Buscar

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
Top of Form
Bottom of Form
Conteúdo do teste
1. 
Top of Form
Pergunta 1
1 ponto
Identifque abaixo as afrmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre estrutura organizacional:
( ) A estrutura de uma organização classifca-se em formal e informal, sendo que a estrutura informal é aquela que não está prevista em lei ou norma. 
( ) Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante de identifcação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das organizações. 
( ) A estrutura organizacional tem como premissa o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, para buscar atingir os objetivos estabelecidos. 
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A. 
V – F – V
B. 
F – V – V
C. 
F – F – V
D. 
F – V – F
E. 
V – V – V
Bottom of Form
2. 
Top of Form
Pergunta 2
1 ponto
(FGV-2013) A reengenharia foi uma reação ao colossal abismo existente entre as mudanças ambientais e a total inabilidade das organizações em se ajustar a essas mudanças.
A respeito das conseqüências da reengenharia para uma organização, analise as afirmativas a seguir.
I. Os departamentos tendem a desaparecer e ceder lugar a equipes orientadas para os processos A tradicional departamentalização por funções é substituída por redes de equipes de processos.
II. A estrutura organizacional tende a ser mais horizontal e flexível.
III. As medidas de avaliação do desempenho são realizadas com base nas atividades e processos que têm valor para a organização.
Assinale:
A. 
se somente o item III estiver correto.
B. 
se somente os itens II e III estiverem corretos.
C. 
se somente os itens I e II estiverem corretos
D. 
se todos os itens estiverem corretos
E. 
se somente os itens I e III estiverem corretos.
Bottom of Form
3. 
Top of Form
Pergunta 3
1 ponto
Considerando que, por meio de uma estrutura organizacional, define-se como as tarefas devem ser formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas, assinale a opção correta.
A. 
A estrutura funcional tem como principal vantagem proporcionar uma visão global do negócio
B. 
A organização modular não terceiriza seus processos
C. 
As estruturas orgânicas caracterizam-se por sua inflexibilidade e restrição à liberdade e à autonomia de seus colaboradores.
D. 
A Entre os elementos que devem ser observados no projeto de uma estrutura organizacional, incluem-se: especialização do trabalho; departamentalização; cadeia de comando; amplitude de controle; centralização e descentralização; e formalização.
E. 
A estrutura matricial consiste em um modelo de estrutura organizacional complexo que, por isso, é pouco conhecido e utilizado.
Bottom of Form
4. 
Top of Form
Pergunta 4
1 ponto
(CESGRANRIO -2011) A partir do processo de avaliação de desempenho, a Diretoria de RH percebeu uma crise de motivação junto aos colaboradores que atuam na linha de montagem. Como solução, medidas de empoderamento das pessoas (empowerment) foram propostas nas reuniões de alinhamento com a presença apenas dos supervisores de linha de montagem. Depois de alguns meses, a Diretoria de RH percebeu que um supervisor de linha de montagem comunicou INCORRETAMENTE e informalmente à sua equipe que as práticas de empowerment envolveriam o(a):
A. 
tradução da ação em agregação de valor
B. 
orientação geral para metas a alcançar
C. 
foco no controle de regras e procedimentos sem atenuar a delegação de autoridade
D. 
responsabilidade pela execução excelente da tarefa
E. 
compromisso pessoal com a melhoria contínua do trabalho
Bottom of Form
5. 
Top of Form
Pergunta 5
1 ponto
Existem inúmeras vantagens no trabalho em equipe, todavia também existem desvantagens. Sobre os aspectos negativos e as características importantes e que são mais encontradas nas equipes, assinale a alternativa errada.
A. 
As normas são fundamentais para o trabalho em equipe. Essas normas podem ser desenvolvidas de maneira informal entre os membros da equipe, mas também pode ser institucionalizadas pela empresa.
B. 
Outra desvantagem seria a armadilha da decisão em equipe. Muitas vezes, uma minoria domina a discussão da equipe, restringindo a inclusão de diferentes definições de problemas e soluções alternativas. A tomada de decisão em equipe requer um tempo considerável de discussões e reuniões, muitas vezes, improdutivas e ineficientes.
C. 
Existe o problema da indolência social. Ela ocorre quando os trabalhadoresdiminuem o seu empenho e deixam de executar sua parte do trabalho.
D. 
Uma desvantagem importante do trabalho em equipe é que, embora as equipes possam melhorar o atendimento das empresas ao cliente e aumentar a motivação dos funcionários, ela não é capaz de solucionar problemas complexos da empresa.
E. 
O conflito pode ser considerado necessário a uma equipe.
Bottom of Form
6. 
Top of Form
Pergunta 6
1 ponto
Dentro das organizações, as pessoas estão em constante interação social. Nesse contexto, o conflito invariavelmente está presente. Do ponto de vista da eficácia dos relacionamentos interpessoais e de acordo com as teorias mais recentes acerca do tema, assinale a alternativa correta quanto ao conflito:
A. 
Pode ser funcional ou disfuncional. Por isso, na medida certa, deve ser estimulado, pois um grupo harmonioso, pacífico, tranquilo e cooperativo está na iminência de tornar-se estático.
B. 
Deve ser incentivado a todo custo, pois ele será sempre benéfico para a organização, principalmente quando levado às últimas consequências.
C. 
Será funcional quando envolver funcionários da organização e disfuncional quando envolver funcionários terceirizados.
D. 
É ruim e deve ser eliminado da organização.
E. 
É sempre disfuncional e não contribui para o desenvolvimento da organização.
Bottom of Form
7. 
Top of Form
Pergunta 7
1 ponto
Existem algumas características diferenciais entre grupos e equipes de trabalho (Albuquerque e Puente Palácios, 2004). Na maioria dos casos, desenvolvemos o nosso trabalho de maneira individual em grupos e não em equipes.
Numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1, de modo a identificar as características básicas conforme as formas de comportamento predominantes.
Coluna 1 Formas de comportamento humano, quando inserido em uma coletividade
1. Grupos 2. Equipes
Coluna 2 Características de grupos ou de equipes.
( ) realização do trabalho depende fundamentalmente do esforço individual; trabalho em prol do objetivo da organização.
( ) compartilhamento de responsabilidades que não recaem somente sobre o líder; responsabilidade pelo resultado final é compartilhada.
( ) realização do trabalho depende tanto do esforço individual como do esforço conjunto; trabalho em prol de um projeto específico.
( ) ênfase no esforço conjunto tanto para o desempenho como para recompensas e responsabilidades; objetivo de trabalho altamente compartilhado.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A. 
1 – 1 – 2 – 2
B. 
2 – 1 – 2 – 1
C. 
2 – 2 – 1 – 2
D. 
1 – 2 – 2 – 2
E. 
2 – 2 – 1 – 1
Bottom of Form
8. 
Top of Form
Pergunta 8
1 ponto
No mundo dos negócios, equipes de trabalho são comuns. Pode-se definir equipe de trabalho como um conjunto de pessoas com habilidades complementares que assumem a responsabilidade mútua para atingir uma finalidade comum que pode ser alcançar metas de desempenho e aperfeiçoar processos interfuncionais. Sobre esse assunto, assinale a alternativa errada.
A. 
Diversidade de pontos de vista de uma equipe de trabalho aumenta a probabilidade de que as decisões solucionem as verdadeiras causas dos problemas e não só as consequências.
B. 
O trabalho em equipe pode auxiliar no processo de aprendizagem grupal, já que as pessoas possuem habilidade complementares, elas devem compartilhar experiência e conhecimento, a fim de que todos aprendam de maneira mútua.
C. 
Coesão é o grau de integração e cooperação da equipe, além disto é a extensão em que os membros são atraídos e motivados a permanecerem nela. A coesão faz com que os membros se auxiliem mutuamente favorecendo o processo de aprendizagem.
D. 
Nos últimos tempos as equipes de trabalho têm se mostrado como soluções para todos os problemas e, portanto, devem ser adotadas em todas as situações.
E. 
A adoção de uma equipe de trabalho pode aumentar a satisfação do cliente. Ela tem como responsabilidade, também, propor soluções para melhorar o nível de serviço da empresa.
Bottom of Form
9. 
Top of Form
Pergunta 9
1 ponto
Estima-se que grande parte dos gestores passe muito tempo do seu dia comunicando-se com as pessoas. De fato, as funções de planejamento, organização, direção e controle, dependem do processo de comunicação. Sobre os canais formais e informais de comunicação nas empresas, assinale a alternativa correta.
I – Comunicação é o processo de transmissão de informação de uma pessoa para outra pessoa. A comunicação pode ser verbal e não verbal. A comunicação verbal envolve a comunicação oral e escrita.
II – Os principais atores da comunicação são: o emissor (mensagem a ser transmitida, codificação da mensagem e transmissão de mensagem), o receptor (recepção da mensagem, decodificação da mensagem e a compreensão da mensagem) e o ruído que interfere no processo de comunicação.
III – O processo começa com a codificação. Codificação significa apresentação de uma mensagem em forma verbal (oral ou escrita) ou simbólica que pode ser reconhecida ou compreendida pelo receptor. O emissor, em seguida transmite a mensagem em um canal de comunicação.
IV – Quando a mensagem é recebida, ocorre a decodificação. A decodificação é o processo pelo qual o receptor traduz a forma escrita, falada ou simbólica de uma mensagem. Entretanto, a mensagem compreendida pelo receptor nem sempre é a mensagem pretendida pelo emissor.
A. 
As assertivas I, II e IV estão corretas.
B. 
As assertivas I e IV estão corretas.
C. 
As assertivas II, III e IV estão corretas. 
D. 
As assertivas III e IV estão corretas.
E. 
As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
Bottom of Form
10. 
Top of Form
Pergunta 10
1 ponto
Estrutura Organizacional é 
A. 
a posição hierárquica que uma pessoa ocupa na empresa e o conjunto de atribuições a ela conferido.
B. 
o conjunto de tarefas desempenhado por uma ou mais pessoas, servindo como base para a departamentalização.
C. 
a forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.
D. 
a cadeia de comando que se inicia nos gestores de topo e segue até os trabalhadores não gestores, passando sucessivamente por todos os níveis organizacionais.
E. 
a guia de conduta, estável e de longo prazo, estabelecida para dirigir a tomada de decisões.
Bottom of Form

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais