Buscar

Distúrbios- Hemodinâmicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EDEMA:
Edema é definido como acúmulo de líquido no espaço intersticial (entre os tecidos).
Diversos fatores podem estar envolvidos:
HORMÔNAIS:Muitas mulheres sentem o corpo inchado ou, durante a menstrução isso acontece porque nessa fase o nível de estrógeno aumenta, o que favorece a retenção de líquidos inclusive nos rins (eliminação menor de líquidos).
ALERGIA: Após ou durante a exposição, o corpo reage levando ao extravasamento de liquido fora dos vasos para a área afetada. O objetivo é neutralizar o agente agressor (o inchaço pode ser visto no corpo ou nos lábios).
ALTERAÇÕES NO FUNCIONAMENTO DOS RIN: Os rins precisam estar em pleno funcionamento para garantir a eliminação equilibrada de líquidos. Qualquer falha nesse mecanismo pode ser a responsável pelo acúmulo de líquidos e, consequentemente, o inchaço.
HIPEREMIA 
Aumento do volume sangüíneo localizado num órgão ou parte dele, com conseqüente dilatação vascular. 
Ativa: Aumento do afluxo sanguíneo arterial por aumento da Pressão Arterial e/ou diminuição da Resistência Pré capilar.
Passiva ou congestão: Diminuição da drenagem venosa por aumento da Resistência Pós Capilar.
HEMORRAGIA 
É um distúrbio da circulação caracterizado pela saída de sangue do compartimento vascular ou das câmaras cardíacas para o meio externo, para o interstício ou para as cavidades pré-formadas.
Petéquias- São diminutas áreas hemorrágicas (até 3 mm de diâmetro), geralmente múltiplas. Na maioria das vezes, resultam de defeitos qualitativos ou quantitativos de plaquetas. 
Púrpura - Lesão superficial um pouco maior que as petéquias, geralmente na pele, múltipla, plana ou discretamente elevada, podendo atingir até 1 cm de diâmetro. 
Equimose - Mancha azulada ou arroxeada, mais extensa do que a púrpura e que pode provocar aumento discreto de volume local.
Equimoses- são frequentes em traumatismos. 
Hematoma- consiste em hemorragia em que o sangue se acumula formando uma tumoração. Como a equimose, hematoma é frequente após ação de agentes mecânicos.
ANEURISMA
Dilatação focal anômala de uma artéria, a nível túnica média que pode levar ao rompimento do vaso ou uma trombose. 70% casos hipertensão.  É uma dilatação localizada e permanente dum vaso com alterações da sua parede
CHOQUE
Incapacidade do sistema circulatório em fornecer oxigênio e nutrientes aos tecidos, de forma a atender suas necessidades metabólicas, não chegando sangue, nutrientes vai ocorrer disfunção celular na região.
· Hipovolêmico 
· Hemorrágico
· Anafilático
· Neurogêmio
EMBOLIA 
É a obstrução de um vaso sanguíneo ou linfático por um corpo sólido, líquido ou gasoso em circulação e que não se mistura com o sangue ou linfa. O corpo que circula no interior dos vasos é denominado êmbolo.
Embolia sólida- Corresponde a fragmentos de trombos ou de tecidos. Os mais comuns são os êmbolos trombóticos (tromboêmbolos, que produzem o que se denomina tromboembolia.
Embolia gasosa- A síndrome de descompressão resulta da formação de bolhas de ar, especialmente nitrogênio, quando o indivíduo submerso em grande profundidade retorna à superfície.
Embolia gasosa - Os tipos mais comuns dessa forma de embolia são a de líquido amniótico e a gordurosa.
INFARTO 
É uma área localizada de necrose isquêmica, por interrupção do fluxo sanguíneo arterial ou venoso. 
Infarto pode ser branco - É o infarto em que a região afetada fica mais clara (branca ou amarelada) do que a cor normal do órgão. Infarto branco é causado por obstrução arterial em territórios sem ou com escassa circulação colateral
Infarto vermelho (hemorrágico) - A região comprometida adquire coloração vermelha em razão da hemorragia que se forma na área infartada. Infarto vermelho, que pode ser causado por obstrução tanto arterial como venosa, ocorre caracteristicamente em órgãos com estroma frouxo (p. ex., pulmões) e/ou com circulação dupla ou com rica rede de vasos colaterais.
ISQUEMIA 
(do grego, ische = restrição e haimos = sangue) é a redução (isquemia parcial) ou a cessação (isquemia total) do fluxo sanguíneo para um órgão ou território do organismo, ou seja, o aporte insuficiente de sangue para manter as necessidades metabólicas dos tecidos.,
Com isquemia, portanto, surgem hipóxia ou anóxia, isquemia resulta de redução da luz do vaso (p. ex., obstrução vascular, parcial ou total).
A principal consequência da isquemia é redução no fornecimento de oxigênio (hipóxia) até ausência do seu suprimento (anóxia), capazes de provocar necrose.
TROMBOSE 
É a solidificação do sangue no leito vascular ou no interior das câmaras cardíacas, em um indivíduo vivo. Trombo, que é a massa sólida de sangue gerada pela coagulação sanguínea,
A coagulação é uma ameaça ao organismo, pois a solidificação do sangue pode dificultar ou mesmo impedir a circulação.
A obstrução do vaso no local de sua formação ou a distância, esta quando o trombo se desprende ou se fragmenta e forma ÊMBOLOS (ver adiante). Obstrução arterial leva a ISQUEMIA (ver adiante); obstrução venosa reduz a drenagem sanguínea, provocando e EDEMA
Tríade de Virchow.
Como o nome sugere, três alterações estão envolvidas na trombose, tanto de forma isolada quanto simultânea. As alterações são: 
· Alterações da parede vascular- infecções bacterianas ou viaris, parasitoses, arteriosclerose etc.
.
· Alterações hemodinâmicas- Estase está relacionada à redução da velocidade do fluxo sanguíneo, paciente acamado por exemplo, e a Turbulência está corre um aumento da pressão no vaso e isso pode traumatizar.Essa turbulência pode ocorrer, por exemplo, na presença de placas ateroscleróticas.
· Alterações sanguíneas (hipercoagubilidade)- Esses fatores alteram a composição do sangue, tornando-o mais suscetível à formação de trombos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes