Buscar

Acesso à Informação avaliação 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acesso à Informação avaliação 2
	Avaliar
	30,00 de um máximo de 30,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 3,00 de 3,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as hipóteses de negativa de acesso à informação trazidas pelo art. 13 do Decreto nº 7.724/2012, identifique a alternativa INCORRETA:
 
a. Um pedido de acesso à informação, para ser atendido e considerado como válido, deve permitir que a Administração identifique a informação que interessa ao cidadão, isto é, o pedido não pode ser genérico. 
b. Os pedidos desarrazoados não encontram amparo nos objetivos da LAI e seu atendimento contraria o interesse público.  
c. Se o atendimento do pedido exigir a realização de trabalhos adicionais, nos termos do art. 13, inciso III, o órgão deve, se possível, permitir que o próprio cidadão realize a consolidação que deseja. 
d. O pedido desproporcional é aquele que, em decorrência da dimensão do atendimento, inviabiliza o trabalho de uma unidade do órgão ou da entidade pública por um período considerável, prejudicando o direito de outros cidadãos. 
e. Para serem considerados específicos, os pedidos devem conter sempre e necessariamente: período temporal, localização, destinatário/remetente, recorte temático e numeração. 
Exato, essa é a afirmativa incorreta. As exigências de especificidade não podem impedir que os cidadãos exerçam seu direito de acesso à informação. Nesse sentido, basta que o cidadão forneça elementos suficientes para a identificação do objeto, não sendo necessária a indicação de todas as características listadas na alternativa.
Feedback
Sua resposta está correta.
A alternativa incorreta é a letra e. Muito embora a Administração deva se empenhar no atendimento dos pedidos de acesso, há ocasiões em que isso colide com outros princípios, podendo inclusive prejudicar o direito de acesso à informação de outros cidadãos. O Decreto nº 7.724/2012 reconheceu, em seu artigo 13, que há situações fáticas em que o acesso à informação não é possível.
Por vezes, os cidadãos não apresentam elementos suficientes para a identificação de qual informação lhes interessa. Também há pedidos que exigem esforços desproporcionais e trabalhos adicionais por parte da Administração ou cujo atendimento entra em choque com os objetivos da LAI. Essas três situações são reconhecidas pelo art. 13 do Decreto nº 7.724/2012:
“Art. 13.  Não serão atendidos pedidos de acesso à informação:
I - genéricos;
II - desproporcionais ou desarrazoados; ou
III - que exijam trabalhos adicionais de análise, interpretação ou consolidação de dados e informações, ou serviço de produção ou tratamento de dados que não seja de competência do órgão ou entidade.”
Se você ainda possui dúvidas sobre o assunto abordado nessa questão, retorne ao módulo 2 e acesse o tópico “Negativas fundamentadas no art. 13 do Decreto 7.724/2012”.
Questão 2
Correto
Atingiu 3,00 de 3,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue o trecho a seguir:
Quando os órgãos e entidades não possuem a informação solicitada, a declaração de inexistência é considerada resposta satisfatória. A Comissão Mista de Reavaliação de Informações (CMRI) reconheceu essa possibilidade por meio da Súmula nº 06/2015.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso 
Feedback
Exato, a afirmativa é verdadeira. De acordo com a Súmula nº 06/2015 da CMRI, "a declaração de inexistência de informação objeto de solicitação constitui resposta de natureza satisfativa; caso a instância recursal verifique a existência da informação ou a possibilidade de sua recuperação ou reconstituição, deverá solicitar a recuperação e a consolidação da informação ou reconstituição dos autos objeto de solicitação, sem prejuízo de eventuais medidas de apuração de responsabilidade no âmbito do órgão ou da entidade em que tenha se verificado sua eliminação irregular ou seu descaminho”. Caso ainda tenha dúvidas, revise o assunto no tópico "Informação Inexistente”
Questão 3
Correto
Atingiu 3,00 de 3,00
Marcar questão
Texto da questão
Conforme estudado no Módulo II, preencha as lacunas a seguir:
Os solicitantes Resposta
Parte inferior do formulário
 são cidadãos que realizam, reiteradamente, pedidos de acesso à informação, idênticos ou diversos. O papel do órgão/entidade que se depara com esse tipo de situação é de Resposta
, no intuito de melhor atender o cidadão.
Feedback
Abaixo segue o texto com as lacunas preenchidas.
Os solicitantes frequentes são cidadãos que realizam, reiteradamente, pedidos de acesso à informação, idênticos ou diversos. O papel do órgão/entidade que se depara com esse tipo de situação é de orientação, no intuito de melhor atender o cidadão. 
A LAI e o Decreto nº 7.724/2012 não trouxeram definições ou parâmetros que permitam a identificação de solicitantes frequentes. Cabe ao órgão atendê-los da melhor forma, buscando soluções para seus pleitos, sem quaisquer discriminações motivadas pelos pedidos reiterados.
Há casos extremos, contudo, em que o exercício do direito de acesso à informação por solicitantes frequentes acaba por prejudicar o direito de outros cidadãos, onerando a Administração em demasia. Nesses casos, entende-se que há abuso de direito. Para a caracterização desse tipo de situação, devem estar presentes, cumulativamente, três requisitos: a) desvio de finalidade; b) potencial dano a terceiros; e c) má-fé do cidadão.
Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, acesse o tópico "Solicitantes frequentes”. 
Questão 4
Correto
Atingiu 3,00 de 3,00
Marcar questão
Texto da questão
A respeito das informações pessoais, julgue o trecho a seguir:
A Lei de Acesso à Informação previu a proteção das informações pessoais relativas à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem. Isso significa que não é toda e qualquer informação pessoal que deve ser protegida, mas aquelas vinculadas à noção de privacidade, à pretensão do indivíduo de manter seus assuntos, características e relacionamentos protegidos da observação de terceiros.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso 
Feedback
Exato, a alternativa está correta. Segundo Mendes e Branco (2013), o direito à privacidade está vinculado à ideia de controle das informações sobre si mesmo. Assim, o direito à privacidade diz respeito à pretensão do indivíduo de não ser foco de observação de terceiros, de não ter os seus assuntos, informações pessoais e características expostas a terceiros ou ao público em geral.
Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, acesse o tópico "Informações Pessoais”.
Questão 5
Correto
Atingiu 3,00 de 3,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as informações pessoais, assinale a alternativa INCORRETA:
 
a. Em regra, as informações pessoais relativas à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem terão acesso restrito pelo prazo máximo de 100 (cem) anos a contar da sua data de produção. 
b. A restrição de acesso à informação relativa à vida privada, à honra e à imagem não poderá ser invocada quando as informações estiverem contidas em conjuntos de documentos necessários à recuperação de fatos históricos de maior relevância. 
c. O acesso a informações pessoais de terceiros poderá acontecer sem o consentimento expresso do titular quando as informações forem necessárias para a realização de estatísticas e pesquisas científicas de evidente interesse público ou geral, previstos em lei, sendo vedada a identificação da pessoa a que as informações se referirem. 
d. Informações pessoais sensíveis não podem ser solicitadas por meio do e-SIC. 
Você acertou! Essa é a afirmativa incorreta. Informações pessoais sensíveis podem ser solicitadas por meio do e-SIC. Contudo, o sistema não faz a verificação das informações de identificação inseridas pelo requerente, pelo qual o atendimento dos pedidos deve, necessariamente, ser realizado mediante comprovação de identidade.
e. O indivíduo que obtiver acesso a informações pessoais sensíveis de maneira irregular será responsabilizado pelo seu uso indevido. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A afirmativa incorreta é a letra d.  As Informações pessoais sensíveis podem ser solicitadas por meio do e-SIC.
O atendimento dos pedidos por parte dos órgãos, contudo, não deve ser realizado pelo sistema, uma vez que não há comprovação da identidade do solicitante.
As informações protegidas pelo art. 31 da Lei de Acesso à Informação terão seu acesso restrito a agentes públicos legalmente autorizados e à pessoa a que elas se referirem, como regra geral, pelo prazo máximo de 100 (cem) anos, a contar da sua data de produção. O indivíduo que obtiver acesso às informações pessoais de maneira irregular será responsabilizado por seu uso indevido. Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, acesse o tópico "Informações Pessoais”. 
Questão 6
Correto
Atingiu 3,00 de 3,00
Marcar questão
Texto da questão
A respeito das hipóteses de sigilo legal, julgue o trecho a seguir:
A LAI não excluiu as demais hipóteses legais de sigilo e de segredo de justiça nem as hipóteses de segredo industrial decorrentes da exploração direta de atividade econômica pelo Estado ou por pessoa física ou entidade privada que tenha qualquer vínculo com o poder público.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso 
Feedback
Muito bem! De fato, de acordo com o art. 22 da LAI, reforçado pelo art. 6º do Decreto nº 7.724/2012, a legislação de acesso à informação não excluiu as hipóteses de sigilo presentes em outras legislações. Caso ainda tenha dúvidas, revise o assunto no tópico "Restrições de acesso por determinação legal”
Questão 7
Correto
Atingiu 3,00 de 3,00
Marcar questão
Texto da questão
Correlacione os sigilos e seus respectivos objetivos:
	Proteger informações relativas a transações financeiras passivas e ativas.
	Resposta 1
	
	Proteger informações relativas a rendas, rendimentos, patrimônio, débitos, créditos, movimentação patrimonial, entre outros.
	Resposta 2
	
	Garantir a exclusividade de usufruto das vantagens de um produto ou criação.
	Resposta 3
	
	Proteger informações estratégicas, vinculadas à governança e à competitividade de mercado.
	Resposta 4
	
	Exclusividade de utilização, publicação ou reprodução de obras.
	Resposta 5
	
Feedback
Sua resposta está correta.
Abaixo segue a correlação dos conceitos e suas respectivas definições:
· Sigilo bancário - Proteger informações relativas a transações financeiras passivas e ativas. 
· Sigilo fiscal - Proteger informações relativas a rendas, rendimentos, patrimônio, débitos, créditos, movimentação patrimonial, entre outros. 
· Sigilo industrial - Garantir a exclusividade de usufruto das vantagens de um produto ou criação.
· Sigilo empresarial - Proteger informações estratégicas, vinculadas à governança e à competitividade de mercado.
· Sigilo decorrente de direitos autorais - Exclusividade de utilização, publicação ou reprodução de obras.
A LAI não excluiu as hipóteses de sigilo presentes em outras legislações. Aqui, temos alguns exemplos de sigilos estabelecidos em outras leis, como o sigilo bancário (Lei Complementar nº 105/2001), sigilo fiscal (Código Tributário Nacional), sigilo industrial (Lei nº 9.279/1996), sigilo decorrente de direitos autorais (Lei nº 9.610/1998), Sigilo empresarial (Lei nº 6.404/1976, Decreto nº 7.724/2012). Existem outras hipóteses não abordadas na questão, como o segredo de justiça (Código de Processo Civil), entre outros.
Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, acesse o tópico "Restrições de acesso por determinação legal”. 
Questão 8
Correto
Atingiu 3,00 de 3,00
Marcar questão
Texto da questão
A respeito dos chamados "documentos preparatórios”, julgue o trecho a seguir:
O direito de acesso a documentos ou informações deve ser assegurado inclusive antes da tomada de decisão que eles fundamentarão, de modo a permitir o controle da sociedade sobre os atos da Administração. 
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso 
Feedback
Exato, a alternativa é falsa! A LAI e o Decreto nº 7.724/2012 previram a possibilidade de restrição de acesso a documentos utilizados como fundamento da tomada de decisão até a edição do ato decisório respectivo. Caso ainda tenha dúvidas, revise o assunto no tópico "Restrição especial - documentos preparatórios”.
Questão 9
Correto
Atingiu 3,00 de 3,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a possibilidade de acesso a informações parcialmente sigilosas, assinale a alternativa INCORRETA:
 
a. A LAI estabelece que, quando não for autorizado acesso integral à informação por ela ser parcialmente sigilosa, é assegurado o acesso à parte não sigilosa.  
b. Uma das opções para concessão de acesso parcial é a tarja das informações sigilosas, isto é, a ocultação da parte sob sigilo. 
c. A LAI prevê que a concessão parcial ocorra por meio de certidão, tarja ou extrato.   
d. A ocultação de trechos sigilosos (tarja) garante a primariedade da informação, pois permite que a parte pública seja acessada tal como no original. 
e. Dentre as opções apresentadas pela LAI para a concessão de acesso parcial (tarja, certidão e extrato), é preferível que o órgão opte pela certidão, de modo a garantir que não haverá quebra indevida de sigilo. 
Acertou, essa é a alternativa falsa. Embora as três opções sejam válidas, a tarja tem sido privilegiada em virtude da garantia de primariedade. É obrigação do órgão, contudo, assegurar que o procedimento não permita a quebra indevida de sigilo.
Feedback
Sua resposta está correta.
A alternativa incorreta é a e. Embora as três opções (tarja, certidão e extrato) sejam válidas, a tarja tem sido privilegiada em virtude da garantia de primariedade
De acordo com CUNHA FILHO e XAVIER (2014): 
"(...) a noção de primariedade diz respeito à fonte da informação. O interessado tem direito de obter informações diretamente na fonte original, sem intermediações. Por exemplo, a solicitação, a um órgão qualquer, de um determinado despacho faz com que se tenha direito a obter o inteiro teor de cópia deste despacho, e não a um relato ou descrição indireta de seu conteúdo. Para fiscalizar a atividade pública com efetividade, o cidadão faz jus a acessar as próprias informações produzidas pela Administração, e não a interpretações ou relatos indiretos.” 
Nesse sentido, de modo a privilegiar soluções que garantam a primariedade da informação concedida, tem-se optado, quando possível, pela tarja, dentre as alternativas apresentadas pela LAI (tarja, certidão e extrato).
Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, acesse o tópico "Procedimentos para proteção da informação”.
Questão 10
Correto
Atingiu 3,00 de 3,00
Marcar questão
Texto da questão
A respeito da tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais, julgue o trecho a seguir:
A LAI estabeleceu que não poderá ser negado acesso à informação necessária à tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais (art. 21). Ao regulamentar tal dispositivo, o Decreto nº 7.724/2012 estabeleceu que o requerente deve demonstrar a existência de nexo entre as informações requeridas e o direito que se pretende proteger. 
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso 
Feedback
Exato, de fato, a LAI reconheceu tal possibilidade e o Decreto nº 7.724/2012 estabeleceu o requisito de demonstração de nexo por parte do cidadão. Contudo, cabe relembrar que essa é uma hipótese de quebra de sigilo, acerca do qual a Administração deve ser bastante cautelosa. Caso ainda tenha dúvidas, revise o assunto no tópico "Informação necessária à tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais”

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes