Buscar

AD1 - ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período – 2020-1
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
Coordenador da Disciplina: Marcos Antonio da Silva Batista
1. A República Federativa do Brasil é formada pela união das entidades políticas,
que juntamente, com a própria União recebem a denominação de esferas do
governo. São elas: 
Federal, Estadual e Municipal.
2. O Estado Brasileiro é instituído pelos conhecidos três poderes, que são?
Os Poderes são: Executivo, Legislativo e Judiciário.
3. Cite o que diz, de acordo com a Constituição Federal Brasileira, de 1988 em seus
artigos Art. 1º e Art. 18
Art. 1º. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; o pluralismo político.
Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.
4. Você sabia que a Lei Orgânica é a maior lei de um município? Conceitue Lei
Orgânica e qual a sua importância para o Município.
Ela é uma lei genérica, de caráter constitucional, elaborada no âmbito do município e conforme as determinações e os limites impostos pela Constituição Federal e pelo respectivo estado. Essa lei é aprovada em dois turnos pela Câmara de Vereadores e pela maioria de dois terços de seus membros. 
 A sua importância para o Município é a autonomia que o mesmo tem com sua Lei Orgânica. É quando um território pode estabelecer suas próprias leis ou normas e governar-se, nos termos da lei, para atender aos interesses do povo, ou seja, ela determina as atribuições do Prefeito, Vereadores, Políticas Públicas de saúde, educação, meio ambiente, entre outras.
5. Defina o que é a Administração pública direta, indireta ou paraestatal
A administração pública direta é composta de órgãos que estão diretamente ligados ao Presidente da República (chefe do Poder Executivo) – no caso do Governo Federal. Assim, temos, os ministérios, suas secretarias, coordenadorias e departamentos, que prestam serviços diretamente a sociedade. Não possuem personalidade jurídica própria, uma vez que seus orçamentos pertencem as esferas a qual fazem parte. Exemplos de órgãos da Administração Direta são as secretarias de estados e municípios, escolas e hospitais públicos.
 A administração pública indireta, é composta por entidades que possui a finalidade de realizar as atividades do governo de modo descentralizado, desempenham papéis nos mais variados setores da sociedade e prestam serviços à população. Essas entidades possuem CNPJ, e, muitas vezes, recursos próprios, provenientes de atividades que geram receitas.
As Autarquias, fundações e sociedade de economia mista são exemplos da administração indireta.
São entidades Paraestatais as empresas públicas, as sociedades de economia mista e os serviços sociais autônomos, a exemplo o SESI, o SESC, o SENAI e o SENAC. Esses serviços sociais são oficializados pelo Estado, mas não integram a administração direta e nem a indireta, como as autarquias, as fundações públicas, as empresas estatais e os consórcios públicos. São sujeitas à fiscalização do Estado ou são propriedade do Estado, embora sejam regidas por administração própria. São aquelas que prestam serviços de interesse público de maneira paralela ao Estado.

Outros materiais