A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Arroz

Pré-visualização | Página 1 de 1

Regiane Martins Rosa 
Pragas do arroz 
As principais pragas e doenças do Arroz tem comportamento diferente das outras culturas porem como todas, elas vão sempre atrás de carboidratos que estão presentes em todos os pontos de determinadas plantas, assim como no Arroz.
O cascudo preto em sua fase larval se alimenta das raizes e do caule(base da planta) em sua fase adulta, causando danos antes da inundação na fase de larva e danificam a base na fase de ninfa. Se nota a presença em temperaturas altas e grande umidade no solo. 
· Fase de ninfa / fase larval 
Pulga da raiz é um inseto que se alimenta da seiva das plantas e ao fazer isso injeta uma toxina na raiz da planta que a faz paralisar seu crescimento, causando amarelamento das folhas e pode ser prejudicial a todas as culturas por conta da toxina. 
-foto não encontrada 
A Pulga do arroz é um Inseto encontrado nas lavouras de arroz, que se desenvolvem de tempos em tempos nesse tipo de plantação, se alimentando das folhas e prejudicando o crescimento da lavoura. 
Lagarta boiadeira é encontrada nas épocas de inundações sua atuação é cortando as partes novas da planta ou ate mesmo as plantas novas. As folhas ficam picotadas e enroladas estio cartucho que as lagartas usam como meio de proteção em épocas de inundações.
A Bicheira da raiz assim como o cascudo preto ataca em duas fases, a larval e a ninfa, atacando na fase larval a raiz da planta dificultando a absorçao de nutrientes e minerais prejudicando assim quase todo o ciclo da planta. Já na fase de ninfa ela prejudica as folhas da planta.
 
O Percevejo-do-colmo atua no desenvolvimentoinicial e final da planta, depois do florecimento da lavoura ele consome tanto a planta quanto o fruto da planta. Ela é de dificil controle pois seu periodo de ibernaçao é de verao e primavera, sendo assim dificil de identifiar sua presença nestes periodos e durante a planta da prosima safra tambem.
Algumas doencas com maior decorencia no arroz e suas particularidades.
Bruzone é uma doença característica do arroz que o deixa com manchas, esta doença pode acontecer em todas as etapas da planta como reprodução, folhas novas e etc. Causando assim manchas na planta e um caule muito fraco .
Doença na panícula da planta A doença nas folhas Na fase reprodutiva 
Podridão da bainha é basicamenteuma doenca das sementes e é causada por fungos que podem ficar nos residuos e assim prejudicar a proxima plantaçao.
Podridão das glumas pode acontecer de ter lembrança de queimadura não bem definida,podendo ocorer tambem um processo de degadacao que impede a formaçao dos grãos.
Mancha-estreita essa doença ataca as folhas da planta as deixando marcadas deixando a passagem de nutrientes dificeis, sendo assim resultando em problemas nutricionais.
 
A Mancha parda geralmente não é especifica do arroz porque ela ataca culturas alagadiças, porem neste caso ela tambem ataca a nossa cultura em questao.A caracteristica dessa doença são encontradas em todo o corpo da planta, embora apareçamais nasfolhas e sementes.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.