A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Adequação de resolução de conflitos EXERCICIO UNIDADE 02

Pré-visualização | Página 2 de 2

a construir, uma solução cabível e eficaz visando sempre o futuro.
V- O acordo decorrente do procedimento restaurativo deve ser formulado a partir da vontade de uma das partes e suprimir a vontade de todos os participantes, e os seus termos conterão obrigações razoáveis e proporcionais, que atenda a parte dominante.
	
	
	apenas as sentenças I, II e III estão corretas.
	
	
	apenas as sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	
	apenas as sentenças III e IV estão corretas.
	
	
	apenas a sentença V está correta.
	
	
	apenas as sentenças I e II estão corretas.
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. A Justiça Restaurativa tem como fundamento a Resolução 225/2016 do Conselho Nacional de Justiça, que atende as recomendações da ONU para sua implantação, bem como atenta para o direito ao Acesso à Justiça. Os conflitos “solucionados de modo estruturado”, conforme conceito endossado pelo CNJ, estão melhores descritos no art. 1º da referida resolução. Analise as sentenças a seguir que se relacionam aos incisos e assinale a alternativa correta.
I) é necessária a participação do ofensor e, quando houver, da vítima, bem como da sua família e de todos os envolvidos no fato danoso, com a presença dos representantes da comunidade direta ou indiretamente atingida pelo fato e de um ou mais facilitadores restaurativos.
II) as práticas restaurativas serão coordenadas por facilitadores restaurativos capacitados em técnicas autocompositivas e consensuais de solução de conflitos próprias da Justiça Restaurativa, podendo ser servidor do tribunal, agente público, voluntário ou indicado por entidades parceiras.
III) Para que o conflito seja trabalhado no âmbito da Justiça Restaurativa, é necessário que as partes reconheçam, ainda que em ambiente confidencial incomunicável com a instrução penal, como verdadeiros os fatos essenciais, sem que isso implique admissão de culpa em eventual retorno do conflito ao processo judicial.
IV) as práticas restaurativas terão como foco a satisfação das necessidades de todos os envolvidos, a responsabilização ativa daqueles que contribuíram direta ou indireta para ocorrência do fato danoso e o empoderamento da comunidade, destacando a necessidade de reparação do dano e da recomposição do tecido social rompido pelo conflito e suas implicações para o futuro.
V) É condição fundamental para que ocorra a prática restaurativa, o prévio consentimento, livre e espontâneo, de todos os seus participantes, assegurada a retratação a qualquer tempo, até a homologação do procedimento restaurativo.
	
	
	as sentenças III, IV e V estão corretas.
	
	
	as sentenças I, II, IV estão corretas.
	
	
	as sentenças I e II estão corretas.
	
	
	as sentenças IV e V estão corretas.
	
	
	as sentenças II, III e V estão corretas.
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. A Negociação é um meio adequado de resolução de conflitos que pertence à estrutura clássica da autocomposição. Existem três estruturas clássicas de resolução de conflitos: a autotutela, a autocomposição e heterocomposição Assinale a alternativa que apresenta a correta conceituação de autotutela.
	
	
	resolução de um conflito por meio da intervenção de um terceiro convocados pelas partes em conflito, podendo ser um árbitro ou um Juiz.
	
	
	resolução de conflitos com a intervenção de terceiros, pela qual se chega a uma solução a partir da sobreposição do poder parental.
	
	
	resolução de conflitos sem a intervenção de terceiros, pela qual se chega a uma solução a partir da sobreposição do mais forte, ou seja, não há consenso.
	
	
	estrutura clássica de resolução de conflitos, pela qual há a faculdade de possuir ou não a intervenção de terceiros, sendo que as partes buscam uma solução conjunta e consensual.
	
	
	resolução de um conflito por meio da intervenção do poder parental, convocados pelas partes em conflito.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.