Buscar

Atividades sugeridas - Recuperação de Janeiro - 2021 - Anos Finais e Ensino Médio (1)-convertido

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano)
Orientações/sugestões gerais recuperação Janeiro - Ciências e Matemática
6º ano - Tema 1 - Educação Ambiental - Impactos socioambientais na produção de materiais sintéticos.
(EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento
científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais. (EF06MA31) Identificar e diferenciar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráficos.
Etapa 1
Pesquisar materiais sintéticos derivados do petróleo, como composição, utilização, impactos ambientais e dados gerais. Discutir como o desenvolvimento científico e tecnológico impactou a produção e uso dos derivados do petróleo, reconhecendo os benefícios gerados e avaliando seus impactos socioambientais.
Etapa 2
Organizar os dados obtidos da etapa 1 em gráficos e tabelas, abordando também os benefícios e avaliando os impactos ambientais.
Etapa 3
Apresentar outros gráficos que abordam a temática destacando seus elementos constitutivos e discutindo o desenvolvimento científico e tecnológico dos materiais sintéticos derivados do petróleo.
A organização do trabalho poderá ser feita em forma de apresentação oral, escrita, ou outra ferramenta sugerida pelo professor.
Sugestão de fontes de pesquisa:
Caderno do aluno Ciências 1º Bimestre Caderno do aluno Matemática 2º Bimestre Toda Matéria - https://www.todamateria.com.br/
Portal Petrobrás - https://petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/produtos/ Portal Nova Escola - https://novaescola.org.br/
6º ano - Tema 2 - Misturas e medidas
(EF06CI02) Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridas tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de publicação eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.
(EF06MA24) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
Etapa 1
Desafio - A situação problema é a necessidade de preparar um bolo grande utilizando uma receita de um bolo médio do livro das receitas da sua avó. Para isso, o estudante deve descobrir que é necessário manter as proporções entre os ingredientes para ter o bolo desejado.
Pesquisar os ingredientes e procedimentos para fazer um bolo de 1 kg, após isso, descrever a receita para um bolo de 5 kg.
https://www.youtube.com/watch?v=BC6o-dNp5ek do início até o minuto 5.
Etapa 2
Descrever detalhadamente os ingredientes e transformações químicas, evidenciando os conceitos capacidade, volume, massa, tempo e temperatura.
Realizar atividades com auxílio do material SP faz escola volume 1 de Matemática e Ciências.
Etapa 3
Apresentar os resultados das atividades realizadas, por meio de apresentação oral, escrita, experiências práticas, ou outra forma sugerida pelo professor, podendo até, utilizar-se de tecnologias digitais.
Sugestão de fontes de pesquisa:
Caderno do aluno Ciências 1º Bimestre Caderno do aluno Matemática 1º Bimestre
Aula CMSP Matemática disponível no Youtube: https://youtu.be/3ZUnNsDcOMI
Aula	CMSP	Ciências	disponível	no	Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=kFUrVlMU5BY&list=PLAdEu5NtlLkZsjFXWOpxe PeJ5p5LesCM1&index=27
Orientações/sugestões gerais recuperação Janeiro - Ciências e Matemática
7º ano - Tema 1 - Leitura e interpretação de indicadores da saúde
(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na leitura, análise e comparação de indicadores de saúde - taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica, entre outros - e de resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
(EF07MA34) Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências.
Etapa 1 - Estudo de caso:
Realizar	um	estudo	sobre	o	saneamento	básico	e	organizar	um relatório considerando os seguintes aspectos:
· O que é saneamento básico.
· Cobertura de saneamento básico na sua cidade e bairro. Etapa 2 - Levantamento de Dados
Discutir sobre doenças causadas pela falta de saneamento básico adequado. Etapa 3 - Resolução das perguntas:
Se fosse escolhido ao acaso, uma pessoa da sua cidade, qual é a probabilidade dela morar numa residência com saneamento básico?
Se fosse escolhido ao acaso, uma pessoa de seu bairro, qual é a probabilidade dela morar numa residência com saneamento básico?
Após a resolução das perguntas, escrever um breve texto relatando a importância do saneamento básico para as condições de saúde da população.
Apresentar os resultados das atividades realizadas, por meio de apresentação oral, escrita, experiências práticas, ou outra forma sugerida pelo professor, podendo até, utilizar-se de tecnologias digitais.
Sugestão de fontes de pesquisa:
Aula	CMSP	Ciências	disponível	no	Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=oiHnO00dvt8&list=PLXyA-zl-y4WFrHNvR63k-yyJ QDuEXBAfa&index=18
http://www.tratabrasil.org.br/saneamento/principais-estatisticas/no-brasil/esgoto
7º ano - Tema 2 - Máquinas simples - ângulos, funcionamento, história e aplicação. (EF07CI01A) Discutir a aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, uma alavanca, roldana, plano inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
(EF07MA29) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.
Etapa 1
Lei nº 13.146 de 06 de Julho de 2015:
Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)
https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/205855325/lei-13146-15#art-53
“A acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social.”
Discutir o trecho da lei apresentado com foco em refletir sobre os locais com acessibilidade que conheçam, no ambiente escolar ou fora dele a fim de identificar se estes locais atendem às necessidades de seus usuários. Discutir também como os conhecimentos da Ciência e da Matemática podem contribuir para o desenvolvimento e a produção de equipamentos que promovam a acessibilidade às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Etapa 2
Descrever o que é uma rampa de acessibilidade, contendo suas normas técnicas para implementação.
Blog Freedom:
https://blog.freedom.ind.br/seguranca-e-acessibilidade-conheca-as-normas-e-leis-pa ra-construcao-de-rampas-de-acesso/#:~:text=Para%20ser%20considerada%20uma
%20rampa,o%20n%C3%BAmero%20m%C3%A1ximo%20de%20segmentos.
Etapa 3
Elabore um desenho de um projeto de rampa (atendendo as normas técnicas) que poderia ser implementado em sua escola ou casa.
O uso de tecnologias digitais pode ser utilizado, como apresentado no vídeo disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=Mz1XRnliKqE
Sugestão de fontes de pesquisa: http://www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br/uploads/1596842151Emenda_1_ABNT_ NBR_9050_em_03_de_agosto_de_2020.pdf
Orientações/sugestões gerais recuperação Janeiro - Ciências e Matemática
8º ano - Tema 1 - Tempo e clima - temperatura, umidade e pressão
(EF08CI15) Identificar variáveis envolvidas na previsão do tempo, simular situações nas quais elas possam ser medidas, a partir de análise de
dados como temperatura, umidade e pressão. (EF08MA23) Identificar o tipo adequado de gráfico para representar um conjunto de dados de uma pesquisa ou expressar determinada informação.
Etapa 1
Pesquise sobre os diferentes tipos de clima no Brasil e discuta com seus colegas os resultados obtidos.
Etapa 2
Observar o clima na sua região/cidade e descrevê-lo.
Discutir	iniciativas	ambientais	que	contribuam	para	diminuição	da	poluição atmosférica.
Etapa 3
Construa um termômetro caseiro e, por meio de medidas observadas durante o dia, um gráfico que represente melhor os dados coletados.
Sugestão de fontes de pesquisa: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/construindo-um-termome tro.htm#:~:text=Como%20fazer%3A,cm%20de%20uma%20das%20pontas). https://www.youtube.com/watch?v=Wp2fbdD60kY https://www.todamateria.com.br/poluicao-do-ar/
8º ano - Tema 2 - Consumo de eletrodomésticos.
(EF08CI04) Calcular o consumo de eletrodomésticos, a partir dos dados de potência descritos no próprio equipamento e tempo médio de uso, para comparar e avaliar seu impacto no consumo doméstico.
(EF08MA04) Resolver e elaborar situações-problema, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais.
Etapa 1
Hoje, a grande maioria dos aparelhos eletrônicos em sua montagem, são pensadas formas e componentes que possam reduzir ao máximo o consumo de energia onde serão utilizados. Porém, mesmo com toda tecnologia disponível para que isso ocorra, ainda há certos equipamentos que, por já terem certo tempo de uso, acabam consumindo uma quantidade de energia maior do que a esperada.
Pesquise sobre o consumo dos eletrodomésticos mais presentes numa residência, verificando as informações de consumo de pelo menos dois eletrodomésticos mais utilizados com o auxílio de um responsável e traga essas informações a sua turma e, junto ao professor, o significado de cada informação coletada em relação às grandezas apresentadas no campo de informações de cada aparelho.
Etapa 2
Se você pudesse trocar seus eletrodomésticos por outros mais econômicos, qual seria a porcentagem de economia de energia elétrica economizada em cada eletrodoméstico.
Etapa 3
Propor ações coletivas em sua escola ou comunidade para uso consciente da energia elétrica.
Sugestão de fontes de pesquisa: http://www.procelinfo.com.br/main.asp?View=%7BE6BC2A5F-E787-48AF-B485-439 862B17000%7D
https://www.todamateria.com.br/energia-eletrica/ https://servicos.celpe.com.br/servicos-ao-cliente/Pages/calcular-consumo.aspx
Orientações/sugestões gerais recuperação Janeiro - Ciências e Matemática
9º ano - Tema 1 - Sistema solar - distâncias, características e dimensões
(EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).
(EF09MA18) Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.
Etapa 1
Pesquisar sobre a composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo.
Etapa 2
Descrever as distâncias entre os planetas e sistemas solares por meio de notação científica.
Etapa 3
Compor uma apresentação ou um trabalho escrito envolvendo os estudos das etapas 1 e 2, podendo envolver maquete ou vídeo.
Sugestão de fontes de pesquisa: https://www.todamateria.com.br/estrutura-da-terra/ https://www.youtube.com/watch?v=u075D8tkybo https://www.youtube.com/watch?v=JHAPT_0cs_I
Sugestão de filmes:
”Perdido em Marte” “Impacto Profundo”
9º ano - Tema 2 - Sustentabilidade.
(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da comunidade e/ou da cidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
(EF09MA23) Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.
Etapa 1
Pesquisar e discutir sobre problemas ambientais em sua região/cidade.
Pesquisar e discutir soluções práticas e caseiras que podem contribuir para a preservação do meio ambiente.
Etapa 2
Propor estratégias e ações de uso sustentável para sua comunidade.
Etapa 3
Planejar e executar uma pesquisa amostral envolvendo o tema sustentabilidade e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, podendo ser construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.
Sugestão de fontes de pesquisa:
Caderno do Estudante 9°Ano - Ciências e Matemática - Volume 3 https://www.youtube.com/watch?v=mWHVVjt5O1o https://www.youtube.com/watch?v=n8y8T2Tgbio https://www.revistaplaneta.com.br/secao/sustentabilidade/ http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/01/brasileiros-investem-em-gerador es-de-energia-e-pensam-em-economia.html https://www.todamateria.com.br/sustentabilidade/
 
ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
 
Ensino Fundamental Anos Finais 
(6º ao 9º ano)
 
Orientações/sugestões gerais recuperação Janeiro 
-
 
Ciências e Matemática
 
 
6º ano 
-
 
Tema 1 
-
 
Educação Ambiental 
-
 
Impactos socioambientais na produção de materiais 
sintétic
os.
 
(EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao
 
desenvolvimento
 
científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais. 
(EF06MA31) Identificar e diferenciar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos 
(título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de
 
gráfi
cos.
 
 
Etapa 1
 
 
Pesquisar materiais sintéticos derivados do petróleo, como composição, utilização, 
impactos ambientais e dados gerais. Discutir como o desenvolvimento científico e 
tecnológico impactou a produção e uso dos derivados do petróleo, reconhecendo
 
os 
benefícios gerados e avaliando seus impactos socioambientais.
 
 
Etapa 2
 
 
Organizar os dados obtidos da etapa 1 em gráficos e tabelas, abordando também os 
benefícios e avaliando os impactos ambientais.
 
Etapa 3
 
 
Apresentar outros gráficos que abordam a te
mática destacando seus elementos 
constitutivos e discutindo o desenvolvimento científico e tecnológico dos materiais 
sintéticos derivados do petróleo.
 
 
A organização do trabalho poderá ser feita em forma de apresentação oral, escrita, 
ou outra ferramenta s
ugerida pelo professor.
 
 
Sugestão de fontes de pesquisa:
 
Caderno do aluno Ciências 1º Bimestre 
Caderno do aluno Matemática 2º Bimestre 
Toda Matéria 
-
 
https://www.todamateria.com.br/
 
Portal Petrobrás 
-
 
https://petrobras.com.br/pt/nossas
-
atividades/produtos/
 
Portal Nova Escola 
-
 
https:/
/novaescola.org.br/
 
 
ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA 
Ensino Fundamental Anos Finais 
(6º ao 9º ano) 
Orientações/sugestões gerais recuperação Janeiro - Ciências e Matemática 
 
6º ano - Tema 1 - Educação Ambiental - Impactos socioambientais na produção de materiais 
sintéticos. 
(EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento 
científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais. 
(EF06MA31) Identificar e diferenciar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos 
(título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráficos. 
 
Etapa 1 
 
Pesquisar materiais sintéticos derivados do petróleo, como composição, utilização, 
impactos ambientais e dados gerais. Discutir como o desenvolvimento científico e 
tecnológico impactou a produção e uso dos derivados do petróleo, reconhecendo os 
benefícios gerados e avaliando
seus impactos socioambientais. 
 
Etapa 2 
 
Organizar os dados obtidos da etapa 1 em gráficos e tabelas, abordando também os 
benefícios e avaliando os impactos ambientais. 
Etapa 3 
 
Apresentar outros gráficos que abordam a temática destacando seus elementos 
constitutivos e discutindo o desenvolvimento científico e tecnológico dos materiais 
sintéticos derivados do petróleo. 
 
A organização do trabalho poderá ser feita em forma de apresentação oral, escrita, 
ou outra ferramenta sugerida pelo professor. 
 
Sugestão de fontes de pesquisa: 
Caderno do aluno Ciências 1º Bimestre 
Caderno do aluno Matemática 2º Bimestre 
Toda Matéria - https://www.todamateria.com.br/ 
Portal Petrobrás - https://petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/produtos/ 
Portal Nova Escola - https://novaescola.org.br/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes