A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Acesso à Informação avaliação 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acesso à Informação avaliação 1
	Avaliar
	40,00 de um máximo de 40,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Dentre as alternativas abaixo, identifique aquela que NÃO é uma diretriz da Lei de Acesso à Informação - LAI (Lei nº 12.527/2011).
 
a. Observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção. 
b. Divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações. 
c. Desenvolvimento do controle social da Administração Pública. 
d. Garantia do respeito ao sigilo das informações públicas. 
Muito bem, a afirmativa não é uma diretriz da LAI. Embora a LAI  tenha previsto que as informações sigilosas devem ser protegidas, suas diretrizes privilegiam a transparência e a publicidade, em especial diante do "princípio da máxima divulgação”. 
e. Fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na Administração Pública. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A alternativa correta é a letra d. Embora a LAI tenha previsto que as informações sigilosas devem ser protegidas, suas diretrizes privilegiam a transparência e a publicidade, em especial diante do "princípio da máxima divulgação”. Portanto, garantia do respeito ao sigilo das informações públicas não é uma das diretrizes previstas no art. 3º da Lei nº 12.527/2011. 
Questão 2
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia com atenção o trecho abaixo e julgue-o VERDADEIRO ou FALSO, lembrando-se do que estudou sobre a abrangência subjetiva da LAI:
A Lei de Acesso à Informação é uma lei nacional e deve ser observada pela Administração direta de todos os entes da federação brasileira - União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Contudo, as entidades da Administração indireta - autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista, entre outras - não estão submetidas à LAI.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso 
Feedback
Muito bem, o item é falso!  A Administração indireta também está sujeita à LAI, assim como as entidades privadas sem fins lucrativos que recebam recursos públicos diretamente do orçamento ou mediante subvenções sociais, contratos de gestão, etc. Caso ainda tenha dúvidas, revise o assunto no tópico "Abrangência Subjetiva: Quem está sujeito à LAI?”.
Questão 3
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
O direito de acesso à informação deve ser compreendido em sentido amplo. Ao determinar que a regra é a publicidade e o sigilo, a exceção, a Lei nº 12.527/2011 inverteu a lógica da prestação de informações por parte do poder público - se, anteriormente, eram os cidadãos que precisavam demonstrar sua legitimidade para requerer determinada informação, a partir da Lei nº 12.527/2011, o ônus de provar que tal informação não pode ser concedida é da Administração.
Conforme estudado no Módulo I, preencha as lacunas a seguir:
A Lei de Acesso à Informação prevê o acesso a informações Resposta
Parte inferior do formulário
, vinculadas à noção de controle social, mas também a informações Resposta
, como reconheceu a Constituição federal. Podem ser solicitadas informações Resposta
 pela própria Administração e aquelas por ela Resposta
, isto é, que estão sob a posse de determinada instituição pública.
Feedback
Abaixo segue o texto com as lacunas preenchidas.
A Lei de Acesso à Informação prevê o acesso a informações de interesse coletivo, vinculadas à noção de controle social, mas também a informações de interesse particular, como reconheceu a Constituição federal. Podem ser solicitadas informações produzidas pela própria Administração e aquelas por ela acumuladas, isto é, que estão sob a posse de determinada instituição pública. 
Isso significa que podem ser solicitadas informações relativas à gestão pública e informações particulares, informações produzidas pela Administração e também aquelas por ela acumuladas. O Estado é quem precisa demonstrar as razões pelas quais o acesso à determinada informação não é possível, apresentando o respectivo fundamento legal.
Caso ainda tenha dúvidas, revise o assunto no tópico "Abrangência Objetiva”.
Questão 4
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
A respeito da transparência ativa e da transparência passiva, julgue a afirmativa a seguir classificando-a como VERDADEIRA ou FALSA:
Quando determinada informação é muito demandada por meio da transparência passiva, isto é, por meio de pedidos de acesso à informação, recomenda-se sua disponibilização na internet, por meio da chamada transparência ativa.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso 
Feedback
Exato, a afirmativa é verdadeira. Na transparência passiva, os cidadãos solicitam da Administração informações de seu interesse. Já na transparência ativa, a Administração disponibiliza as informações sem necessariamente ser provocada pelos cidadãos. Quando determinada informação é muito demandada via transparência passiva, é boa prática disponibilizá-la na internet. Caso ainda tenha dúvidas, revise o assunto no tópico "Direito de Acesso à Informação: como exercê-lo”
Questão 5
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
À luz da Lei de Acesso à Informação, as alternativas abaixo estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a:
 
a. Os Serviços de Informação ao Cidadão (SIC) são obrigatórios no âmbito do Poder Executivo federal. 
b. O governo federal definiu o e-SIC como sistema central de pedidos de informação do Poder Executivo federal.  
c. Solicitações que contenham apenas teor de denúncia devem ser encaminhadas ao canal adequado, uma vez que não são pedidos de acesso à informação. 
d. Pessoas jurídicas podem realizar pedidos de acesso à informação. 
e. O sistema e-SIC permite a interposição de até cinco pedidos de acesso à informação por mês, por cidadão. A partir da sexta solicitação, o requerente deve realizar o pagamento de taxa mediante Guia de Recolhimento da União. 
Exato, essa é exceção! O acesso à informação no Brasil é gratuito, salvo nas hipóteses de custos de reprodução de documentos. Além disso, não há limite de número para a interposição de pedidos e recursos.
Feedback
Sua resposta está correta.
A alternativa correta é a letra E.  O acesso à informação no Brasil é gratuito, salvo nas hipóteses de custos de reprodução de documentos. Além disso, não há limite de número para a interposição de pedidos e recursos. Caso ainda tenha dúvidas, revise o assunto no tópico "Prazos e Procedimentos para o Acesso à Informação”.
Questão 6
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Após ler atentamente o trecho abaixo, julgue-o VERDADEIRO ou FALSO, lembrando-se das características dos pedidos de acesso à informação:
Os pedidos de acesso à informação devem conter a identificação do cidadão e a especificação da informação requerida. Ademais, os requerentes devem motivar os pedidos de forma fundamentada, explicitando o uso que farão da informação após sua disponibilização.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso 
Feedback
Muito bem, o item é falso! Um dos aspectos mais importantes da LAI é a vedação de quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações (Lei nº 12.527/2011, art. 10, § 3º). O cidadão não precisa explicar a razão de seu pedido ou dizer o que fará com a informação. Pedir é seu direito, não importa o porquê!
Caso ainda tenha dúvidas, revise o assunto no subtópico "O que é um pedido de acesso à informação? ”.
Questão 7
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Pedidos de acesso à informação têm por objeto dado ou informação produzida ou acumulada pela Administração. Contudo, é comum que os cidadãos protocolem no SIC ou no e-SIC demandas que não têm esse objetivo. Em face dessas manifestações de ouvidoria - denúncias, reclamações, solicitações de providências administrativas e consulta - os servidores responsáveis devem indicar o canal adequado ou, se possível, redirecionar a demanda internamente para o tratamento pertinente.
Correlacione os conceitos e suas definições:
	Situação na qual o cidadão