Buscar

A corrosão grafítica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A corrosão grafítica se processa em temperatura ambiente e é observável em tubos de ferro fundido velhos. O ferro metálico é convertido em produtos de corrosão, restando a grafite intacta. A área corroída fica com um aspecto escuro, característico da grafite, como pode ser vistas na imagem abaixo:
É uma corrosão seletiva devido à formação de um par galvânico de grande diferença de nobreza entre dois elementos de uma liga metálica, consistindo na dissolução preferencial de um elemento constituinte do material.
No caso da corrosão grafítica, que ocorre principalmente nos ferros fundidos cinzentos, temos o grafite que age como área catódica em relação ao ferro e este age como área anódica a ser corroída, ou seja, o ataque seletivo ocorre na matriz do ferro, deixando uma rede de grafite catódica em relação ao ferro.
A grafitização, como também é denominada, é um processo lento e raramente ocorre em ferros fundidos nodulares, maleáveis ou brancos, porque a rede de grafite não é contínua como no ferro fundido cinzento. Recebe esse nome devido ao fato que o ferro fundido parece tornar-se grafitizado.
1. Ferro Fundido Cinzento (rede de grafita contínua facilitadora do processo corrosivo).
2. Ferro Fundido Nodular
O ferro fundido é normalmente usado para tubulações de água, de esgotos, drenagem, dentre outras.
A corrosão grafítica, em geral, não impossibilita a utilização destes tubos de ferro fundido quando as exigências de pressões são baixas, suportando bem, mesmo quando corroídos.
Para minimizar os problemas de corrosão grafítica é prática usual revestir os tubos, internamente com argamassa de cimento e externamente com um revestimento adequado por tubulações enterradas.
Referencias 
Nunes, Laerce de Paula, Corrosão Grafítica (Grafitização), https://bocadevisita.wordpress.com/2014/10/20/corrosao-grafitica-grafitizacao/
Acesso: 25/09/2019 as 9:18

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes