões do trabalho escolar. Quais são essas dimensões?
	
	
	
	Administrativa - Social e Organizacional
	
	
	Tecnológica- Administrativa e Relacional
	
	
	Financeira-  Organizacional e Tecnológica
	
	
	Comunitária- Social e Tecnológica
	
	
	Pedagógica- Comunitária e Administrativa
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		FUNDATEC 2018) -  No Brasil, política e pedagogicamente, cada criança tem o direito fundamental de estar alfabetizada até os oito anos de idade, e isso exige que professores e gestores educacionais, nas diferentes esferas do poder e a própria sociedade civil, assumam o compromisso e a responsabilidade de forma a garantir que esse direito, concretamente, aconteça para todas as crianças de forma igualitária. Outros direitos devem também ser respeitados, quais sejam:
I. Vivências pedagógicas que respeitem a criança como sujeito social em formação.
II. O reconhecimento que, nesse tempo da infância, para o desenvolvimento da criança, o conhecimento e a cognição necessitam caminhar juntos, deixando o afeto como elemento secundário no processo da aprendizagem.
III. O direito à vivência de experiências criativas, imaginativas e sensoriais que mobilizem as diversas manifestações esportivas, artísticas e culturais.
Assinale a alternativa que contém apenas as respostas corretas:
	
	
	
	penas II e III.
	
	
	Apenas I e II.
	
	
	Apenas I e III.
	
	
	I, II e III.
	
	
	Apenas I.
	
Explicação:
Vivências pedagógicas que respeitem a criança como sujeito social em formação e o direito à vivência de experiências criativas, imaginativas e sensoriais que mobilizem as diversas manifestações esportivas, artísticas e culturais.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Março/2010 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO/2010. Professor Pedro trabalha numa escola em que todos se dedicaram bastante no início do ano para organizar um planejamento coerente com seus ideais de uma escola de qualidade. Ele e os demais professores, junto com a equipe dirigente, articularam o trabalho de modo que o Projeto Pedagógico foi elaborado coletivamente com atenção especial à organização das ações para a aprendizagem dos alunos. Todos fizeram um excelente trabalho; no entanto, durante o Conselho de Classe do segundo bimestre, verificou-se que mais de 50% dos adolescentes não estavam aprendendo o suficiente em várias disciplinas. O Conselho de Classe, então, deliberou que os Planos de ensino deveriam ser revistos e adequados para garantir a aprendizagem dos alunos.
                                                  Considerando a situação narrada acima, o Conselho de Classe/Série agiu de modo:
	
	
	
	  Inadequado, pois deveria lançar mão de outros recursos para não prejudicar o desenvolvimento dos 50% dos alunos que tiveram desempenho suficiente. 
	
	
	Inadequado, pois não cabe ao Conselho a decisão de interferir na gestão do currículo.
	
	
	 Adequado, uma vez que ele é composto por professores que podem decidir com autonomia sobre o que e como ensinar, e em que momento rever suas decisões sobre o currículo.
 
	
	
	  Inadequado, pois o currículo oficial e os cadernos que orientam o trabalho dos professores nas disciplinas não permitem ajustes. 
	
	
	Adequado, propondo o replanejamento para garantir as expectativas de aprendizagem de todos os alunos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando