Buscar

AVA1ContabilidadeGerencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Custos, despesas e investimentos são gastos feitos pelas empresas para o desenvolvimento de suas atividades ou para alavancar os negócios, com a intenção de obter lucro. Abaixo vemos as diferenças desses gastos.
Custos
Silva (2008) diz que os custos são recursos aplicados na transformação dos ativos, representados por gastos relativos à utilização dos bens ou serviços aplicados para a produção de outros bens e serviços.
São então os gastos atrelados a atividade fim da empresa. Nas indústrias os custos são os gastos ligados à produção, já no comércio são todos os gastos para adquirir, gerir, armazenar e tratar as mercadorias, e, para os prestadores de serviço, todos os gastos relacionados ao que a empresa gastou para produzir o serviço final. Eles podem ser classificados como diretos, indiretos, fixos, variáveis ou mistos. Temos alguns exemplos como fretes pagos na matéria prima, salários dos envolvidos na produção, energia elétrica consumida para produção da mercadoria ou do serviço, compra de mercadoria para revenda entre outros.
Despesas
As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa. Essas áreas são essenciais para a empresa, mas não atuam diretamente na geração de novos produtos, mercadorias ou serviços, ou seja, são gastos que não estão ligados diretamente ao objetivo final do negócio. Logo não possuem relação direta com a produção. Podem ser classificadas em fixas e variáveis. Como exemplo podemos citar pró-labore; material de escritório, telefone fixo e celular, gastos com marketing, impostos e etc.
Investimentos
Os investimentos são os gastos realizados na empresa com o objetivo de trazer mais receita ou melhorar a imagem da empresa. Todo dinheiro que sai com a expectativa de aumentar os lucros é um investimento. Podemos ainda definir como os gastos em bens ou serviços com expectativa de geração de benefícios futuros. Neste caso podemos usar como exemplo a aquisição de bens como veículos, móveis, máquinas e ferramentas.
http://www.cienciascontabeis.com.br/investimento-custo-ou-despesa-qual-a-diferenca/
https://facil123.com.br/blog/gastos-custos-despesas-investimentos/
https://administradores.com.br/artigos/custo-despesa-ou-investimento-qual-a-diferenca
https://www.treasy.com.br/blog/investimentos-custos-despesas/
http://docplayer.com.br/2050634-A-utilizacao-da-contabilidade-de-custos-na-formacao-do-preco-de-venda-neiva-baseggio-edison-luiz-leismann-elisangela-maria-da-silva-marluci-demozzi.html (Links para um site externo.)

Outros materiais