A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
ATIVIDADE Arquitetura de Dados Estruturados e Não Estruturados

Pré-visualização | Página 1 de 2

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Dentro do conceito de Business Intelligence (Inteligência nos Negócios), cada camada de um Data Warehouse ou Data Mart representa um tipo de informação de uma base multidimensional. Já o cubo é a representação da multidimensionalidade dessas informações.
 
Sendo assim, os Data Marts são:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
criados de forma personalizada para facilitar as extensivas pesquisas por assuntos específicos.
	Resposta Correta:
	 
criados de forma personalizada para facilitar as extensivas pesquisas por assuntos específicos.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois os bancos multidimensionais, como o Data Warehouse e Data Marts , foram criados para facilitar as extensivas pesquisas por assuntos específicos. A estrutura multidimensional facilita a pesquisa para a geração de relatórios e gráficos sumarizados e de forma analítica, dependendo dos recursos da ferramenta de leitura do cubo. Após a criação do cubo Data Marts, os usuários, mediante aplicativos específicos de leitura, podem destrinchar e detalhar as informações por meio da adição de dimensões, cruzando-as para visualização.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	A ideia de análise de grupos, também denominada agrupamento de dados, é algo já antigo e tem como objetivo a organização de coisas similares em categorias. É utilizada para organizar grandes bases de dados ou um conjunto de objetos, para que sejam facilmente compreendidos ou pesquisados.
CASTRO, L. N. de.; FERRARI, D. G. Introdução à mineração de dados : conceitos básicos, algoritmos e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2016.
 
Considerando o contexto sobre uma das importantes etapas da mineração de dados, o agrupamento de dados, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O agrupamento é uma técnica comum em análise de dados, sendo utilizada em diversas áreas, incluindo aprendizagem de máquina, mineração de dados, reconhecimento de padrões e análise de imagens.
II. A técnica de agrupamento também é chamada de clusterização e tem o objetivo de particionar os registros ou informações de uma base de dados.
III. Agrupamento de dados significa identificar a classe a qual pertence um novo objeto ainda não apresentado e com rótulo desconhecido.
IV. O objetivo do agrupamento ou da clusterização é fazer com que o usuário identifique manualmente os rótulos em uma base de dados.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e II, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a técnica envolve diversas áreas do conhecimento e possui características de particionamento e identificação automática dos rótulos de uma base de dados. A técnica de agrupamento também é denominada clusterização, pois cada cluster é considerado um grupo.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	A linguagem de programação SQL é interna aos SGBDs e sempre atuará em conjunto com a linguagem de programação para a aplicação, como Java, C# ou PHP, por exemplo. Ela é a linguagem universal para a comunicação com SGBDs, e, por isso, as aplicações implementam simplesmente as interfaces de apoio para os procedimentos de acordo com cada tipo de particularidade de um SGBD.
 
A respeito da linguagem de programação SQL, analise as afirmativas a seguir e assinale V
para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. (  ) A SQL é utilizada somente por desenvolvedores de aplicações que armazenam e validam dados, em função da necessidade do conhecimento de programação lógica e relacional.
II. (  ) Projetos de banco de dados mal construídos e consultas SQL superficiais e sem o cuidado de um especialista representam o maior gargalo de performance em uma aplicação, por consumirem quantidade de memória e processador em excesso.
III. (  ) As aplicações que usam o banco de dados não só como armazenador de dados, mas como uma camada por baixo da aplicação (com a utilização de princípios como integridade dos dados, validação, controle de acesso e segurança), fornecem um ambiente altamente eficaz e profissional.
IV. (  ) A SQL, igualmente a outras linguagens de programação, sofre grande alteração ao longo do tempo, sendo que deve haver um entendimento teórico e prático constante para garantir uma habilidade a longo prazo.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
F, V, V, F.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a afirmativa I é falsa, já que a linguagem SQL é utilizada na manipulação e na definição de dados, e não somente no seu armazenamento e validação; a afirmativa II é verdadeira, pois a falta de conhecimento e descuido na elaboração de consultas SQL podem inviabilizar o projeto de banco de dados; a afirmativa III é verdadeira, pois as aplicações usam os bancos de dados não somente como armazenadores, mas também para segurança e integridade dos dados; já a afirmativa IV é falsa, pois a SQL não sofre grandes alterações ao longo do tempo, diferentemente das linguagens de programação externa.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Data Warehouse consolida as informações orientadas a assuntos das atividades organizacionais a partir de um grande volume de dados, favorecendo relatórios e a análise de informações estratégicas.
 
As fontes de bases de dados dos Data Warehouse são a partir de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
bases transacionais internas e externas.
	Resposta Correta:
	 
bases transacionais internas e externas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o Data Warehouse coleta informações de bases transacionais internas e externas das organizações, podendo ser, também, de fontes não estruturadas, gerando dados para as bases multidimensionais, como os Data Marts.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Um fluxo de processos de mineração de dados no modelo ou abordagem preditiva corresponde a um pré-processamento da base de dados, definição dos dados de treinamento, execução do treinamento de testes e avaliação de saída.
 
O pré-processamento da base se refere:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
a limpezas, integrações, transformações e discretizações da base de dados.
	Resposta Correta:
	 
a limpezas, integrações, transformações e discretizações da base de dados.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a preparação da base em todos os processos de mineração refere-se a limpezas, integrações, transformações e discretizações da base de dados antes da definição dos dados de treinamento e execução dos algoritmos de mineração. Após esse processo, é possível aplicar etapas de visualização e aprendizagem.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em um modelo estruturado, uma tabela é um conjunto ordenado de linhas, também chamadas de tuplas. Cada tupla é um registro de dados. Um exemplo é a tabela de funcionários de uma empresa (tabela Funcionário), em que cada linha é composta por uma série de campos (ou atributos).
A ilustração a seguir mostra uma tabela de funcionários (instância da relação) e os seus campos (código do funcionário, nome, endereço, código do departamento e código da atividade do funcionário), que compõem o esquema da relação. As tuplas são os registros 1, 2, 3, 4 e 5 (registros criados na tabela). O conceito de chave serve para realizar a identificação e o estabelecimento de relações entre as tuplas ou linhas de uma tabela.
	 FUNCIONÁRIO
	 
	Cod_Func
	Nome
	Endereço
	Cod_Dep
	Cod_atividade
	1
	01
	Jose da Silva
	Rua 10
	D1
	101
	2
	02
	Paulo de Andrade
	Rua dos Estados
	D2
	100
	3
	03
	João P. Siqueira
	Rua Maceió
	D1
	101
	4
	10
	Ricardo Alcântara
	Rua sem número
	D2
	101
	5
	11
	Euzébio Queiroz
	Rua 2
	D2
	100
Fonte: Elaborada pelo autor.
Diante do contexto apresentado sobre tabelas, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Uma chave primária é uma coluna ou uma combinação de colunas, cujos