Buscar

Atua Pol Frent a Grup Vulneraveis - Quest 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover rótulo
Texto da questão
Análise as afirmativas e enumere corretamente:
1 - Uma pessoa lhe relata a seguinte situação: uma mulher de 79 anos está sem nenhuma assistência em casa passando por dificuldade financeira e doente. Seus filhos recebem a pensão por ela, e gastam tudo com despesas pessoais, negligenciando os devidos cuidados com a mãe. Existe também a informação, de que a senhora está sofrendo maus-tratos e violência física. Como você, policial, agiria nesta situação?
 
2 - Imagine que você está de serviço próximo a um hospital, e que, de repente, uma jovem lhe procura acompanhada do pai dela, de 79 anos de idade, e lhe diz que seu pai está muito doente, e que precisa de sua ajuda, pois a fila do Posto de Saúde está enorme e ninguém quer ceder lugar ao pai dela. Como você agiria? Como iria orientar esta pessoa?
 
3 - Uma senhora de 65 anos lhe procura e diz necessitar de remédios controlados para diabetes, indagando-o quanto a orientação de como ela pode adquiri-los gratuitamente, pois não tem como comprá-los. Como você poderia ajudá-la?
OCORRÊNCIA
(   ) No caso citado, estão ocorrendo várias violações aos direitos da senhora, e todos são crimes previstos no Estatuto do Idoso. Na sua atuação, porém, você deverá tomar alguns cuidados. Em primeiro lugar, procurar constatar a veracidade dos fatos e levantar o maior número de informações possíveis. Informar-se sobre a existência, no município, de Delegacia Especializada no atendimento à Pessoa Idosa. Existem hoje 79 delegacias especializadas no Brasil. Caso sejam confirmadas as denúncias, uma ação conjunta se faz necessária, pois, em muitos casos, a própria vítima pode querer proteger os seus filhos, negando os fatos. O Conselho Municipal da Pessoa Idosa irá notificar o Ministério Público e, na ausência daquele, o próprio Ministério Público, que adotará as medidas previstas no Art. 74 do Estatuto do Idoso, no que for pertinente. Um Boletim de Ocorrência deve ser lavrado e direcionado à Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso, caso exista na localidade. Se não houver, o B.O contrário, deve ser registrado em uma delegacia local.
(    ) Neste caso, o pai da jovem deve ser atendido com prioridade, (desde que não haja um caso mais grave ou outra pessoa idosa na sua frente).
O Art. 15 do Estatuto do Idoso diz claramente que a pessoa idosa tem atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde, e o Artigo 114 alterou a redação do Art.1º da Lei 10.048, de 08 de novembro de 2000 e passando a ter a seguinte redação:
Art. 1º As pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei.
(    ) No caso citado, você deve orientá-la a procurar um órgão de saúde da prefeitura local e fazer um cadastro para o recebimento dos remédios. O § 2º, do Art. 15, diz que incumbe ao Poder Público, a distribuição de remédios, principalmente os de uso continuado, de forma gratuita aos idosos, assim como a distribuição de próteses e órteses.
Escolha uma opção:
a. 1 - 2 - 3 
b. 3 - 2 - 1
c. 1 - 3 - 2
d. 2 - 1 - 3
e. 3 - 1 - 2
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: 1 - 2 - 3.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover rótulo
Texto da questão
Tomando por base a população idosa, julgue a veracidade das seguintes afirmações:
·   A maioria dos idosos no Brasil é do sexo masculino.
·   Verifica-se um crescimento significativo da população idosa no Brasil.
·  O Estatuto do Idoso prevê disponibilidade de três vagas gratuitas em transporte terrestre interestadual.
·  O Estatuto do Idoso criado pela Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, define como pessoa idosa, aquela com idade igual ou superior a 65 anos.
O resultado do julgamento é:
Escolha uma opção:
a. F - V - F - F 
b. F- V -F - V
c. V - V - F - V
d. V - F - F - F
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: F - V - F - F.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover rótulo
Texto da questão
Qual a novidade para os grupos vulneráveis que traz a lei 13.104 / 2015?
Alternativas
Escolha uma opção:
a. Estabelece regras para o funcionamento do SUAS.
b. Altera o código penal criando o Feminicídio, punindo com mais vigor atos contra pessoa do sexo feminino menor de 14, maior de 60 anos ou deficiente. 
c. Inclui todos os GV no cadastro nacional de assistência social.
d. Criou o Estupro de vulnerável.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Altera o código penal criando o Feminicídio, punindo com mais vigor atos contra pessoa do sexo feminino menor de 14, maior de 60 anos ou deficiente..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover rótulo
Texto da questão
São procedimentos que devem ser adotados na abordagem à pessoa idosa, EXCETO:
Alternativas
Escolha uma opção:
a. Se a pessoa idosa for suspeito, o policial deve respeitar sua idade e condições de saúde, e manter com ele prévia conversa sobre o ato cometido, para que ele comece a refletir sobre as consequências e esteja preparado para assumi-las, resguardados os aspectos de segurança do policial.
b. Não deve ser esclarecida a pessoa idosa a ajuda jurídica que ele receberá do Estado, com outras informações acerca do trâmite da investigação ou processo. 
c. A pessoa idosa, sempre que possível, será acompanhado por algum membro familiar.
d. O policial deverá evitar agressão verbal ou física aos familiares da pessoa idosa , vítima de crime, para não lhe causar problemas sérios ou até complicações à saúde.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Não deve ser esclarecida a pessoa idosa a ajuda jurídica que ele receberá do Estado, com outras informações acerca do trâmite da investigação ou processo..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover rótulo
Texto da questão
O Estatuto do idoso, criado pela Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, define como Pessoa idosa:
Escolha uma opção:
a. Pessoas com idade superior ou igual a 65 anos
b. Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos 
c. Pessoas a partir dos 55 anos.
d.     Pessoas com idade superior a 65 anos.
e.    Pessoas com idade superior a 60 anos.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais