Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL - Exercícios de Fixação - Tema 6

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL - Exercícios de Fixação - Tema 6
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Para Bernardim e Araújo (2016, p.85), “a necessidade socioeconômica dos trabalhadores e a prática empresarial contribuíram para que os benefícios se consolidassem com o status de salário indireto e, dependendo das condições específicas em que são oferecidos e do público a que se destinam.”
BERNARDIM, M. L.; ARAÚJO, J. A. Os benefícios extrassalariais no âmbito da remuneração: um diagnóstico da prática empresarial em um município do interior do estado do Paraná. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, v. 6, n. 2, p. 79-92, 2016. p. 84. 
Ao estabelecer o valor econômico do salário, entende-se que suas modalidades podem ser:
I - salário in natura.
II - salário em espécie.
III - salário indireto.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. I e II.
b. I e III. 
c. apenas III.
d. II e III.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A afirmativa I está correta porque salário in natura refere-se ao pagamento do salário de forma parcial sendo complementado com pagamento de outras formas como aluguel de casa, vestuário, alimentação, para trabalhadores que prestam serviços em locais remotos, e de difícil acesso, em contrapartida aos serviços realizados conforme o artigo 458 da CLT. A afirmativa II está correta porque o salário em espécie é pago em dinheiro, cheque ou depósito em banco na conta corrente do trabalhador.
A resposta correta é: I e II..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Todo trabalhador deve receber uma remuneração em contrapartida aos serviços prestados. Alguns autores apresentam diversas possibilidades de remuneração e combinações para que o trabalhador perceba valor no que recebe, muito além do numerário. Reconhecer que está em desenvolvimento contínuo e por isso também está sendo recompensado, faz com que o trabalhador permaneça numa empresa por mais tempo. Assim, elas buscam isso cada vez mais. 
FOGARI, I.; TEIXEIRA, E. S. A importância do desenvolvimento humano para a organização. Revista Eletrônica Gestão e Negócios, v. 3, n. 1, 2012.
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira. 
(1) Remuneração que compõe as informações de caracterização e análise dos cargos, faixas salariais, regras e requisitos para progressão de salários, pesquisa salarial comparada com o mercado externo.
 ( ) Alternativas criativas.
(2) Os funcionários têm um senso de pertencimento, passando a ter uma maior identidade, comprometimento e orientação para os resultados da empresa. 
( ) Remuneração funcional.
(3) Remuneração que leva em conta as certificações do funcionário, técnica e aptidão pessoal para desenvolver atividades de trabalho.
( ) Participação acionária.
(4) Promovem reconhecimento que pode ser social, simbólico, relacionado ao trabalho ou financeiro.
( ) Remuneração por habilidades.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Escolha uma opção:
a. 2, 3, 4, 1.
b. 3, 4, 1, 2.
c. 4, 1, 2, 3. 
d.1, 2, 3, 4.
Feedback
Sua resposta está correta.
As alternativas criativas (4) promovem uma relação importante, que gera um vínculo representado nos feedbacks e possui quatro formas de reconhecimento. A remuneração funcional (1) é a mais utilizada nas empresas, por compreender o plano de cargos e salários. A participação acionária (2) nada mais é do que a empresa conceder aos gestores com cargo de presidente, diretor ou gerente, por atingir metas de liderança e em equipe ou bonificação, ações da empresa que estão na bolsa de valores para comercialização. E por fim a remuneração por habilidades (3) é oferecida ao funcionário contratado em função do conhecimento e comprovadas com certificados, na aquisição de habilidades.
A resposta correta é: 4, 1, 2, 3..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
De acordo com o art. 457 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT): “As empresas deverão anotar na Carteira de Trabalho e Previdência Social de seus empregados o salário fixo e a média dos valores das gorjetas referente aos últimos doze meses”. Antes do advento da referida lei, não havia qualquer norma que disciplinasse o assunto.
BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho. Decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, acrescentado pela Lei 13.419/2017. Aprova a consolidação das leis do trabalho. Artigo 457, P. 8º da CLT. Coletânea de Legislação. 
Analise as afirmativas, no que se refere às gorjetas.
I - As gorjetas, integram a remuneração total do trabalhador, mesmo não recebidas regulamente.
II – As gorjetas integrarão o salário sem incidência nas parcelas, mesmo que tenham a anotação de seu recebimento na CTPS.
III – As gorjetas integram o salário e seu valor incide no pagamento das HE, férias, 13º, aviso prévio e FGTS. 
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. I, II e III.
b. II e III.
c. I e II.
d. I e III. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A afirmativa I está correta porque, para todos os efeitos legais, a gorjeta incorpora no salário pela média recebida durante o ano. A afirmativa III está correta porque, pela média anual recebida, a gorjeta integra o salário, com reflexos no pagamento de todas as demais parcelas, acrescentando na remuneração total do trabalhador.
A resposta correta é: I e III..
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Conforme inferem Bernardim e Araújo (2016, p.84), “parte considerável dos trabalhadores brasileiros têm remuneração bastante baixa, conforme revela o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010), dando conta que 72% dos trabalhadores ganham até dois salários mínimos, dado suficiente para reforçar a importância dos benefícios como complementação ao salário mínimo e aos demais salários praticados pelas empresas.” Assim, o investimento das empresas em benefícios extrassalariais, que pode ser chamado também de salário in natura ou utilidades, é fator atrativo para os trabalhadores permanecerem nas empresas.
BERNARDIM, M. L.; ARAÚJO, J. A. Os benefícios extrassalariais no âmbito da remuneração: um diagnóstico da prática empresarial em um município do interior do estado do Paraná. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, v. 6, n. 2, p. 79-92, 2016. p. 84. 
Quais são as parcelas geralmente mais apreciadas e que incorporam a remuneração?
Escolha uma opção:
a. Salário em espécie e salário indireto.
b. Salário e adicional noturno.
c. Salário indireto e comissões. 
d. Salário e gorjetas.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
O salário em espécie, é a parcela que significa cifras na moeda nacional corrente para pagamento das necessidades do trabalhador pelos serviços prestados e o salário indireto engloba os demais benefícios extrassalariais, que a empresa concede ao trabalhador, como auxílio automóvel, auxílio financeiro, auxílio médico, auxílio estacionamento, assistência odontológica, transporte, alimentação e cursos em geral, viagens e premiações. 
A resposta correta é: Salário em espécie e salário indireto..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
No que se refere ao salário da remuneração antes da reforma trabalhista, a CLT determina, em seu art. 457: “§1o - Integram o salário não só a importância fixa estipulada, como também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens e abonos pagos pelo empregador.” Após a reforma, foi dada a seguinte redação no mesmo artigo: “§1o - Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador.” 
BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho. Decreto-lei n. 5.452, de 1º de maio de 1943, acrescentado pela Lei 13.419/2017. Aprova a consolidação das leis do trabalho. Artigo 457, P. 1º da CLT. Coletânea de Legislação.
Acerca das parcelas que compõem a remuneração, assinale com (V), se for verdadeiro ou (F), se for falso.
( ) O abono é um adiantamento em dinheiro de um direito adquirido.( ) As gorjetas não devem ser consideradas parcelas salariais.
( ) Os prêmios ou comissões não têm natureza salarial.
( ) A gratificação natalina e a gratificação de hora extra referem-se ao mesmo tema.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Escolha uma opção:
a. V, V, V, F.
b. F, F, V, V.
c. V, F, F, F. 
d. F, V, F, F.
Feedback
Sua resposta está correta.
A primeira afirmativa é verdadeira porque o abono é recebido pelo trabalhador pelo direito adquirido, fazendo parte da remuneração. A segunda afirmativa é falsa porque as gorjetas, mesmo recebidas de forma espontânea ou compulsória, integram a remuneração como parcela salarial, inclusive devem ser tributadas. A terceira afirmativa é falsa porque os prêmios ou comissões, quando recebidos, possuem natureza salarial, não podendo ser suprimidos de pagamento. E, por fim, a quarta afirmativa é falsa porque a gratificação natalina é o 13º salário, mas a hora extra não é gratificação, é paga como adicional.
A resposta correta é: V, F, F, F..

Continue navegando